PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA COM O CONTEÚDO DE ATIVIDADES RÍTMICAS E EXPRESSIVAS: POSSIBILIDADES COM OS MÉTODOS PROPOSTOS POR ÉMILE JAQUES – DALCROZE E CARL ORFF.
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38288 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2387 "inscrito_id" => 7319 "titulo" => "PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA COM O CONTEÚDO DE ATIVIDADES RÍTMICAS E EXPRESSIVAS: POSSIBILIDADES COM OS MÉTODOS PROPOSTOS POR ÉMILE JAQUES – DALCROZE E CARL ORFF." "resumo" => "A prática pedagógica do professor de Educação Física tem sido amplamente discutida no contexto de ressignificar sua ação no âmbito escolar para além do conteúdo de esportes (BETTI e BETTI, 1997); (KUNZ 2010); (GRUNENNVALDT, ALVES, FÁVERO, 2016). As atividades rítmicas e expressivas aparecem como um caminho possível para acrescentar na aula de Educação Física um repertório de atividades motoras, cognitivas e afetivas que apresentem ao educando novos caminhos de aprendizado, tão importante quanto o esporte (BRASIL, 1997). Para isto, as metodologias de Émile Jaques – Dalcroze e Carl Orff mostram-se um viés de possibilidade eficaz para aplicação de atividades pedagógicas que envolvem música e movimento (MADUREIRA, 2008). Portanto, este resumo integra uma pesquisa em andamento que tem como objetivo refletir sobre a prática pedagógica do professor de Educação Física concebendo uma ação pedagógica baseada em um professor que reflete sua prática, proporcionando uma leitura do conteúdo de atividade rítmicas e expressivas por meio das pedagogias musicais de Émile Jaques-Dalcroze e Carl Orff. Sob viés de uma revisão bibliográfica tem se mostrado possível refletir o espaço do conteúdo de atividades rítmicas e expressivas na aula de Educação Física por meio dos métodos citados." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções" "palavra_chave" => "PRÁTICA PEDAGÓGICA, ATIVIDADES RÍTMICAS E EXPRESSIVAS, CARL ORFF, EMILE JAQUES-DALCROZE, EMILE JAQUES-DALCROZE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA17_ID7319_11092017222227.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TÁSSIA LUIZ DA COSTA PORTO" "autor_nome_curto" => "TÁSSIA " "autor_email" => "tassiacosta@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (UFMT)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38288 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2387 "inscrito_id" => 7319 "titulo" => "PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA COM O CONTEÚDO DE ATIVIDADES RÍTMICAS E EXPRESSIVAS: POSSIBILIDADES COM OS MÉTODOS PROPOSTOS POR ÉMILE JAQUES – DALCROZE E CARL ORFF." "resumo" => "A prática pedagógica do professor de Educação Física tem sido amplamente discutida no contexto de ressignificar sua ação no âmbito escolar para além do conteúdo de esportes (BETTI e BETTI, 1997); (KUNZ 2010); (GRUNENNVALDT, ALVES, FÁVERO, 2016). As atividades rítmicas e expressivas aparecem como um caminho possível para acrescentar na aula de Educação Física um repertório de atividades motoras, cognitivas e afetivas que apresentem ao educando novos caminhos de aprendizado, tão importante quanto o esporte (BRASIL, 1997). Para isto, as metodologias de Émile Jaques – Dalcroze e Carl Orff mostram-se um viés de possibilidade eficaz para aplicação de atividades pedagógicas que envolvem música e movimento (MADUREIRA, 2008). Portanto, este resumo integra uma pesquisa em andamento que tem como objetivo refletir sobre a prática pedagógica do professor de Educação Física concebendo uma ação pedagógica baseada em um professor que reflete sua prática, proporcionando uma leitura do conteúdo de atividade rítmicas e expressivas por meio das pedagogias musicais de Émile Jaques-Dalcroze e Carl Orff. Sob viés de uma revisão bibliográfica tem se mostrado possível refletir o espaço do conteúdo de atividades rítmicas e expressivas na aula de Educação Física por meio dos métodos citados." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções" "palavra_chave" => "PRÁTICA PEDAGÓGICA, ATIVIDADES RÍTMICAS E EXPRESSIVAS, CARL ORFF, EMILE JAQUES-DALCROZE, EMILE JAQUES-DALCROZE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA17_ID7319_11092017222227.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TÁSSIA LUIZ DA COSTA PORTO" "autor_nome_curto" => "TÁSSIA " "autor_email" => "tassiacosta@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (UFMT)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }