Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

POLÍTICAS E PROGRAMAS NA ESCOLA: IMPACTOS NA SALA DE AULA

Palavra-chaves: PROGRAMAS EDUCACIONAIS, PRÁTICA DOCENTE, ABORDAGEM ETNOGRÁFICA Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Este trabalho refere-se ao relato de uma experiência que se desenvolve no bojo de uma pesquisa em curso. A produção textual que tem sido realizada em duas turmas de aceleração, com vistas a desenvolver a leitura e a escrita dos alunos(as), de modo a potencializar a capacidade de interpretação e ampliar o entendimento dos textos que circulam no contexto geral das disciplinas, constitui um dos procedimentos adotados para coleta de dados. A pesquisa se realiza em uma escola pública da rede do município de São Gonçalo, no Rio de Janeiro, que atende ao Ensino Fundamental. A proposta para as turmas de aceleração desta escola ocorre a partir de um projeto denominado “Hora da Virada”, que desenvolve um processo de ensino-aprendizagem a partir de uma matriz curricular que contempla o 8º. e 9º. anos, cujos conteúdos programáticos de dois anos de escolaridade são compactados e propostos para serem desenvolvidos durante o período letivo em curso. Esses alunos(as) têm idades entre 14 e 18 anos e trazem dificuldades de um processo marcado por reprovações recorrentes, colocando muitos desafios tanto para a escola, para os professores e as práticas docentes como, também, para os próprios alunos(as), para a finalização desta etapa de estudos do seu processo de escolarização, completando o Ensino Fundamental. A pesquisa é de cunho etnográfico com a adoção de procedimentos como a observação participante, a pesquisa documental, entrevista semiestruturada, oficina de produção de textos, dentre outros. Os participantes são professores(as) e alunos(as) que, numa postura colaborativa, viabilizam a que possamos conhecer o currículo da escola, a dinâmica do trabalho pedagógico e as práticas docentes, que são construídas cotidianamente na diversidade das salas de aula. Nessa fase, as atividades de produção textual que têm sido realizadas em ambas as turmas, que integram este estudo, já fornecem algumas evidências de que estão sendo agregados avanços qualitativos aos textos produzidos pelos alunos(as), sinalizados pelo material empírico oriundos do campo de pesquisa.

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