Este trabalho tem como objetivo mostrar que o ensino-apredizagem através da Modelagem Matemática pode ser aplicada em sala de aula, afim de despertar no aluno o interesse pela disciplina que é vista pela maioria com uma disciplina desligada do cotidiano. Esse trabalho é o relato de uma experiência com a Modelagem Matemática realizada na Unidade Escolar Demerval Lobão, em uma turma composta por 22 alunos que cursavam o 9º (nono) ano do Ensino Fundamental, o colégio faz parte da rede pública do Estado do Piauí e está localizado no município de Angical do Piauí. Nesse artigo, desenvolveu-se a pesquisa de natureza qualitativa. Para a coleta de dados que foram utilizados no ensino dos conteúdos do 3º (terceiro) bimestre foi utilizado questionários. Os autores que embasaram esse estudo foram: Bassanezi (2002), Biembengut (2013), Brousseau (1996) e etc. Esse trabalho foi desenvolvido durante as aulas da disciplina de Matemática onde o professor foi expondo os problemas afim de testar a viabilidade da aplicação dessas tendências resolução de problemas e Modelagem Matemática nesse nível de ensino. A exposição de problemas partiu como fase inicial de preparação para o ensino-aprendizagem através da Modelagem Matemática, pois esta necessita de um estudante com participação ativa nas aulas. Devido à boa receptividade e demonstrações de interesses dos alunos nas atividades desenvolvidas na disciplina ao longo do bimestre conclui-se que é indicado trazer para a sala de aula de forma efetiva estas duas metodologias, uma vez que contribuiu para a aprendizagem dos alunos frente às negociações necessárias na vida em sociedade.