Artigo Anais V FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

REFLEXÕES ACERCA DA ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO EM PRÁTICAS DE ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DOCENTE: EXPERIÊNCIAS DE ESTÁGIO NA ALFABETIZAÇÃO

Palavra-chaves: ALFABETIZAÇÃO., LETRAMENTO., ESTÁGIO. Comunicação Oral(CO) GT 11 - EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS NAS PRÁTICAS DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO Publicado em 26 de junho de 2013

Resumo

Na construção de uma sociedade verdadeiramente democrática faz-se necessário que a escola forme cidadãos capazes de utilizar a leitura e a escrita como ferramentas de interação social. Nesse sentido, o processo de alfabetização torna-se uma temática de grande relevância que deve ser discutida e analisada nos seus mais diversos ângulos. Assim, este trabalho de cunho metodológico qualitativo, tem por objetivo refletir acerca da necessidade de uma prática que alie a alfabetização numa perspectiva de letramento, além de divulgar as experiências de estágio em alfabetização. Ao finalizarmos nosso momento de estágio percebemos tanto nas observações quanto nas regências, que o trabalho docente deve vincular-se as práticas de alfabetização integradas ao letramento, com planejamentos claros e objetivos que visem a construção da autonomia do educando, bem como sua consciência do uso social crítico e reflexivo da leitura e da escrita.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.