RESUMO: Refletir sobre a inclusão do aluno com necessidades especiais no ensino regular leva-nos a repensar a formação de professores e as práticas pedagógicas. O impacto que a inclusão tem causado no meio escolar, nas instituições especializadas e entre os pais de alunos com e sem deficiência, provoca o aparecimento de muitas dúvidas e vieses de compreensão. Atrasando assim, a implementação de ações em favor da abertura das escolas para todos os alunos. A lei é clara, quanto a obrigatoriedade em amparar e matricular todos os alunos, independentemente de suas diferenças e necessidades. Entretanto, não basta apenas esse acolhimento, é necessário condições efetivas de aprendizagem, romper com uma prática individualista e promover o trabalho em comum, entre professores e profissionais especializados. O presente artigo tem como objetivo fazer uma investigação nas escolas regulares do município de Codó-MA, para identificar os alunos com necessidades especiais, bem como a formação dos professores no ensino regular público. Nesse sentido, para servir como instrumento metodológico, foi realizada uma pesquisa de campo em cinco escolas do bairro Codó Novo, no qual o objetivo deste trabalho é identificar se os alunos com deficiência estão incluídos ou inseridos no contexto escolar, assim como analisar se as escolas possuem estruturas adequadas e professores capacitados para atender as necessidades desses alunos. Nos aspectos teóricos encontramos subsídio, principalmente nos estudos de JESUS e EFFGEN (2012), FREITAS (2006) entre outros, além de usar como amparo a LDBEN e o Conselho Nacional da Educação (CNE) que contribuíram em torno das discussões sobre educação inclusiva. Nesses termos, nosso estudo se propõe contribuir para suprir a lacuna existente diante da falta de dados suficientes sobre a temática no campo da educação.