PROTAGONISMO ESTUDANTIL E A FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA: EXPERIÊNCIAS DE JOVENS ADOLESCENTES NAS ESCOLAS DO VALE DO AÇO/MG
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38424 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3179 "inscrito_id" => 2528 "titulo" => "PROTAGONISMO ESTUDANTIL E A FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA: EXPERIÊNCIAS DE JOVENS ADOLESCENTES NAS ESCOLAS DO VALE DO AÇO/MG" "resumo" => "O trabalho apresenta o resultado parcial do projeto de extensão com interface na pesquisa. Contou com a participação de professores e alunos de diferentes cursos do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais - Unileste. Desenvolvido durante dois anos em cinco escolas e uma entidade que acolhe de forma provisória jovens em situação de vulnerabilidade social, o projeto se constituiu de oficinas pedagógicas realizadas com adolescentes entre 12 a 17 anos, com o objetivo de contribuir na resolução de desafios e necessidades percebidas e vivenciadas pelos/as jovens. Os assuntos trabalhados estiveram atravessados pelos temas transversais presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs, 1007): Educação em Direitos Humanos; Pluralidade cultural; Educação para as relações étnico-raciais; Enfrentamento à violência; Relações de gênero; Sexualidade. Nas oficinas pedagógicas os/as alunos/as foram desafiados a opinarem e refletirem sobre situações do cotidiano e a se posicionarem dentro dos temas propostos, tendo em vista a relação com suas vivências. De forma específica, a interface com a pesquisa, se realizou através da vinculação de projetos desenvolvidos pelos professores colaboradores que atuaram nesse projeto com as atividades extensionistas realizadas nas escolas. Durante a realização das oficinas foi percebida, uma resistência dos jovens em relação às escolas por considerá-las distante da realidade por eles vivida e não os enxergar como protagonistas de suas histórias. Nesse sentido, não percebiam o papel da escola em seu futuro. Tanto as oficinas pedagógicas como a pesquisa em fase conclusiva também evidenciaram que, em sua grande maioria, eles/as não se percebem protagonistas de suas histórias nos espaços escolares que frequentam, do mesmo modo que as práticas educativas percebidas não têm incentivado o exercício da cidadania no ambiente escolar e, tampouco, o protagonismo estudantil. As experiências vividas nas escolas evidenciaram parecer haver um hiato entre as produções sobre práticas educativas democráticas na realidade escolar e sua realidade cotidiana. Entretanto, é fundamental considerar o atual quadro de desqualificação e desvalorização dos/as professores/as como profissionais e que tem se refletido em suas práticas pedagógicas e suas relações desenvolvidas no interior da escola. A realização do projeto tem mostrado uma triste realidade de descaso e distanciamento entre instituições educativas, educadores e jovens. Muitos também têm sido os obstáculos que se apresentam no ambiente escolar, que passam inclusive pela ausência de recursos e de espaços físicos, além do distanciamento entre os/as docentes das escolas e os responsáveis pelo projeto. A despeito dos desafios, verificou-se que trabalhos em parcerias permanentes nas escolas podem potencializar o processo e contribuir para melhor qualificar a formação dos/as jovens nas escolas, uma vez que olhares externos a ela, muito podem contribuir para auxiliar nessa formação que precisa ser humana e política. Nesse sentido é fundamental maior aproximação com os/as professores/as para que se sintam apoiados em suas práticas pedagógicas/educativas e motivados a investirem permanentemente em sua formação continuada e profissional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções" "palavra_chave" => "PROTAGONISMO ESTUDANTIL, PRÁTICAS EDUCATIVAS, CIDADANIA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA17_ID2528_06102017222554.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA LUCIANA BRANDÃO SILVA " "autor_nome_curto" => "LUCIANA" "autor_email" => "m.lucianabs@uol.com.br" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO DO LESTE DE MINAS GERAIS (UNILESTEMG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38424 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3179 "inscrito_id" => 2528 "titulo" => "PROTAGONISMO ESTUDANTIL E A FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA: EXPERIÊNCIAS DE JOVENS ADOLESCENTES NAS ESCOLAS DO VALE DO AÇO/MG" "resumo" => "O trabalho apresenta o resultado parcial do projeto de extensão com interface na pesquisa. Contou com a participação de professores e alunos de diferentes cursos do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais - Unileste. Desenvolvido durante dois anos em cinco escolas e uma entidade que acolhe de forma provisória jovens em situação de vulnerabilidade social, o projeto se constituiu de oficinas pedagógicas realizadas com adolescentes entre 12 a 17 anos, com o objetivo de contribuir na resolução de desafios e necessidades percebidas e vivenciadas pelos/as jovens. Os assuntos trabalhados estiveram atravessados pelos temas transversais presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs, 1007): Educação em Direitos Humanos; Pluralidade cultural; Educação para as relações étnico-raciais; Enfrentamento à violência; Relações de gênero; Sexualidade. Nas oficinas pedagógicas os/as alunos/as foram desafiados a opinarem e refletirem sobre situações do cotidiano e a se posicionarem dentro dos temas propostos, tendo em vista a relação com suas vivências. De forma específica, a interface com a pesquisa, se realizou através da vinculação de projetos desenvolvidos pelos professores colaboradores que atuaram nesse projeto com as atividades extensionistas realizadas nas escolas. Durante a realização das oficinas foi percebida, uma resistência dos jovens em relação às escolas por considerá-las distante da realidade por eles vivida e não os enxergar como protagonistas de suas histórias. Nesse sentido, não percebiam o papel da escola em seu futuro. Tanto as oficinas pedagógicas como a pesquisa em fase conclusiva também evidenciaram que, em sua grande maioria, eles/as não se percebem protagonistas de suas histórias nos espaços escolares que frequentam, do mesmo modo que as práticas educativas percebidas não têm incentivado o exercício da cidadania no ambiente escolar e, tampouco, o protagonismo estudantil. As experiências vividas nas escolas evidenciaram parecer haver um hiato entre as produções sobre práticas educativas democráticas na realidade escolar e sua realidade cotidiana. Entretanto, é fundamental considerar o atual quadro de desqualificação e desvalorização dos/as professores/as como profissionais e que tem se refletido em suas práticas pedagógicas e suas relações desenvolvidas no interior da escola. A realização do projeto tem mostrado uma triste realidade de descaso e distanciamento entre instituições educativas, educadores e jovens. Muitos também têm sido os obstáculos que se apresentam no ambiente escolar, que passam inclusive pela ausência de recursos e de espaços físicos, além do distanciamento entre os/as docentes das escolas e os responsáveis pelo projeto. A despeito dos desafios, verificou-se que trabalhos em parcerias permanentes nas escolas podem potencializar o processo e contribuir para melhor qualificar a formação dos/as jovens nas escolas, uma vez que olhares externos a ela, muito podem contribuir para auxiliar nessa formação que precisa ser humana e política. Nesse sentido é fundamental maior aproximação com os/as professores/as para que se sintam apoiados em suas práticas pedagógicas/educativas e motivados a investirem permanentemente em sua formação continuada e profissional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções" "palavra_chave" => "PROTAGONISMO ESTUDANTIL, PRÁTICAS EDUCATIVAS, CIDADANIA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA17_ID2528_06102017222554.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA LUCIANA BRANDÃO SILVA " "autor_nome_curto" => "LUCIANA" "autor_email" => "m.lucianabs@uol.com.br" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO DO LESTE DE MINAS GERAIS (UNILESTEMG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }