Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PERFIL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA DO FUTURO: UM ESTUDO SOBRE A PRÁTICA DOCENTE NAS ESCOLAS CAMPOS DE ESTÁGIO

Palavra-chaves: PROFESSOR DO FUTURO, PROFESSOR PESQUISADOR, PERFIL DO PROFESSOR Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores
"2017-12-19 23:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38198
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3636
    "inscrito_id" => 237
    "titulo" => "PERFIL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA DO FUTURO: UM ESTUDO SOBRE A PRÁTICA DOCENTE NAS ESCOLAS CAMPOS DE ESTÁGIO"
    "resumo" => "Este trabalho é resultado de uma pesquisa realizada com professores de matemática das escolas publicas dos municípios de Garanhuns, Quipapá e Venturosa, pelos discentes do curso de matemática da Universidade de Pernambuco, campus Garanhuns, com o intuito de identificar o perfil do professor que compõe a escola do futuro, através da análise das respostas obtidas, as quais nos permitiu identificar o que pensam os profissionais entrevistados sobre tudo aquilo que diz respeito ao ensino e suas perspectivas. Para isso, nos apoiamos nos estudos de DEMO (2004) "Professor do futuro e reconstrução do conhecimento”, que apresenta o professor como um pesquisador e reconstrutor do conhecimento, que está sempre buscando a melhor maneira de inovar suas práticas pedagógicas, isto é, como o professor do futuro, aquele que proporciona aos seus alunos, a partir disto, uma aprendizagem mais significativa. No decorrer do trabalho, percebemos que, para a educação ser transformada, é necessário que os profissionais que atuam nesta área também passem por uma transformação, tornando-se, desta feita, um profissional pesquisador, que aprimora suas técnicas de ensino, auxiliando, assim, no conhecimento e no desenvolvimento tanto de seus alunos quanto o seu. Notamos ainda que, apesar das dificuldades, os professores que participaram do estudo, tentam agir como um professor do futuro, inovando em suas práticas, porém, as limitações a eles impostas, muitas vezes impedem que eles consigam obter sucesso em sua atuação. Dessa forma, é importante ressaltar o papel da escola, que deve, enquanto instituição de ensino, e peça fundamental da educação, encontrar uma maneira de amenizar essas dificuldades, contribuindo para transformar seus profissionais em professores do futuro."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "PROFESSOR DO FUTURO, PROFESSOR PESQUISADOR, PERFIL DO PROFESSOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA1_ID237_14102017234011.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SILMARA IZABEL DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "SILMARAA"
    "autor_email" => "silmara.izabel@live.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38198
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3636
    "inscrito_id" => 237
    "titulo" => "PERFIL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA DO FUTURO: UM ESTUDO SOBRE A PRÁTICA DOCENTE NAS ESCOLAS CAMPOS DE ESTÁGIO"
    "resumo" => "Este trabalho é resultado de uma pesquisa realizada com professores de matemática das escolas publicas dos municípios de Garanhuns, Quipapá e Venturosa, pelos discentes do curso de matemática da Universidade de Pernambuco, campus Garanhuns, com o intuito de identificar o perfil do professor que compõe a escola do futuro, através da análise das respostas obtidas, as quais nos permitiu identificar o que pensam os profissionais entrevistados sobre tudo aquilo que diz respeito ao ensino e suas perspectivas. Para isso, nos apoiamos nos estudos de DEMO (2004) "Professor do futuro e reconstrução do conhecimento”, que apresenta o professor como um pesquisador e reconstrutor do conhecimento, que está sempre buscando a melhor maneira de inovar suas práticas pedagógicas, isto é, como o professor do futuro, aquele que proporciona aos seus alunos, a partir disto, uma aprendizagem mais significativa. No decorrer do trabalho, percebemos que, para a educação ser transformada, é necessário que os profissionais que atuam nesta área também passem por uma transformação, tornando-se, desta feita, um profissional pesquisador, que aprimora suas técnicas de ensino, auxiliando, assim, no conhecimento e no desenvolvimento tanto de seus alunos quanto o seu. Notamos ainda que, apesar das dificuldades, os professores que participaram do estudo, tentam agir como um professor do futuro, inovando em suas práticas, porém, as limitações a eles impostas, muitas vezes impedem que eles consigam obter sucesso em sua atuação. Dessa forma, é importante ressaltar o papel da escola, que deve, enquanto instituição de ensino, e peça fundamental da educação, encontrar uma maneira de amenizar essas dificuldades, contribuindo para transformar seus profissionais em professores do futuro."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "PROFESSOR DO FUTURO, PROFESSOR PESQUISADOR, PERFIL DO PROFESSOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA1_ID237_14102017234011.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SILMARA IZABEL DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "SILMARAA"
    "autor_email" => "silmara.izabel@live.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Este trabalho é resultado de uma pesquisa realizada com professores de matemática das escolas publicas dos municípios de Garanhuns, Quipapá e Venturosa, pelos discentes do curso de matemática da Universidade de Pernambuco, campus Garanhuns, com o intuito de identificar o perfil do professor que compõe a escola do futuro, através da análise das respostas obtidas, as quais nos permitiu identificar o que pensam os profissionais entrevistados sobre tudo aquilo que diz respeito ao ensino e suas perspectivas. Para isso, nos apoiamos nos estudos de DEMO (2004) "Professor do futuro e reconstrução do conhecimento”, que apresenta o professor como um pesquisador e reconstrutor do conhecimento, que está sempre buscando a melhor maneira de inovar suas práticas pedagógicas, isto é, como o professor do futuro, aquele que proporciona aos seus alunos, a partir disto, uma aprendizagem mais significativa. No decorrer do trabalho, percebemos que, para a educação ser transformada, é necessário que os profissionais que atuam nesta área também passem por uma transformação, tornando-se, desta feita, um profissional pesquisador, que aprimora suas técnicas de ensino, auxiliando, assim, no conhecimento e no desenvolvimento tanto de seus alunos quanto o seu. Notamos ainda que, apesar das dificuldades, os professores que participaram do estudo, tentam agir como um professor do futuro, inovando em suas práticas, porém, as limitações a eles impostas, muitas vezes impedem que eles consigam obter sucesso em sua atuação. Dessa forma, é importante ressaltar o papel da escola, que deve, enquanto instituição de ensino, e peça fundamental da educação, encontrar uma maneira de amenizar essas dificuldades, contribuindo para transformar seus profissionais em professores do futuro.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.