Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

REPRESENTAÇÕES PRÉ-CONCEITUAIS DE BIOTECNOLOGIA, TRANSGÊNICOS E CLONAGEM E SUAS RELAÇÔES EM ALUNOS RECÉM-INGRESSO NOS CURSO DE SAÚDE EM UMA UNIVERSIDADE PÚBILICA DA BAHIA

Palavra-chaves: REPRESENTAÇÃO PRÉ-CONCEITUAL, BIOTECNOLOGIA, ORGANISMOS TRANSGÊNICOS, CLONAGEM Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

As pesquisas em Ensino de Ciências e Biologia têm demonstrado a importância do uso das representações prévias no processo educacional. Esta pesquisa tem como objetivo identificar as representações de discentes, recém-ingressos nos cursos de saúde, nas disciplinas de Biologia Básica, em uma universidade pública no sudoeste da Bahia, sobre os temas Biotecnologia Transgênicos e Clonagem e suas relações. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, que utiliza como instrumentos de coleta: questionários e mapas conceituais como uso do Cmap tools. O referencial teórico esta pautado na Epistemologia Genética. A análise realizada classifica as representações dos sujeitos e o pensamento implícito. Na análise conjunta do questionário e dos mapas conceituais, que tratam da temática Biotecnologia, Transgênicos e Clonagem e suas relações, observa-se que os sujeitos apresentam representações pré-conceituais com predomínio do pensamento transdutivo, isto é, aqueles nos quais o raciocínio dos alunos parte do particular ao particular sem atingirem generalizações, mostrando que estes não estão organizados em sistema de conjunto, não permitindo ao sujeito regulações e coordenações fundadas sobre suas razões. Biotecnologia é sinônimo de Engenharia Genética e é definida a partir da dissociação da palavra. Transgênico é sinônimo de OGM e restringe-se a alimentos geneticamente modificados, tendo como principais exemplos: soja, milho e tomate. Já Clonagem confunde-se com uma técnica artificial responsável pela criação da Ovelha Dolly. Há também uma incoordenação entre estes conceitos (Biotecnologia, Transgênicos e Clonagem), ou seja, a intersecção entre estes não é compreendida em absoluto. Assim, na construção do mapa e respostas do questionário, para o modelo (x.~y) V (~x.y), a parte comum xy não tem relação com as outras duas.

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