A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS: PROMOVENDO A DINAMIZAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35648 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4023 "inscrito_id" => 4846 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS: PROMOVENDO A DINAMIZAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA" "resumo" => """ Hoje em dia, muitas das práticas de ensino das ciências da natureza utilizam de moldes tradicionais: como aulas expositivas onde apenas os professores detém todo o conhecimento e esse conhecimento deve ser copiado pelo aluno ou o professor, por esse motivo química é vista como uma matéria cansativa e desinteressante pelos olhos de muitos estudantes do ensino médio, com o objetivo de diversificar ainda mais o ensino de química é proposto que além da utilização de experimentos e as aulas expositivas, também seja utilizado jogos didáticos, pois eles parecem captar melhor a atenção dos alunos por possuírem naturalmente uma parte lúdica.\r\n O trabalho foi realizado por estudantes de licenciatura em química– IFPE-CVSA, bolsistas do Programa Institucional de Iniciação à Docência – PIBID, em uma Escola de Referência em Ensino Médio, na região de Carpina - PE com participação de 2 turmas do 3ª ano do ensino médio com 40 alunos em cada uma das salas, o jogo utilizado foi o Perfil Químico.\r\n Após a aplicação do jogo foi feita uma roda de discussão com os alunos em sala de aula onde vários estudantes disseram que gostaram do jogo e que queriam mais jogos do tipo e vários alunos disseram que alguns assuntos poderiam ficar mais divertidos se fossem ensinados em forma de jogos.\r\n Levando em conta o comportamento dos alunos durante a intervenção é possível concluir que eles careciam de atividades desse gênero, e que muitos passaram a ver a matéria de uma forma mais amigável o que permite uma aproximação maior do aluno com os conteúdos ministrados em sala. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "JOGO, DINAMISMO, QUÍMICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID4846_16102017155941.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAYO ALBUQUERQUE PROHASKA MOSCATELLI" "autor_nome_curto" => "CAYO MOSCATELLI" "autor_email" => "Cayoprohaska@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35648 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4023 "inscrito_id" => 4846 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS: PROMOVENDO A DINAMIZAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA" "resumo" => """ Hoje em dia, muitas das práticas de ensino das ciências da natureza utilizam de moldes tradicionais: como aulas expositivas onde apenas os professores detém todo o conhecimento e esse conhecimento deve ser copiado pelo aluno ou o professor, por esse motivo química é vista como uma matéria cansativa e desinteressante pelos olhos de muitos estudantes do ensino médio, com o objetivo de diversificar ainda mais o ensino de química é proposto que além da utilização de experimentos e as aulas expositivas, também seja utilizado jogos didáticos, pois eles parecem captar melhor a atenção dos alunos por possuírem naturalmente uma parte lúdica.\r\n O trabalho foi realizado por estudantes de licenciatura em química– IFPE-CVSA, bolsistas do Programa Institucional de Iniciação à Docência – PIBID, em uma Escola de Referência em Ensino Médio, na região de Carpina - PE com participação de 2 turmas do 3ª ano do ensino médio com 40 alunos em cada uma das salas, o jogo utilizado foi o Perfil Químico.\r\n Após a aplicação do jogo foi feita uma roda de discussão com os alunos em sala de aula onde vários estudantes disseram que gostaram do jogo e que queriam mais jogos do tipo e vários alunos disseram que alguns assuntos poderiam ficar mais divertidos se fossem ensinados em forma de jogos.\r\n Levando em conta o comportamento dos alunos durante a intervenção é possível concluir que eles careciam de atividades desse gênero, e que muitos passaram a ver a matéria de uma forma mais amigável o que permite uma aproximação maior do aluno com os conteúdos ministrados em sala. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "JOGO, DINAMISMO, QUÍMICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID4846_16102017155941.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAYO ALBUQUERQUE PROHASKA MOSCATELLI" "autor_nome_curto" => "CAYO MOSCATELLI" "autor_email" => "Cayoprohaska@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }