Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR: ÁREA DE CONFLITOS ENTRE TEORIA E PRÁTICA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, AVALIAÇÃO, PRÁTICA, APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Este estudo tem como objetivo refletir a dicotomia existente entre teoria e prática na avaliação da aprendizagem, no cotidiano escolar, segundo os fundamentos teóricos de Hoffmann (1993, 1999); Luckesi (2002); Perrenoud (1999); Vasconcellos (2000) e outros estudiosos do tema. Para isso, a pesquisa contou com a revisão bibliográfica, tendo em vista saber como os teóricos delimitados apresentam o ato de avaliar na perspectiva de reflexão da práxis educativa, tendo em vista a necessidade de compreender a avaliação como meio visualizador das necessidades de aprendizagem. Buscamos neste trabalho evidenciar a necessidade de mais estudo, estudo e compreensão teóricas acerca do tema e sua utilização para além do mero diagnóstico das dificuldades de aprendizagem. para uma mediação das necessidades de aprendizagem diagnosticadas, para a partir daí, procurar soluções pertinentes, aos “problemas” do percurso. Encontraremos também, reflexões sobre a importância de repensar a prática avaliativa no cotidiano escolar refletindo as ações metodológicas desenvolvidas no cotidiano escolar, sua eficácia ou não, na construção de conhecimentos necessários ao ano de estudo vivenciados pelos educandos, no processo de ensino aprendizagem dos educandos. A partir do levantamento teórico, concluímos que a dissociação existente entre teoria e prática nas ações avaliativas, ainda se faz presente nas instituições de ensino. E que tal prática não auxilia em nada, o aluno a superar os seus “erros” e as suas dificuldades, sendo portanto, compreensível e necessária a transformação de concepções avaliativas para além do quantificar em certo e ou errado, que em nada contribui para a uma melhor aprendizagem do educando.

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