Na busca de uma aprendizagem mais efetiva e na defesa do ensino da língua materna na Educação Infantil, muitos são os caminhos a serem percorridos pelos (as) docentes, onde as suas práticas e estratégias envolvendo os mais variados recursos didáticos são transformadas, recriadas e até mesmo abandonadas. A partir do exposto essa pesquisa teve como objetivo analisar os recursos e os materiais didáticos utilizados por uma professora da Educação Infantil do grupo V de uma escola da Rede Municipal da Cidade do Recife, no ensino da leitura e da escrita e como as atividades por ela propostas a partir desses materiais contribuíam para que as crianças compreendessem a função e a finalidade da língua escrita assim como as concepções da mestra no tocante à perspectiva do “alfabetizar letrando”. Como aporte teórico, nos apoiamos em alguns estudos que discutem sobre alfabetização e letramento” na Educação Infantil, à luz das ideias de estudiosos como Albuquerque & Leite (2010), Ferreiro (2001), Soares (1999), entre outros. Ao abordar o uso de recursos e materiais didáticos no processo de ensino e aprendizagem, mais especificamente, no ensino da língua materna, nos embasamos no que está proposto no RCNEI (BRASIL, 2008) e nas discussões de Freitas (2007) e Kenski (2012). No que se refere aos caminhos metodológicos, realizamos essa pesquisa mediante abordagem qualitativa (LUDKE & ANDRÉ 1986), para a coleta de dados, realizamos observações das práticas de ensino da docente e entrevistas semiestruturadas e minientrevistas com a mesma, durante e após as observações em sua classe. Os dados apontaram que a professora fazia uso de uma diversidade de recursos e materiais didáticos para ensinar a leitura e a escrita, os quais incluíam desde aqueles reconhecidos como “tradicionalmente escolares” até os mais modernos, chamados de “tecnologias digitais”, em busca de propor o ensino da língua escrita de forma lúdica e prazerosa para os educandos.