Este trabalho apresenta um recorte de um projeto desenvolvido pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), da Universidade de Pernambuco do curso de Licenciatura em Matemática. A principal ferramenta utilizada neste trabalho foi o software de geometria dinâmica, o GeoGebra, com o objetivo de estudar o Teorema de Tales no 9º ano do ensino fundamental da escola de Aplicação Professora Ivonita Alves Guerra, no município de Garanhuns - PE. Para tanto, a metodologia utilizada contemplava desde uma aula de campo, com foco na semelhança de triângulos para uma consequência da aplicação do Teorema de Tales, até a apresentação das ferramentas do software e a criação de simulações a fim utilizá-las para resolver problemas e discutir acerca do assunto abordado. Em conformidade com os estudos de Valente (1999) os alunos puderam manipular as ferramentas do GeoGebra e participar de cada etapa na construção da simulação, podendo ter a sensação de que são capazes de construir o que outrora consideravam impossível. Como resultado, na aula de campo foi notória a percepção da aplicabilidade dos conteúdos matemáticos no dia a dia, e além disso, foi observada a importância do professor em sala de aula, atuando como um mediador e possibilitando que o aluno questione e construa conceitos sobre o que está sendo ensinado, sobretudo quando se refere ao uso de tecnologias em sala de aula. Desde modo, verificamos a importância de inserir a tecnologia no processo de ensino e aprendizagem, além da relevância de permitir que o estudante participe da construção do conhecimento e faça relação com o cotidiano, tornando a aprendizagem significativa.