FILHA, Joselma Leal Lima et al.. Letramento digital do professor e prática pedagógica. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/37332>. Acesso em: 22/11/2024 10:07
O presente artigo tem como objetivo analisar os aspectos do letramento digital do professor, e sua relação com a prática pedagógica. A pesquisa de natureza qualitativa, desenvolveu-se inicialmente a partir de levantamento bibliográfico acerca da temática abordada, na qual aplicou-se um questionário com nove perguntas abertas, com o número de cinco professores que exercem suas funções em Creches municipais e escolas dos anos iniciais do Ensino Fundamental, localizadas em dois municípios do Estado da Paraíba. Partindo do pressuposto de que as mídias digitais possuem grande relevância nas diversas esferas da sociedade, tal pesquisa visou compreender como acontece a relação entre elas, o professor e aluno no contexto de sala de aula, através da concepção de letramento digital do professor. Por isso, surgiu a preocupação de compreender como acontece o processo de letramento digital, na vida acadêmica do docente em sua prática pedagógica, buscando descobrir se existe dificuldades e quais são as principais que atrapalhem o êxito dessa relação. Sabendo que tal campo de estudo é amplo e diversificado, compreender como acontece a relação do mediador, com os aspectos do letramento digital em sua prática de ensino é imprescindível, pois pode proporcionar um maior entendimento acerca dessa relação, inegavelmente relevante. É importante ressaltar que ao elaborar estudos que discutam a respeito deste tema corrente em nossa sociedade como também no âmbito educacional, colaboramos positivamente na ampliação dos conhecimentos já existentes, contribuindo com dados que trazem em seu conteúdo opiniões e vivencias dos professores acerca da sua relação com as mídias digitais, refletindo como e se o letramento digital está ocorrendo em sua prática pedagógica, evento este que impacta diretamente no contexto de sala de aula e nas suas relações com os alunos.