ESTRATÉGIAS DE AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA EM UM JOVEM COM COMPROMETIMENTOS MOTORES E VISUAIS
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O objetivo geral do estudo foi desenvolver estratégias de avaliação psicopedagógica em um jovem com paralisia cerebral e déficit-visual, especificamente investigar fatores que contribuem para os atrasos de aprendizagens cognitivas e sociais, verificar através da observação respostas às atividades lúdicas apresentadas ao jovem e ainda propor ações interventivas que atenda ás necessidades mediante a avaliação. Os instrumentos escolhidos para a obtenção de dados e informações a cerca do indivíduo foram Escuta, Anamnese, Entrevista Estruturada e Observações interligadas aos instrumentos lúdicos (tabuleiro sensorial, estímulos musicais, atividades de percepção, entre outros). Esta pesquisa enfatiza o desenvolvimento de uma ação psicopedagógica integradora e personalizada no Espaço das Casas de Acolhimento, buscando a compreensão global que envolve o jovem com comprometimentos motores e visuais onde, no período de sua infância e adolescência foi negligenciado em sua esfera cognitiva e acadêmica em seu contexto familiar. As principais fontes teóricas foram direcionadas pelos estudos de Sánchez, Bonals e organizadores (2008) e Oliveira e Bossa (2013). Onde foi possível verificar que as principais causas que levaram o acolhido a não adquirir as habilidades sociais e acadêmicas não podem estar associadas apenas aos fatores cognitivos, mas interliga-se a diversas causas de cunho social, como, vulnerabilidade e privação da interação com o meio que o cerca." 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