OS USOS DE RECURSOS E DE MATERIAIS DIDÁTICOS NO ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE UMA PROFESSORA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38133 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3134 "inscrito_id" => 54 "titulo" => "OS USOS DE RECURSOS E DE MATERIAIS DIDÁTICOS NO ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE UMA PROFESSORA DA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "Na busca de uma aprendizagem mais efetiva e na defesa do ensino da língua materna na Educação Infantil, muitos são os caminhos a serem percorridos pelos (as) docentes, onde as suas práticas e estratégias envolvendo os mais variados recursos didáticos são transformadas, recriadas e até mesmo abandonadas. A partir do exposto essa pesquisa teve como objetivo analisar os recursos e os materiais didáticos utilizados por uma professora da Educação Infantil do grupo V de uma escola da Rede Municipal da Cidade do Recife, no ensino da leitura e da escrita e como as atividades por ela propostas a partir desses materiais contribuíam para que as crianças compreendessem a função e a finalidade da língua escrita assim como as concepções da mestra no tocante à perspectiva do “alfabetizar letrando”. Como aporte teórico, nos apoiamos em alguns estudos que discutem sobre alfabetização e letramento” na Educação Infantil, à luz das ideias de estudiosos como Albuquerque & Leite (2010), Ferreiro (2001), Soares (1999), entre outros. Ao abordar o uso de recursos e materiais didáticos no processo de ensino e aprendizagem, mais especificamente, no ensino da língua materna, nos embasamos no que está proposto no RCNEI (BRASIL, 2008) e nas discussões de Freitas (2007) e Kenski (2012). No que se refere aos caminhos metodológicos, realizamos essa pesquisa mediante abordagem qualitativa (LUDKE & ANDRÉ 1986), para a coleta de dados, realizamos observações das práticas de ensino da docente e entrevistas semiestruturadas e minientrevistas com a mesma, durante e após as observações em sua classe. Os dados apontaram que a professora fazia uso de uma diversidade de recursos e materiais didáticos para ensinar a leitura e a escrita, os quais incluíam desde aqueles reconhecidos como “tradicionalmente escolares” até os mais modernos, chamados de “tecnologias digitais”, em busca de propor o ensino da língua escrita de forma lúdica e prazerosa para os educandos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, RECURSOS E MATERIAIS DIDÁTICOS, ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID54_05102017201858.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA SELMA OLIVEIRA VASCONCELOS" "autor_nome_curto" => "SELMA " "autor_email" => "selmalima33@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38133 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3134 "inscrito_id" => 54 "titulo" => "OS USOS DE RECURSOS E DE MATERIAIS DIDÁTICOS NO ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE UMA PROFESSORA DA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "Na busca de uma aprendizagem mais efetiva e na defesa do ensino da língua materna na Educação Infantil, muitos são os caminhos a serem percorridos pelos (as) docentes, onde as suas práticas e estratégias envolvendo os mais variados recursos didáticos são transformadas, recriadas e até mesmo abandonadas. A partir do exposto essa pesquisa teve como objetivo analisar os recursos e os materiais didáticos utilizados por uma professora da Educação Infantil do grupo V de uma escola da Rede Municipal da Cidade do Recife, no ensino da leitura e da escrita e como as atividades por ela propostas a partir desses materiais contribuíam para que as crianças compreendessem a função e a finalidade da língua escrita assim como as concepções da mestra no tocante à perspectiva do “alfabetizar letrando”. Como aporte teórico, nos apoiamos em alguns estudos que discutem sobre alfabetização e letramento” na Educação Infantil, à luz das ideias de estudiosos como Albuquerque & Leite (2010), Ferreiro (2001), Soares (1999), entre outros. Ao abordar o uso de recursos e materiais didáticos no processo de ensino e aprendizagem, mais especificamente, no ensino da língua materna, nos embasamos no que está proposto no RCNEI (BRASIL, 2008) e nas discussões de Freitas (2007) e Kenski (2012). No que se refere aos caminhos metodológicos, realizamos essa pesquisa mediante abordagem qualitativa (LUDKE & ANDRÉ 1986), para a coleta de dados, realizamos observações das práticas de ensino da docente e entrevistas semiestruturadas e minientrevistas com a mesma, durante e após as observações em sua classe. Os dados apontaram que a professora fazia uso de uma diversidade de recursos e materiais didáticos para ensinar a leitura e a escrita, os quais incluíam desde aqueles reconhecidos como “tradicionalmente escolares” até os mais modernos, chamados de “tecnologias digitais”, em busca de propor o ensino da língua escrita de forma lúdica e prazerosa para os educandos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, RECURSOS E MATERIAIS DIDÁTICOS, ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID54_05102017201858.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA SELMA OLIVEIRA VASCONCELOS" "autor_nome_curto" => "SELMA " "autor_email" => "selmalima33@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }