No processo histórico do ensino de Ciências, muitas têm sido as tendências observadas, variando das concepções comportamentalistas às concepções sociointeracionistas. Diante das críticas e discussões provocadas pelo dinamismo dessas tendências, inevitavelmente, surge à demanda de repensar o processo de efetivação das expectativas de aprendizagens a serem desenvolvidas durante a Educação Básica, principalmente, no Ensino Fundamental, na sociedade da informação. Tendo em vista os temas transversais propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), entre os quais está incluída a saúde, incluindo as patologias que podem atingir o ser humano e os animais; desta forma, no 7º ano do Ensino Fundamental II, ao trabalhar o conteúdo referente ao reino Protista, o professor pode abordar as doenças parasitárias, como forma de informar e orientar os estudantes a respeito de determinadas parasitoses. O município de Macaparana, localizado na Mata Norte de Pernambuco, apresenta alta prevalência da zoonose Leishmaniose Tegumentar Americana - LTA. Por isso, é importante o desenvolvimento de uma pesquisa com intuito de informar e ajudar os estudantes na prevenção da zoonose, melhorando a qualidade de vida através do conhecimento. O presente estudo está sendo desenvolvido com os estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental II, com idades entre 11 e 13 anos, da Escola Creusa de Freitas Cavalcanti, situada no município de Macaparana, região da Mata Norte do Estado de Pernambuco. A pesquisa está sendo desenvolvida em três etapas: na primeira, foram coletados dados oficiais da Secretaria Municipal de Saúde, para identificar a incidência da zoonose LTA nas diversas localidades do município; na segunda etapa, foi aplicado um questionário para diagnosticar o conhecimento prévio dos discentes sobre a doença, e, posteriormente, aula expositiva, para disseminação dos conhecimentos sobre a referida parasitose com os estudantes; na terceira etapa, a ser desenvolvida em seguida, será aplicado o mesmo questionário utilizado na primeira fase, a fim de avaliar a fixação dos conhecimentos adquiridos pelos estudantes. O questionário foi composto de seis questões objetivas referentes à descrição, causas, sintomas, transmissão, prevenção e tratamento dessa zoonose. Para a aula expositiva, foi utilizado data show, pen-drive, quadro branco e canetas para quadro branco. A partir da análise dos dados oficiais da Secretaria Municipal de Saúde do Município de Macaparana, pôde-se constatar que a LTA é uma doença que nas últimas décadas vêm apresentando uma forte incidência no município. De acordo com os resultados obtidos, a partir do questionário prévio, pôde-se observar que os estudantes não estão suficientemente informados sobre essa parasitose. Assim, percebe-se que uma forma eficaz de redução da incidência da referida doença no município constitui-se na sensibilização da comunidade escolar, a partir de intervenções didáticas nas aulas de ciências, de forma que os estudantes estejam corretamente informados sobre a importância da prevenção dessa e de outras doenças e possam repassar seus conhecimentos para a comunidade local, atuando como agentes disseminadores de conhecimento.