Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AMBIENTE ESCOLAR: ESPAÇO PROPÍCIO À DIVERSIDADE

Palavra-chaves: DIVERSIDADE, ESCOLA, RESPEITO ÀS DIFERENÇAS Comunicação Oral (CO) GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
"2017-12-20 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35770
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1784
    "inscrito_id" => 1882
    "titulo" => "AMBIENTE ESCOLAR: ESPAÇO PROPÍCIO À DIVERSIDADE"
    "resumo" => "Considerando a importância de se trabalhar a diversidade dentro do ambiente escolar a disciplina de Educação para a Diversidade do curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN propôs uma atividade de campo que nos proporcionou investigar como acontece a diversidade nas escolas. A partir disso, optamos por uma escola Estadual de Educação Infantil e Ensino Fundamental do município de Mossoró-RN. Esta pesquisa, então, tem como objetivo refletir sobre a diversidade sociocultural e identificar dificuldades e possibilidades na atuação do pedagogo e gestão escolar na relação a grupos diversos por considerar importante compreender as vivências no espaço escolar. A metodologia utilizada nessa pesquisa de campo foi feita a partir da observação, coleta, análise do que foi observado durante o período de 5 dias em uma Escola da rede estadual pública localizada no município de Mossoró-RN, além da entrevista realizada com a professora da Educação Infantil desta mesma escola. A entrevista foi realizada por meio de um questionário semiestruturado objetivando conhecer mais de perto o funcionamento da escola, estrutura, projetos e formação dos professores e gestores. Nos baseamos em autores como ARAÚJO (1998); LIBÂNEO (2004); e SANTOS (2008). Compreendemos que a escola é o espaço onde devemos ampliar os conceitos sobre diversidade, visto que a escola em si é um espaço da própria diversidade, esta deve estruturar-se e dar suporte para que haja a permanência de alunos com suas especificidades, assim como também promover o bem estar de todos, trabalhando junto aos alunos, e promovendo o respeito mútuo de todos os integrantes e participantes da instituição. A escola pesquisada se mostra bastante atenciosa a essas questões e principalmente na parte estrutural, com intuito de promover o acesso dos alunos com necessidades especiais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => "DIVERSIDADE, ESCOLA, RESPEITO ÀS DIFERENÇAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA11_ID1882_11092017114704.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DÉBORA RAQUEL ARAÚJO SILVA"
    "autor_nome_curto" => "DÉBORA RAQUEL"
    "autor_email" => "raqueldebora0@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35770
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1784
    "inscrito_id" => 1882
    "titulo" => "AMBIENTE ESCOLAR: ESPAÇO PROPÍCIO À DIVERSIDADE"
    "resumo" => "Considerando a importância de se trabalhar a diversidade dentro do ambiente escolar a disciplina de Educação para a Diversidade do curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN propôs uma atividade de campo que nos proporcionou investigar como acontece a diversidade nas escolas. A partir disso, optamos por uma escola Estadual de Educação Infantil e Ensino Fundamental do município de Mossoró-RN. Esta pesquisa, então, tem como objetivo refletir sobre a diversidade sociocultural e identificar dificuldades e possibilidades na atuação do pedagogo e gestão escolar na relação a grupos diversos por considerar importante compreender as vivências no espaço escolar. A metodologia utilizada nessa pesquisa de campo foi feita a partir da observação, coleta, análise do que foi observado durante o período de 5 dias em uma Escola da rede estadual pública localizada no município de Mossoró-RN, além da entrevista realizada com a professora da Educação Infantil desta mesma escola. A entrevista foi realizada por meio de um questionário semiestruturado objetivando conhecer mais de perto o funcionamento da escola, estrutura, projetos e formação dos professores e gestores. Nos baseamos em autores como ARAÚJO (1998); LIBÂNEO (2004); e SANTOS (2008). Compreendemos que a escola é o espaço onde devemos ampliar os conceitos sobre diversidade, visto que a escola em si é um espaço da própria diversidade, esta deve estruturar-se e dar suporte para que haja a permanência de alunos com suas especificidades, assim como também promover o bem estar de todos, trabalhando junto aos alunos, e promovendo o respeito mútuo de todos os integrantes e participantes da instituição. A escola pesquisada se mostra bastante atenciosa a essas questões e principalmente na parte estrutural, com intuito de promover o acesso dos alunos com necessidades especiais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => "DIVERSIDADE, ESCOLA, RESPEITO ÀS DIFERENÇAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA11_ID1882_11092017114704.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DÉBORA RAQUEL ARAÚJO SILVA"
    "autor_nome_curto" => "DÉBORA RAQUEL"
    "autor_email" => "raqueldebora0@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

Considerando a importância de se trabalhar a diversidade dentro do ambiente escolar a disciplina de Educação para a Diversidade do curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN propôs uma atividade de campo que nos proporcionou investigar como acontece a diversidade nas escolas. A partir disso, optamos por uma escola Estadual de Educação Infantil e Ensino Fundamental do município de Mossoró-RN. Esta pesquisa, então, tem como objetivo refletir sobre a diversidade sociocultural e identificar dificuldades e possibilidades na atuação do pedagogo e gestão escolar na relação a grupos diversos por considerar importante compreender as vivências no espaço escolar. A metodologia utilizada nessa pesquisa de campo foi feita a partir da observação, coleta, análise do que foi observado durante o período de 5 dias em uma Escola da rede estadual pública localizada no município de Mossoró-RN, além da entrevista realizada com a professora da Educação Infantil desta mesma escola. A entrevista foi realizada por meio de um questionário semiestruturado objetivando conhecer mais de perto o funcionamento da escola, estrutura, projetos e formação dos professores e gestores. Nos baseamos em autores como ARAÚJO (1998); LIBÂNEO (2004); e SANTOS (2008). Compreendemos que a escola é o espaço onde devemos ampliar os conceitos sobre diversidade, visto que a escola em si é um espaço da própria diversidade, esta deve estruturar-se e dar suporte para que haja a permanência de alunos com suas especificidades, assim como também promover o bem estar de todos, trabalhando junto aos alunos, e promovendo o respeito mútuo de todos os integrantes e participantes da instituição. A escola pesquisada se mostra bastante atenciosa a essas questões e principalmente na parte estrutural, com intuito de promover o acesso dos alunos com necessidades especiais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.