Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA COM O CONTEÚDO DE ATIVIDADES RÍTMICAS E EXPRESSIVAS: POSSIBILIDADES COM OS MÉTODOS PROPOSTOS POR ÉMILE JAQUES – DALCROZE E CARL ORFF.

Palavra-chaves: PRÁTICA PEDAGÓGICA, ATIVIDADES RÍTMICAS E EXPRESSIVAS, CARL ORFF, EMILE JAQUES-DALCROZE, EMILE JAQUES-DALCROZE Pôster (PO) GT 17 – Ensino e suas interseções
0 of 0
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38288 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2387 "inscrito_id" => 7319 "titulo" => "PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA COM O CONTEÚDO DE ATIVIDADES RÍTMICAS E EXPRESSIVAS: POSSIBILIDADES COM OS MÉTODOS PROPOSTOS POR ÉMILE JAQUES – DALCROZE E CARL ORFF.PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA COM O CONTEÚDO DE ATIVIDADES RÍTMICAS E EXPRESSIVAS: POSSIBILIDADES COM OS MÉTODOS PROPOSTOS POR ÉMILE JAQUES" "resumo" => "A prática pedagógica do professor de Educação Física tem sido amplamente discutida no contexto de ressignificar sua ação no âmbito escolar para além do conteúdo de esportes (BETTI e BETTI, 1997); (KUNZ 2010); (GRUNENNVALDT, ALVES, FÁVERO, 2016). As atividades rítmicas e expressivas aparecem como um caminho possível para acrescentar na aula de Educação Física um repertório de atividades motoras, cognitivas e afetivas que apresentem ao educando novos caminhos de aprendizado, tão importante quanto o esporte (BRASIL, 1997). Para isto, as metodologias de Émile Jaques – Dalcroze e Carl Orff mostram-se um viés de possibilidade eficaz para aplicação de atividades pedagógicas que envolvem música e movimento (MADUREIRA, 2008). Portanto, este resumo integra uma pesquisa em andamento que tem como objetivo refletir sobre a prática pedagógica do professor de Educação Física concebendo uma ação pedagógica baseada em um professor que reflete sua prática, proporcionando uma leitura do conteúdo de atividade rítmicas e expressivas por meio das pedagogias musicais de Émile Jaques-Dalcroze e Carl Orff. Sob viés de uma revisão bibliográfica tem se mostrado possível refletir o espaço do conteúdo de atividades rítmicas e expressivas na aula de Educação Física por meio dos métodos citados.A prática pedagógica do professor de Educação Física tem sido amplamente discutida no contexto de ressignificar sua ação no âmbito escolar para além do conteúdo" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções" "palavra_chave" => "PRÁTICA PEDAGÓGICA, ATIVIDADES RÍTMICAS E EXPRESSIVAS, CARL ORFF, EMILE JAQUES-DALCROZE, EMILE JAQUES-DALCROZE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA17_ID7319_11092017222227.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TÁSSIA LUIZ DA COSTA PORTO" "autor_nome_curto" => "TÁSSIA " "autor_email" => "tassiacosta@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (UFMT)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38288 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2387 "inscrito_id" => 7319 "titulo" => "PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA COM O CONTEÚDO DE ATIVIDADES RÍTMICAS E EXPRESSIVAS: POSSIBILIDADES COM OS MÉTODOS PROPOSTOS POR ÉMILE JAQUES – DALCROZE E CARL ORFF.PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA COM O CONTEÚDO DE ATIVIDADES RÍTMICAS E EXPRESSIVAS: POSSIBILIDADES COM OS MÉTODOS PROPOSTOS POR ÉMILE JAQUES" "resumo" => "A prática pedagógica do professor de Educação Física tem sido amplamente discutida no contexto de ressignificar sua ação no âmbito escolar para além do conteúdo de esportes (BETTI e BETTI, 1997); (KUNZ 2010); (GRUNENNVALDT, ALVES, FÁVERO, 2016). As atividades rítmicas e expressivas aparecem como um caminho possível para acrescentar na aula de Educação Física um repertório de atividades motoras, cognitivas e afetivas que apresentem ao educando novos caminhos de aprendizado, tão importante quanto o esporte (BRASIL, 1997). Para isto, as metodologias de Émile Jaques – Dalcroze e Carl Orff mostram-se um viés de possibilidade eficaz para aplicação de atividades pedagógicas que envolvem música e movimento (MADUREIRA, 2008). Portanto, este resumo integra uma pesquisa em andamento que tem como objetivo refletir sobre a prática pedagógica do professor de Educação Física concebendo uma ação pedagógica baseada em um professor que reflete sua prática, proporcionando uma leitura do conteúdo de atividade rítmicas e expressivas por meio das pedagogias musicais de Émile Jaques-Dalcroze e Carl Orff. Sob viés de uma revisão bibliográfica tem se mostrado possível refletir o espaço do conteúdo de atividades rítmicas e expressivas na aula de Educação Física por meio dos métodos citados.A prática pedagógica do professor de Educação Física tem sido amplamente discutida no contexto de ressignificar sua ação no âmbito escolar para além do conteúdo" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções" "palavra_chave" => "PRÁTICA PEDAGÓGICA, ATIVIDADES RÍTMICAS E EXPRESSIVAS, CARL ORFF, EMILE JAQUES-DALCROZE, EMILE JAQUES-DALCROZE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA17_ID7319_11092017222227.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TÁSSIA LUIZ DA COSTA PORTO" "autor_nome_curto" => "TÁSSIA " "autor_email" => "tassiacosta@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (UFMT)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A prática pedagógica do professor de Educação Física tem sido amplamente discutida no contexto de ressignificar sua ação no âmbito escolar para além do conteúdo de esportes (BETTI e BETTI, 1997); (KUNZ 2010); (GRUNENNVALDT, ALVES, FÁVERO, 2016). As atividades rítmicas e expressivas aparecem como um caminho possível para acrescentar na aula de Educação Física um repertório de atividades motoras, cognitivas e afetivas que apresentem ao educando novos caminhos de aprendizado, tão importante quanto o esporte (BRASIL, 1997). Para isto, as metodologias de Émile Jaques – Dalcroze e Carl Orff mostram-se um viés de possibilidade eficaz para aplicação de atividades pedagógicas que envolvem música e movimento (MADUREIRA, 2008). Portanto, este resumo integra uma pesquisa em andamento que tem como objetivo refletir sobre a prática pedagógica do professor de Educação Física concebendo uma ação pedagógica baseada em um professor que reflete sua prática, proporcionando uma leitura do conteúdo de atividade rítmicas e expressivas por meio das pedagogias musicais de Émile Jaques-Dalcroze e Carl Orff. Sob viés de uma revisão bibliográfica tem se mostrado possível refletir o espaço do conteúdo de atividades rítmicas e expressivas na aula de Educação Física por meio dos métodos citados.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.