Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RELATO DE EXPERIÊNCIA COM ATIVIDADES LÚDICAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS (LAMPREIAS E FEITICEIRAS) COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM CAXIAS-MA

Palavra-chaves: ENSINO, EXPERIENCIA, LUDICO Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-20 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38522
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1772
    "inscrito_id" => 7566
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA COM ATIVIDADES LÚDICAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS (LAMPREIAS E FEITICEIRAS) COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM CAXIAS-MA"
    "resumo" => "Para ensinar ciências é indispensável que o professor saiba utilizar estratégias de ensino de modo a formar alunos participativos, críticos, com ferramentas necessárias para gerar ideias próprias, tomar decisões, entender e intervir de modo consciente no mundo que o rodeia. O ato de brincar é importante para a interação social e aprendizagens porque é o caminho pelo qual as crianças compreendem o mundo em que vivem e são chamadas a mudar. O desenvolvimento fisiológico e psicológico da criança age como instrumento de aprendizagem, é como um exercício preparatório para vida adulta. Na atualidade as atividades lúdicas podem ser utilizadas como um instrumento importante para à construção de novos conhecimentos, proporcionando o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social, sendo o educando capaz de estabelecer relações complexas entre os elementos da realidade que se apresenta possibilitando autonomia e socialização. Neste contexto, a presente pesquisa possui importante relevância educacional, pois a mesma permitirá promover inovações em salas de aula, acrescentando e influenciando no modo de ensinar do professor, tendo em vista que ainda é comum metodologias tradicionais de ensino, o trabalho será desenvolvido através da aplicação de atividades lúdicas em sala de aula como estratégia de ensino tendo como objetivo, divulgar a eficiência de práticas docentes por meio de jogos didáticos que estão abordando a superclasse Agnata, compreendendo as famílias: Myxinoidea (Feiticeiras) e (Petromyzontoidea) Lampreias."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO, EXPERIENCIA, LUDICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID7566_11092017113053.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA FERNANDA RIBEIRO FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA FERNANDA"
    "autor_email" => "maria.ferreira@acad.ifma."
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38522
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1772
    "inscrito_id" => 7566
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA COM ATIVIDADES LÚDICAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS (LAMPREIAS E FEITICEIRAS) COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM CAXIAS-MA"
    "resumo" => "Para ensinar ciências é indispensável que o professor saiba utilizar estratégias de ensino de modo a formar alunos participativos, críticos, com ferramentas necessárias para gerar ideias próprias, tomar decisões, entender e intervir de modo consciente no mundo que o rodeia. O ato de brincar é importante para a interação social e aprendizagens porque é o caminho pelo qual as crianças compreendem o mundo em que vivem e são chamadas a mudar. O desenvolvimento fisiológico e psicológico da criança age como instrumento de aprendizagem, é como um exercício preparatório para vida adulta. Na atualidade as atividades lúdicas podem ser utilizadas como um instrumento importante para à construção de novos conhecimentos, proporcionando o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social, sendo o educando capaz de estabelecer relações complexas entre os elementos da realidade que se apresenta possibilitando autonomia e socialização. Neste contexto, a presente pesquisa possui importante relevância educacional, pois a mesma permitirá promover inovações em salas de aula, acrescentando e influenciando no modo de ensinar do professor, tendo em vista que ainda é comum metodologias tradicionais de ensino, o trabalho será desenvolvido através da aplicação de atividades lúdicas em sala de aula como estratégia de ensino tendo como objetivo, divulgar a eficiência de práticas docentes por meio de jogos didáticos que estão abordando a superclasse Agnata, compreendendo as famílias: Myxinoidea (Feiticeiras) e (Petromyzontoidea) Lampreias."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO, EXPERIENCIA, LUDICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID7566_11092017113053.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA FERNANDA RIBEIRO FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA FERNANDA"
    "autor_email" => "maria.ferreira@acad.ifma."
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

Para ensinar ciências é indispensável que o professor saiba utilizar estratégias de ensino de modo a formar alunos participativos, críticos, com ferramentas necessárias para gerar ideias próprias, tomar decisões, entender e intervir de modo consciente no mundo que o rodeia. O ato de brincar é importante para a interação social e aprendizagens porque é o caminho pelo qual as crianças compreendem o mundo em que vivem e são chamadas a mudar. O desenvolvimento fisiológico e psicológico da criança age como instrumento de aprendizagem, é como um exercício preparatório para vida adulta. Na atualidade as atividades lúdicas podem ser utilizadas como um instrumento importante para à construção de novos conhecimentos, proporcionando o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social, sendo o educando capaz de estabelecer relações complexas entre os elementos da realidade que se apresenta possibilitando autonomia e socialização. Neste contexto, a presente pesquisa possui importante relevância educacional, pois a mesma permitirá promover inovações em salas de aula, acrescentando e influenciando no modo de ensinar do professor, tendo em vista que ainda é comum metodologias tradicionais de ensino, o trabalho será desenvolvido através da aplicação de atividades lúdicas em sala de aula como estratégia de ensino tendo como objetivo, divulgar a eficiência de práticas docentes por meio de jogos didáticos que estão abordando a superclasse Agnata, compreendendo as famílias: Myxinoidea (Feiticeiras) e (Petromyzontoidea) Lampreias.

Compartilhe:

Visualização do Artigo

Infelizmente, não conseguimos localizar o arquivo para download. Mas não se preocupe, nossa equipe já foi notificada do problema e já estamos trabalhando para a resolução! Tente novamente mais tarde!

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.