PIBID E EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: IDENTIFICANDO A VISÃO DOS ESTUDANTES SOBRE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA ESTADUAL WALFREDO GURGEL
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38218 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1719 "inscrito_id" => 4730 "titulo" => "PIBID E EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: IDENTIFICANDO A VISÃO DOS ESTUDANTES SOBRE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA ESTADUAL WALFREDO GURGEL" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo identificar e analisar a visão que os estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Walfredo Gurgel possuem a respeito da componente curricular Educação Física. Para tanto, foi aplicado um diagnóstico que as seguintes perguntas: Para você, o que é Educação Física? O que você já aprendeu nas aulas de Educação Física? Além do diagnóstico aplicado, observamos em campo três aulas práticas e três teóricas desses alunos no mês de março do ano corrente. A satisfação dos educandos nas aulas de Educação Física, no processo de observadas, variaram de acordo com diversos fatores presentes nas aulas, tais como: habilidade em esporte, infraestrutura para as aulas, planejamento, medo de errar, vergonha, entre outros fatores. Com base nas respostas obtidas e avaliadas através do diagnóstico aplicado na escola, podemos concluir que a Educação Física, apesar de ser um componente curricular obrigatório e com diversos conteúdos disponíveis para a aplicação das aulas, o que predominava nas aulas e entre os alunos é a associação da educação física somente com o esporte ou com a saúde. Tal resultado demonstra a forte tradição da esportivização da educação física na escola ou do mito da Educação Física como agente de saúde na escola. A partir desse diagnóstico, pudemos nortear nosso planejamento, partindo do interesse dos estudantes, a saber: o conteúdo esporte. A construção desse diagnóstico despertou no grupo do Pibid de Educação Física do Unifacex o interesse em ampliar a visão de Educação Física que os estudantes possuem." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "PIBID, EDUCAÇÃO FÍSICA, ESCOLA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA1_ID4730_11092017095957.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALEXSON GOMES DE LIMA" "autor_nome_curto" => "ALEXSON GOMES " "autor_email" => "alexson.gomes@hotmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX (UNIFACEX)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38218 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1719 "inscrito_id" => 4730 "titulo" => "PIBID E EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: IDENTIFICANDO A VISÃO DOS ESTUDANTES SOBRE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA ESTADUAL WALFREDO GURGEL" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo identificar e analisar a visão que os estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Walfredo Gurgel possuem a respeito da componente curricular Educação Física. Para tanto, foi aplicado um diagnóstico que as seguintes perguntas: Para você, o que é Educação Física? O que você já aprendeu nas aulas de Educação Física? Além do diagnóstico aplicado, observamos em campo três aulas práticas e três teóricas desses alunos no mês de março do ano corrente. A satisfação dos educandos nas aulas de Educação Física, no processo de observadas, variaram de acordo com diversos fatores presentes nas aulas, tais como: habilidade em esporte, infraestrutura para as aulas, planejamento, medo de errar, vergonha, entre outros fatores. Com base nas respostas obtidas e avaliadas através do diagnóstico aplicado na escola, podemos concluir que a Educação Física, apesar de ser um componente curricular obrigatório e com diversos conteúdos disponíveis para a aplicação das aulas, o que predominava nas aulas e entre os alunos é a associação da educação física somente com o esporte ou com a saúde. Tal resultado demonstra a forte tradição da esportivização da educação física na escola ou do mito da Educação Física como agente de saúde na escola. A partir desse diagnóstico, pudemos nortear nosso planejamento, partindo do interesse dos estudantes, a saber: o conteúdo esporte. A construção desse diagnóstico despertou no grupo do Pibid de Educação Física do Unifacex o interesse em ampliar a visão de Educação Física que os estudantes possuem." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "PIBID, EDUCAÇÃO FÍSICA, ESCOLA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA1_ID4730_11092017095957.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALEXSON GOMES DE LIMA" "autor_nome_curto" => "ALEXSON GOMES " "autor_email" => "alexson.gomes@hotmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX (UNIFACEX)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }