Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONHECIMENTOS SOBRE A LEISHMANIOSE TEGUMENTAR AMERICANA DOS ESTUDANTES DO 7º ANO DE UMA ESCOLA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE MACAPARANA, PERNAMBUCO-BRASIL

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO EM SAÚDE, PARASITOSE, PREVENÇÃO Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

No processo histórico do ensino de Ciências, muitas têm sido as tendências observadas, variando das concepções comportamentalistas às concepções sociointeracionistas. Diante das críticas e discussões provocadas pelo dinamismo dessas tendências, inevitavelmente, surge à demanda de repensar o processo de efetivação das expectativas de aprendizagens a serem desenvolvidas durante a Educação Básica, principalmente, no Ensino Fundamental, na sociedade da informação. Tendo em vista os temas transversais propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), entre os quais está incluída a saúde, incluindo as patologias que podem atingir o ser humano e os animais; desta forma, no 7º ano do Ensino Fundamental II, ao trabalhar o conteúdo referente ao reino Protista, o professor pode abordar as doenças parasitárias, como forma de informar e orientar os estudantes a respeito de determinadas parasitoses. O município de Macaparana, localizado na Mata Norte de Pernambuco, apresenta alta prevalência da zoonose Leishmaniose Tegumentar Americana - LTA. Por isso, é importante o desenvolvimento de uma pesquisa com intuito de informar e ajudar os estudantes na prevenção da zoonose, melhorando a qualidade de vida através do conhecimento. O presente estudo está sendo desenvolvido com os estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental II, com idades entre 11 e 13 anos, da Escola Creusa de Freitas Cavalcanti, situada no município de Macaparana, região da Mata Norte do Estado de Pernambuco. A pesquisa está sendo desenvolvida em três etapas: na primeira, foram coletados dados oficiais da Secretaria Municipal de Saúde, para identificar a incidência da zoonose LTA nas diversas localidades do município; na segunda etapa, foi aplicado um questionário para diagnosticar o conhecimento prévio dos discentes sobre a doença, e, posteriormente, aula expositiva, para disseminação dos conhecimentos sobre a referida parasitose com os estudantes; na terceira etapa, a ser desenvolvida em seguida, será aplicado o mesmo questionário utilizado na primeira fase, a fim de avaliar a fixação dos conhecimentos adquiridos pelos estudantes. O questionário foi composto de seis questões objetivas referentes à descrição, causas, sintomas, transmissão, prevenção e tratamento dessa zoonose. Para a aula expositiva, foi utilizado data show, pen-drive, quadro branco e canetas para quadro branco. A partir da análise dos dados oficiais da Secretaria Municipal de Saúde do Município de Macaparana, pôde-se constatar que a LTA é uma doença que nas últimas décadas vêm apresentando uma forte incidência no município. De acordo com os resultados obtidos, a partir do questionário prévio, pôde-se observar que os estudantes não estão suficientemente informados sobre essa parasitose. Assim, percebe-se que uma forma eficaz de redução da incidência da referida doença no município constitui-se na sensibilização da comunidade escolar, a partir de intervenções didáticas nas aulas de ciências, de forma que os estudantes estejam corretamente informados sobre a importância da prevenção dessa e de outras doenças e possam repassar seus conhecimentos para a comunidade local, atuando como agentes disseminadores de conhecimento.

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