A CARTOGRAFIA COMO UMA LINGUAGEM FUNDAMENTAL PARA O ENSINO DA GEOGRAFIA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35041 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 307 "inscrito_id" => 4547 "titulo" => "A CARTOGRAFIA COMO UMA LINGUAGEM FUNDAMENTAL PARA O ENSINO DA GEOGRAFIA" "resumo" => "É crescente o número de publicações referentes à Cartografia envolvendo sua relação com o ensino da Geografia, embora seja pouco utilizada em sala de aula pelos professores. Como os alunos apresentam dificuldades para ler e interpretar um mapa, torna-se essencial a importância de o professor trabalhar o processo de leitura e interpretação de mapas de forma que os mesmos possam compreender as informações contidas em um mapa. O professor deve ensiná-lo a ler o mundo de modo que ele reconheça os lugares e consiga identificar as paisagens, para isso, a Geografia vai se apoiar na Cartografia. Pois em geral, qualquer análise que uma pessoa faz de uma paisagem nela está embutida fatores culturais, psicológicos e ideológicos. Em sala de aula, a Cartografia é trabalhada de forma que possibilite aos alunos entender como tal linguagem constitui-se um conjunto de símbolos e regras (orientação, legenda, escala de cores, etc.) que permite a leitura e a elaboração de mapas. É de levar em consideração que os alunos não se interessam pela Cartografia quando vista em sala de aula da forma tradicional, mesmo empregando Atlas Geográficos e Mapas impressos, pois estes recursos são estáticos os quais deixam os alunos desestimulados para aprenderem esta ciência. Entretanto, com o surgimento da tecnologia o modo de vislumbrar esta área tornou-se mais interessante, mesmo que no início da era digital para a Cartografia não tenha trazido muitos avanços, pois os “mapas tecnológicos” eram apenas versões impressas dos mapas constantes nos livros didáticos. Com o passar do tempo, a tecnologia evolui e passou a oferecer mapas e programas interativos como os WEBGIS, os quais trouxeram uma interatividade com o aluno e desta forma sua curiosidade foi aumentada tornando a Cartografia muito mais interessante para ser trabalhada em sala de aula." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LETRAMENTO, CARTOGRAFIA, GEOGRAFIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA8_ID4547_28072017131615.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADERIVALDO PEDRO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ADERIVALDO" "autor_email" => "aderivaldo@gmail.com" "autor_ies" => "COLÉGIO MILITAR DO RECIFE (CMR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35041 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 307 "inscrito_id" => 4547 "titulo" => "A CARTOGRAFIA COMO UMA LINGUAGEM FUNDAMENTAL PARA O ENSINO DA GEOGRAFIA" "resumo" => "É crescente o número de publicações referentes à Cartografia envolvendo sua relação com o ensino da Geografia, embora seja pouco utilizada em sala de aula pelos professores. Como os alunos apresentam dificuldades para ler e interpretar um mapa, torna-se essencial a importância de o professor trabalhar o processo de leitura e interpretação de mapas de forma que os mesmos possam compreender as informações contidas em um mapa. O professor deve ensiná-lo a ler o mundo de modo que ele reconheça os lugares e consiga identificar as paisagens, para isso, a Geografia vai se apoiar na Cartografia. Pois em geral, qualquer análise que uma pessoa faz de uma paisagem nela está embutida fatores culturais, psicológicos e ideológicos. Em sala de aula, a Cartografia é trabalhada de forma que possibilite aos alunos entender como tal linguagem constitui-se um conjunto de símbolos e regras (orientação, legenda, escala de cores, etc.) que permite a leitura e a elaboração de mapas. É de levar em consideração que os alunos não se interessam pela Cartografia quando vista em sala de aula da forma tradicional, mesmo empregando Atlas Geográficos e Mapas impressos, pois estes recursos são estáticos os quais deixam os alunos desestimulados para aprenderem esta ciência. Entretanto, com o surgimento da tecnologia o modo de vislumbrar esta área tornou-se mais interessante, mesmo que no início da era digital para a Cartografia não tenha trazido muitos avanços, pois os “mapas tecnológicos” eram apenas versões impressas dos mapas constantes nos livros didáticos. Com o passar do tempo, a tecnologia evolui e passou a oferecer mapas e programas interativos como os WEBGIS, os quais trouxeram uma interatividade com o aluno e desta forma sua curiosidade foi aumentada tornando a Cartografia muito mais interessante para ser trabalhada em sala de aula." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LETRAMENTO, CARTOGRAFIA, GEOGRAFIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA8_ID4547_28072017131615.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADERIVALDO PEDRO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ADERIVALDO" "autor_email" => "aderivaldo@gmail.com" "autor_ies" => "COLÉGIO MILITAR DO RECIFE (CMR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }