PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: REFLETINDO SOBRE AS ESPECIFICIDADES DOS EDUCANDOS
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38322 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 513 "inscrito_id" => 1826 "titulo" => "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: REFLETINDO SOBRE AS ESPECIFICIDADES DOS EDUCANDOS" "resumo" => "Esta pesquisa foi realizada em uma turma de 1o e 2o fases (sala multiseriada) da Educação de Jovens e Adultos do turno da noite da Escola municipal Emídio Correia de Oliveira, São João-PE, durante o mês de setembro de 2016, com o objetivo de observar práticas pedagógicas realizadas na turma e analisar se estas práticas procuram considerar as especificidades dos educandos, se contribuem para a permanência dos alunos na escola e ainda para o seu aprendizado, a pesquisa contou com a colaboração dos alunos, da professora e a coordenação da escola. Para realizá-la foi feita uma pesquisa bibliográfica sobre o tema a ser pesquisado e três visitas em campo para realizar as observações na sala, os outros instrumentos de coleta de dados foram um questionário aplicado á professora, entrevista com o coordenador da EJA análise de documentos, e conversas informais. As conversas informais foram realizadas com os alunos, eles se sentiam mais a vontade quando estavam tendo uma conversa mais aberta sem toda uma estrutura de uma entrevista, o que é importante para coleta que se possa colher os dados da forma mais natural possível para que não haja nenhuma alteração. A professora expôs sua visão em relação a modalidade de ensino e também relatou quais eram as maiores dificuldades encontradas durante sua experiência com a EJA, os alunos por sua vez fizeram um desabafo das suas histórias nas suas respectivas trajetórias escolares, e o coordenador da EJA relatou o trabalho realizado pela escoa nessa modalidade, quais as dificuldades encontradas e as possíveis melhorias buscadas pela escola." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, PROFESSOR E ALUNO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA12_ID1826_23082017211650.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELLE MARIA BRAGA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "DANIELLE BRAGA" "autor_email" => "danyellebragaifpe@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38322 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 513 "inscrito_id" => 1826 "titulo" => "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: REFLETINDO SOBRE AS ESPECIFICIDADES DOS EDUCANDOS" "resumo" => "Esta pesquisa foi realizada em uma turma de 1o e 2o fases (sala multiseriada) da Educação de Jovens e Adultos do turno da noite da Escola municipal Emídio Correia de Oliveira, São João-PE, durante o mês de setembro de 2016, com o objetivo de observar práticas pedagógicas realizadas na turma e analisar se estas práticas procuram considerar as especificidades dos educandos, se contribuem para a permanência dos alunos na escola e ainda para o seu aprendizado, a pesquisa contou com a colaboração dos alunos, da professora e a coordenação da escola. Para realizá-la foi feita uma pesquisa bibliográfica sobre o tema a ser pesquisado e três visitas em campo para realizar as observações na sala, os outros instrumentos de coleta de dados foram um questionário aplicado á professora, entrevista com o coordenador da EJA análise de documentos, e conversas informais. As conversas informais foram realizadas com os alunos, eles se sentiam mais a vontade quando estavam tendo uma conversa mais aberta sem toda uma estrutura de uma entrevista, o que é importante para coleta que se possa colher os dados da forma mais natural possível para que não haja nenhuma alteração. A professora expôs sua visão em relação a modalidade de ensino e também relatou quais eram as maiores dificuldades encontradas durante sua experiência com a EJA, os alunos por sua vez fizeram um desabafo das suas histórias nas suas respectivas trajetórias escolares, e o coordenador da EJA relatou o trabalho realizado pela escoa nessa modalidade, quais as dificuldades encontradas e as possíveis melhorias buscadas pela escola." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, PROFESSOR E ALUNO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA12_ID1826_23082017211650.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELLE MARIA BRAGA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "DANIELLE BRAGA" "autor_email" => "danyellebragaifpe@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }