Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A MODELAGEM MATEMÁTICA NOS CONTEÚDOS DO 3º BIMESTRE PARA O ENSNO DE ESTATÍSTICA EM UMA ESCOLA DE ANGICA DO PIAUÍ

Palavra-chaves: MODELAGEM, ENSINO, MATEMÁTICA Pôster (PO) GT 13 - Educação Matemática
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35477
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3046
    "inscrito_id" => 6105
    "titulo" => "A MODELAGEM MATEMÁTICA NOS CONTEÚDOS DO 3º BIMESTRE PARA O ENSNO DE ESTATÍSTICA EM UMA ESCOLA DE ANGICA DO PIAUÍ"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo mostrar que o ensino-apredizagem através da Modelagem Matemática pode ser aplicada em sala de aula, afim de despertar no aluno o interesse pela disciplina que é vista pela maioria com uma disciplina desligada do cotidiano. Esse trabalho é o relato de uma experiência com a Modelagem Matemática realizada na Unidade Escolar Demerval Lobão, em uma turma composta por 22 alunos que cursavam o 9º (nono) ano do Ensino Fundamental, o colégio faz parte da rede pública do Estado do Piauí e está localizado no município de Angical do Piauí. Nesse artigo, desenvolveu-se a pesquisa de natureza qualitativa. Para a coleta de dados que foram utilizados no ensino dos conteúdos do 3º (terceiro) bimestre foi utilizado questionários. Os autores que embasaram esse estudo foram: Bassanezi (2002), Biembengut (2013), Brousseau (1996) e etc. Esse trabalho foi desenvolvido durante as aulas da disciplina de Matemática onde o professor foi expondo os problemas afim de testar a viabilidade da aplicação dessas tendências resolução de problemas e Modelagem Matemática nesse nível de ensino. A exposição de problemas partiu como fase inicial de preparação para o ensino-aprendizagem através da Modelagem Matemática, pois esta necessita de um estudante com participação ativa nas aulas. Devido à boa receptividade e demonstrações de interesses dos alunos nas atividades desenvolvidas na disciplina ao longo do bimestre conclui-se que é indicado trazer para a sala de aula de forma efetiva estas duas metodologias, uma vez que contribuiu para a aprendizagem dos alunos frente às negociações necessárias na vida em sociedade."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "MODELAGEM, ENSINO, MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA13_ID6105_03102017155054.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FERNANDO GERSON LIBANIO MENDES"
    "autor_nome_curto" => "FERNANDO MENDES"
    "autor_email" => "got.nando@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35477
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3046
    "inscrito_id" => 6105
    "titulo" => "A MODELAGEM MATEMÁTICA NOS CONTEÚDOS DO 3º BIMESTRE PARA O ENSNO DE ESTATÍSTICA EM UMA ESCOLA DE ANGICA DO PIAUÍ"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo mostrar que o ensino-apredizagem através da Modelagem Matemática pode ser aplicada em sala de aula, afim de despertar no aluno o interesse pela disciplina que é vista pela maioria com uma disciplina desligada do cotidiano. Esse trabalho é o relato de uma experiência com a Modelagem Matemática realizada na Unidade Escolar Demerval Lobão, em uma turma composta por 22 alunos que cursavam o 9º (nono) ano do Ensino Fundamental, o colégio faz parte da rede pública do Estado do Piauí e está localizado no município de Angical do Piauí. Nesse artigo, desenvolveu-se a pesquisa de natureza qualitativa. Para a coleta de dados que foram utilizados no ensino dos conteúdos do 3º (terceiro) bimestre foi utilizado questionários. Os autores que embasaram esse estudo foram: Bassanezi (2002), Biembengut (2013), Brousseau (1996) e etc. Esse trabalho foi desenvolvido durante as aulas da disciplina de Matemática onde o professor foi expondo os problemas afim de testar a viabilidade da aplicação dessas tendências resolução de problemas e Modelagem Matemática nesse nível de ensino. A exposição de problemas partiu como fase inicial de preparação para o ensino-aprendizagem através da Modelagem Matemática, pois esta necessita de um estudante com participação ativa nas aulas. Devido à boa receptividade e demonstrações de interesses dos alunos nas atividades desenvolvidas na disciplina ao longo do bimestre conclui-se que é indicado trazer para a sala de aula de forma efetiva estas duas metodologias, uma vez que contribuiu para a aprendizagem dos alunos frente às negociações necessárias na vida em sociedade."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "MODELAGEM, ENSINO, MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA13_ID6105_03102017155054.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FERNANDO GERSON LIBANIO MENDES"
    "autor_nome_curto" => "FERNANDO MENDES"
    "autor_email" => "got.nando@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Este trabalho tem como objetivo mostrar que o ensino-apredizagem através da Modelagem Matemática pode ser aplicada em sala de aula, afim de despertar no aluno o interesse pela disciplina que é vista pela maioria com uma disciplina desligada do cotidiano. Esse trabalho é o relato de uma experiência com a Modelagem Matemática realizada na Unidade Escolar Demerval Lobão, em uma turma composta por 22 alunos que cursavam o 9º (nono) ano do Ensino Fundamental, o colégio faz parte da rede pública do Estado do Piauí e está localizado no município de Angical do Piauí. Nesse artigo, desenvolveu-se a pesquisa de natureza qualitativa. Para a coleta de dados que foram utilizados no ensino dos conteúdos do 3º (terceiro) bimestre foi utilizado questionários. Os autores que embasaram esse estudo foram: Bassanezi (2002), Biembengut (2013), Brousseau (1996) e etc. Esse trabalho foi desenvolvido durante as aulas da disciplina de Matemática onde o professor foi expondo os problemas afim de testar a viabilidade da aplicação dessas tendências resolução de problemas e Modelagem Matemática nesse nível de ensino. A exposição de problemas partiu como fase inicial de preparação para o ensino-aprendizagem através da Modelagem Matemática, pois esta necessita de um estudante com participação ativa nas aulas. Devido à boa receptividade e demonstrações de interesses dos alunos nas atividades desenvolvidas na disciplina ao longo do bimestre conclui-se que é indicado trazer para a sala de aula de forma efetiva estas duas metodologias, uma vez que contribuiu para a aprendizagem dos alunos frente às negociações necessárias na vida em sociedade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.