SAMPAIO, Jemerson Souza et al.. Recurso didático: trilha dos conjuntos. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/38464>. Acesso em: 05/11/2024 05:58
À luz das novas demandas sociais é esperado do professor novas atitudes na sala de aula. Atualmente existem diversos recursos (inclusive gratuitos) didáticos e tecnológicos que os docentes podem usufruir para usar como um auxílio tanto de avaliação quanto de introdução a um determinado conteúdo, por exemplo: Geogebra, Winplot, Fathon, Cabri – Geometry, entre outros. No entanto, a realidade da maioria das aulas de matemática acaba não permitindo essa adesão, seja por falta de estrutura na instituição ou pelo fato dos docentes não possuírem, entre outras coisas, incentivos que os motivem a aperfeiçoar suas aulas. Posto isso, a proposta aqui apresentada é uma alternativa, embora simples, mas que pode ser utilizada pelo professor para dinamizar suas aulas. A mesma foi aplicada em uma turma de 1º ano do ensino médio da Escola Estadual Lions Club e constituiu-se em uma ferramenta de avaliação do aprendizado dos alunos acerca de tópicos iniciais sobre o conteúdo de conjuntos e conjuntos numéricos. Visando proporcionar aos alunos uma aprendizagem mais significativa acerca destes conceitos e verificar o nível de aprendizagem da turma supracitada. Vale ressaltar que um dos objetivos era incentivar os alunos a participarem da aula e para isso foi utilizado o auxílio de um recurso didático para motivar estes discentes, a saber: o jogo da trilha. Também era esperado que os alunos aprimorassem habilidades como: a criatividade, o coleguismo e o raciocínio-lógico-matemático. Logo, como poderá ser averiguado, a proposta foi um sucesso por que todos os objetivos previamente estabelecidos foram alcançados e que reflexos nas ações do professor da turma na qual foi aplicada essa intervenção também foram percebidas.