AMBIENTE ESCOLAR: ESPAÇO PROPÍCIO À DIVERSIDADE
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35770 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1784 "inscrito_id" => 1882 "titulo" => "AMBIENTE ESCOLAR: ESPAÇO PROPÍCIO À DIVERSIDADE" "resumo" => "Considerando a importância de se trabalhar a diversidade dentro do ambiente escolar a disciplina de Educação para a Diversidade do curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN propôs uma atividade de campo que nos proporcionou investigar como acontece a diversidade nas escolas. A partir disso, optamos por uma escola Estadual de Educação Infantil e Ensino Fundamental do município de Mossoró-RN. Esta pesquisa, então, tem como objetivo refletir sobre a diversidade sociocultural e identificar dificuldades e possibilidades na atuação do pedagogo e gestão escolar na relação a grupos diversos por considerar importante compreender as vivências no espaço escolar. A metodologia utilizada nessa pesquisa de campo foi feita a partir da observação, coleta, análise do que foi observado durante o período de 5 dias em uma Escola da rede estadual pública localizada no município de Mossoró-RN, além da entrevista realizada com a professora da Educação Infantil desta mesma escola. A entrevista foi realizada por meio de um questionário semiestruturado objetivando conhecer mais de perto o funcionamento da escola, estrutura, projetos e formação dos professores e gestores. Nos baseamos em autores como ARAÚJO (1998); LIBÂNEO (2004); e SANTOS (2008). Compreendemos que a escola é o espaço onde devemos ampliar os conceitos sobre diversidade, visto que a escola em si é um espaço da própria diversidade, esta deve estruturar-se e dar suporte para que haja a permanência de alunos com suas especificidades, assim como também promover o bem estar de todos, trabalhando junto aos alunos, e promovendo o respeito mútuo de todos os integrantes e participantes da instituição. A escola pesquisada se mostra bastante atenciosa a essas questões e principalmente na parte estrutural, com intuito de promover o acesso dos alunos com necessidades especiais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "DIVERSIDADE, ESCOLA, RESPEITO ÀS DIFERENÇAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA11_ID1882_11092017114704.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DÉBORA RAQUEL ARAÚJO SILVA" "autor_nome_curto" => "DÉBORA RAQUEL" "autor_email" => "raqueldebora0@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35770 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1784 "inscrito_id" => 1882 "titulo" => "AMBIENTE ESCOLAR: ESPAÇO PROPÍCIO À DIVERSIDADE" "resumo" => "Considerando a importância de se trabalhar a diversidade dentro do ambiente escolar a disciplina de Educação para a Diversidade do curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN propôs uma atividade de campo que nos proporcionou investigar como acontece a diversidade nas escolas. A partir disso, optamos por uma escola Estadual de Educação Infantil e Ensino Fundamental do município de Mossoró-RN. Esta pesquisa, então, tem como objetivo refletir sobre a diversidade sociocultural e identificar dificuldades e possibilidades na atuação do pedagogo e gestão escolar na relação a grupos diversos por considerar importante compreender as vivências no espaço escolar. A metodologia utilizada nessa pesquisa de campo foi feita a partir da observação, coleta, análise do que foi observado durante o período de 5 dias em uma Escola da rede estadual pública localizada no município de Mossoró-RN, além da entrevista realizada com a professora da Educação Infantil desta mesma escola. A entrevista foi realizada por meio de um questionário semiestruturado objetivando conhecer mais de perto o funcionamento da escola, estrutura, projetos e formação dos professores e gestores. Nos baseamos em autores como ARAÚJO (1998); LIBÂNEO (2004); e SANTOS (2008). Compreendemos que a escola é o espaço onde devemos ampliar os conceitos sobre diversidade, visto que a escola em si é um espaço da própria diversidade, esta deve estruturar-se e dar suporte para que haja a permanência de alunos com suas especificidades, assim como também promover o bem estar de todos, trabalhando junto aos alunos, e promovendo o respeito mútuo de todos os integrantes e participantes da instituição. A escola pesquisada se mostra bastante atenciosa a essas questões e principalmente na parte estrutural, com intuito de promover o acesso dos alunos com necessidades especiais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "DIVERSIDADE, ESCOLA, RESPEITO ÀS DIFERENÇAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA11_ID1882_11092017114704.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DÉBORA RAQUEL ARAÚJO SILVA" "autor_nome_curto" => "DÉBORA RAQUEL" "autor_email" => "raqueldebora0@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }