Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA PERSPECTIVA DAS PRINCIPAIS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA: REALIDADE E DESAFIO

Palavra-chaves: POLÍTICAS, EDUCACIONAIS, ATENDIMENTO, EDUCACIONAL, EDUCACIONAL Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente trabalho tem como escopo desenvolver breve análise acerca das políticas de inclusão educacional que regulamentam a oferta e organização do Atendimento Educacional Especializado de educandos com necessidades educacionais especiais na rede regular de ensino. Lançando perspectiva a partir de documentos legais como a Constituição Federal da República, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBN), Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, o Decreto nº 7.611 de 17 de novembro de 2011, outros institutos legislativo e obras de autores que nos ajudam a sustentar a pesquisa. Visa elencar políticas públicas responsáveis por firmar as bases da educação especial inclusiva no Brasil e consequentemente favorecer o desenvolvimento do Atendimento Educacional Especializado nas escolas da rede regular para atender estudantes com Necessidades Educacionais Especiais que estejam devidamente matriculados na rede de ensino. Salientando que o público alvo do Atendimento Educacional Especializado é formado por alunos que apresentam deficiência, impedimentos físicos, intelectuais ou sensoriais, além dos que apresentam transtorno global de desenvolvimento, e os superdotados ou com altas habilidades. Partimos da premissa da educação enquanto o direito social que assiste indistintamente todos os brasileiros. Apresentamos o conceito de Educação Especial Inclusiva, enquanto modalidade educacional que perpassa todos os demais níveis e modalidades da educação e oferece as condições necessárias à implementação do Atendimento Educacional Especializado que deve ser realizado no turno inverso ao das aulas regulares em salas de multimídia especialmente desenvolvidas para causar os estímulos ao desenvolvimento das habilidades dos educandos. Num trabalho multidisciplinar, conduzido por professores com capacitação específica, orientação pedagógica, materiais e ambiente inclusivos. Para tanto, é traçado um paralelo entre as obrigações do estado, da família e da sociedade, na efetivação das estratégias necessárias para garantir o acesso e permanência do educando com alguma deficiência, transtorno global de desenvolvimento ou altas habilidades/superdotação no processo educacional inclusivo. Contribuindo finalmente com o entendimento de que as políticas de inclusão escolar organizam-se sobre bases seguras contudo, o atendimento educacional especializado faz parte de um processo que encontra-se em fase de desenvolvimento.

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