RECURSOS DIDÁTICOS ADAPTADOS PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38465 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 453 "inscrito_id" => 1196 "titulo" => "RECURSOS DIDÁTICOS ADAPTADOS PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA" "resumo" => "A audição desempenha papel fundamental para a aquisição e desenvolvimento da linguagem, sendo assim, o deficiente auditivo tem como consequência um atraso de aquisição e desenvolvimento de fala e linguagem oral. O apoio visual para deficientes auditivos é de suma importância para assim garantir um sucesso na sua vida escolar, sendo importante utilizar desenho, cartaz, vídeo, jogos, dentre outros materiais visuais para alcançar esse sucesso. Desta forma o objetivo deste trabalho foi desenvolver recursos didáticos que auxiliassem os alunos com necessidades especiais auditivas no seu processo de ensino e aprendizagem, com foco na disciplina de biologia. Para isso foi adotado o aluno A. C. S., que possui deficiência auditiva e frequenta o sétimo ano do ensino fundamental no turno noturno e na modalidade EJA na escola municipal Antenor Gomes Viana Júnior da cidade de Caxias no estado do Maranhão. O contato com este aluno nos auxiliou na produção dos materiais de modo a torna-los funcionais tomando como base principalmente as necessidades do mesmo. Foram produzidos então dois materiais utilizando principalmente madeira, fita adesiva e folhas de papel A4 abordando os conteúdos de cadeia alimentar e a classificação das raízes, caules e frutos. Os materiais foram confeccionados visando a interação entre o aluno e seu intérprete, professor e colegas de classe contribuindo também para a inclusão. Esses recursos didáticos foram expostos e avaliados por profissionais da educação recebendo então muitos elogios, também foram feitas sugestões para adaptação para outros tipos de deficiência, com a visual, e sugestões para facilitar o manuseio e utilização dos materiais. Porém, desta forma, torna-se essencial ressaltar que os modelos didáticos produzidos se constituem, na formação inicial dos estudantes, não apenas como possíveis ferramentas didáticas para o exercício profissional em sala de aula, mas também como um subsídio de interferência reflexiva sobre as atuais demandas para o ensino de Ciências e Biologia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "PRODUÇÃO, NECESSIDADES, INTERAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA10_ID1196_18082017172855.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARISA VASCONCELOS SOUSA" "autor_nome_curto" => "MARISA V." "autor_email" => "marisavasconcelossousa17@" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO CAMPUS CAXIAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38465 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 453 "inscrito_id" => 1196 "titulo" => "RECURSOS DIDÁTICOS ADAPTADOS PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA" "resumo" => "A audição desempenha papel fundamental para a aquisição e desenvolvimento da linguagem, sendo assim, o deficiente auditivo tem como consequência um atraso de aquisição e desenvolvimento de fala e linguagem oral. O apoio visual para deficientes auditivos é de suma importância para assim garantir um sucesso na sua vida escolar, sendo importante utilizar desenho, cartaz, vídeo, jogos, dentre outros materiais visuais para alcançar esse sucesso. Desta forma o objetivo deste trabalho foi desenvolver recursos didáticos que auxiliassem os alunos com necessidades especiais auditivas no seu processo de ensino e aprendizagem, com foco na disciplina de biologia. Para isso foi adotado o aluno A. C. S., que possui deficiência auditiva e frequenta o sétimo ano do ensino fundamental no turno noturno e na modalidade EJA na escola municipal Antenor Gomes Viana Júnior da cidade de Caxias no estado do Maranhão. O contato com este aluno nos auxiliou na produção dos materiais de modo a torna-los funcionais tomando como base principalmente as necessidades do mesmo. Foram produzidos então dois materiais utilizando principalmente madeira, fita adesiva e folhas de papel A4 abordando os conteúdos de cadeia alimentar e a classificação das raízes, caules e frutos. Os materiais foram confeccionados visando a interação entre o aluno e seu intérprete, professor e colegas de classe contribuindo também para a inclusão. Esses recursos didáticos foram expostos e avaliados por profissionais da educação recebendo então muitos elogios, também foram feitas sugestões para adaptação para outros tipos de deficiência, com a visual, e sugestões para facilitar o manuseio e utilização dos materiais. Porém, desta forma, torna-se essencial ressaltar que os modelos didáticos produzidos se constituem, na formação inicial dos estudantes, não apenas como possíveis ferramentas didáticas para o exercício profissional em sala de aula, mas também como um subsídio de interferência reflexiva sobre as atuais demandas para o ensino de Ciências e Biologia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "PRODUÇÃO, NECESSIDADES, INTERAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA10_ID1196_18082017172855.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARISA VASCONCELOS SOUSA" "autor_nome_curto" => "MARISA V." "autor_email" => "marisavasconcelossousa17@" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO CAMPUS CAXIAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }