Hoje em dia, muitas das práticas de ensino das ciências da natureza utilizam de moldes tradicionais: como aulas expositivas onde apenas os professores detém todo o conhecimento e esse conhecimento deve ser copiado pelo aluno ou o professor, por esse motivo química é vista como uma matéria cansativa e desinteressante pelos olhos de muitos estudantes do ensino médio, com o objetivo de diversificar ainda mais o ensino de química é proposto que além da utilização de experimentos e as aulas expositivas, também seja utilizado jogos didáticos, pois eles parecem captar melhor a atenção dos alunos por possuírem naturalmente uma parte lúdica.
O trabalho foi realizado por estudantes de licenciatura em química– IFPE-CVSA, bolsistas do Programa Institucional de Iniciação à Docência – PIBID, em uma Escola de Referência em Ensino Médio, na região de Carpina - PE com participação de 2 turmas do 3ª ano do ensino médio com 40 alunos em cada uma das salas, o jogo utilizado foi o Perfil Químico.
Após a aplicação do jogo foi feita uma roda de discussão com os alunos em sala de aula onde vários estudantes disseram que gostaram do jogo e que queriam mais jogos do tipo e vários alunos disseram que alguns assuntos poderiam ficar mais divertidos se fossem ensinados em forma de jogos.
Levando em conta o comportamento dos alunos durante a intervenção é possível concluir que eles careciam de atividades desse gênero, e que muitos passaram a ver a matéria de uma forma mais amigável o que permite uma aproximação maior do aluno com os conteúdos ministrados em sala.