SILVA, Débora Raquel Araújo et al.. Ambiente escolar: espaço propício à diversidade. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/35770>. Acesso em: 22/11/2024 07:01
Considerando a importância de se trabalhar a diversidade dentro do ambiente escolar a disciplina de Educação para a Diversidade do curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN propôs uma atividade de campo que nos proporcionou investigar como acontece a diversidade nas escolas. A partir disso, optamos por uma escola Estadual de Educação Infantil e Ensino Fundamental do município de Mossoró-RN. Esta pesquisa, então, tem como objetivo refletir sobre a diversidade sociocultural e identificar dificuldades e possibilidades na atuação do pedagogo e gestão escolar na relação a grupos diversos por considerar importante compreender as vivências no espaço escolar. A metodologia utilizada nessa pesquisa de campo foi feita a partir da observação, coleta, análise do que foi observado durante o período de 5 dias em uma Escola da rede estadual pública localizada no município de Mossoró-RN, além da entrevista realizada com a professora da Educação Infantil desta mesma escola. A entrevista foi realizada por meio de um questionário semiestruturado objetivando conhecer mais de perto o funcionamento da escola, estrutura, projetos e formação dos professores e gestores. Nos baseamos em autores como ARAÚJO (1998); LIBÂNEO (2004); e SANTOS (2008). Compreendemos que a escola é o espaço onde devemos ampliar os conceitos sobre diversidade, visto que a escola em si é um espaço da própria diversidade, esta deve estruturar-se e dar suporte para que haja a permanência de alunos com suas especificidades, assim como também promover o bem estar de todos, trabalhando junto aos alunos, e promovendo o respeito mútuo de todos os integrantes e participantes da instituição. A escola pesquisada se mostra bastante atenciosa a essas questões e principalmente na parte estrutural, com intuito de promover o acesso dos alunos com necessidades especiais.