REPRESENTAÇÕES PRÉ-CONCEITUAIS DE BIOTECNOLOGIA, TRANSGÊNICOS E CLONAGEM E SUAS RELAÇÔES EM ALUNOS RECÉM-INGRESSO NOS CURSO DE SAÚDE EM UMA UNIVERSIDADE PÚBILICA DA BAHIA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38562 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 715 "inscrito_id" => 2597 "titulo" => "REPRESENTAÇÕES PRÉ-CONCEITUAIS DE BIOTECNOLOGIA, TRANSGÊNICOS E CLONAGEM E SUAS RELAÇÔES EM ALUNOS RECÉM-INGRESSO NOS CURSO DE SAÚDE EM UMA UNIVERSIDADE PÚBILICA DA BAHIA" "resumo" => "As pesquisas em Ensino de Ciências e Biologia têm demonstrado a importância do uso das representações prévias no processo educacional. Esta pesquisa tem como objetivo identificar as representações de discentes, recém-ingressos nos cursos de saúde, nas disciplinas de Biologia Básica, em uma universidade pública no sudoeste da Bahia, sobre os temas Biotecnologia Transgênicos e Clonagem e suas relações. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, que utiliza como instrumentos de coleta: questionários e mapas conceituais como uso do Cmap tools. O referencial teórico esta pautado na Epistemologia Genética. A análise realizada classifica as representações dos sujeitos e o pensamento implícito. Na análise conjunta do questionário e dos mapas conceituais, que tratam da temática Biotecnologia, Transgênicos e Clonagem e suas relações, observa-se que os sujeitos apresentam representações pré-conceituais com predomínio do pensamento transdutivo, isto é, aqueles nos quais o raciocínio dos alunos parte do particular ao particular sem atingirem generalizações, mostrando que estes não estão organizados em sistema de conjunto, não permitindo ao sujeito regulações e coordenações fundadas sobre suas razões. Biotecnologia é sinônimo de Engenharia Genética e é definida a partir da dissociação da palavra. Transgênico é sinônimo de OGM e restringe-se a alimentos geneticamente modificados, tendo como principais exemplos: soja, milho e tomate. Já Clonagem confunde-se com uma técnica artificial responsável pela criação da Ovelha Dolly. Há também uma incoordenação entre estes conceitos (Biotecnologia, Transgênicos e Clonagem), ou seja, a intersecção entre estes não é compreendida em absoluto. Assim, na construção do mapa e respostas do questionário, para o modelo (x.~y) V (~x.y), a parte comum xy não tem relação com as outras duas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "REPRESENTAÇÃO PRÉ-CONCEITUAL, BIOTECNOLOGIA, ORGANISMOS TRANSGÊNICOS, CLONAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID2597_03092017160422.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JERRY ADRIANE PINTO DE ANDRADE" "autor_nome_curto" => "ANDRADE" "autor_email" => "jerrypa@uesb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38562 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 715 "inscrito_id" => 2597 "titulo" => "REPRESENTAÇÕES PRÉ-CONCEITUAIS DE BIOTECNOLOGIA, TRANSGÊNICOS E CLONAGEM E SUAS RELAÇÔES EM ALUNOS RECÉM-INGRESSO NOS CURSO DE SAÚDE EM UMA UNIVERSIDADE PÚBILICA DA BAHIA" "resumo" => "As pesquisas em Ensino de Ciências e Biologia têm demonstrado a importância do uso das representações prévias no processo educacional. Esta pesquisa tem como objetivo identificar as representações de discentes, recém-ingressos nos cursos de saúde, nas disciplinas de Biologia Básica, em uma universidade pública no sudoeste da Bahia, sobre os temas Biotecnologia Transgênicos e Clonagem e suas relações. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, que utiliza como instrumentos de coleta: questionários e mapas conceituais como uso do Cmap tools. O referencial teórico esta pautado na Epistemologia Genética. A análise realizada classifica as representações dos sujeitos e o pensamento implícito. Na análise conjunta do questionário e dos mapas conceituais, que tratam da temática Biotecnologia, Transgênicos e Clonagem e suas relações, observa-se que os sujeitos apresentam representações pré-conceituais com predomínio do pensamento transdutivo, isto é, aqueles nos quais o raciocínio dos alunos parte do particular ao particular sem atingirem generalizações, mostrando que estes não estão organizados em sistema de conjunto, não permitindo ao sujeito regulações e coordenações fundadas sobre suas razões. Biotecnologia é sinônimo de Engenharia Genética e é definida a partir da dissociação da palavra. Transgênico é sinônimo de OGM e restringe-se a alimentos geneticamente modificados, tendo como principais exemplos: soja, milho e tomate. Já Clonagem confunde-se com uma técnica artificial responsável pela criação da Ovelha Dolly. Há também uma incoordenação entre estes conceitos (Biotecnologia, Transgênicos e Clonagem), ou seja, a intersecção entre estes não é compreendida em absoluto. Assim, na construção do mapa e respostas do questionário, para o modelo (x.~y) V (~x.y), a parte comum xy não tem relação com as outras duas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "REPRESENTAÇÃO PRÉ-CONCEITUAL, BIOTECNOLOGIA, ORGANISMOS TRANSGÊNICOS, CLONAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID2597_03092017160422.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JERRY ADRIANE PINTO DE ANDRADE" "autor_nome_curto" => "ANDRADE" "autor_email" => "jerrypa@uesb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }