Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO DE LEITURA: VENCENDO BARREIRAS

Palavra-chaves: ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, LEITURA Comunicação Oral (CO) GT 15 – Ensino de línguas
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36755
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4943
    "inscrito_id" => 9483
    "titulo" => "ENSINO DE LEITURA: VENCENDO BARREIRAS"
    "resumo" => "A dificuldade de leitura é lamentação comum entre professores e alunos de todas as áreas e níveis. Além disso ou consequentemente a isso, muito se tem falado sobre a dificuldade dos alunos em entender algumas disciplinas. Especialmente, aquelas em que seja necessário uma leitura mais aprofundada. Muitas vezes, o baixo rendimento dos alunos nas diversas áreas têm a ver com a dificuldade que estes possuem na leitura. Pensando nisso, este artigo apresenta-se como um relato de uma experiência de língua materna, considerando o ensino de leitura, considerada significativa. Nele, são apresentam os resultados de intervenção realizada em uma turma de quinto ano de uma escola pública de rede de Natal. Mais especificamente, situada na zona oeste da cidade. Justifica-se por apresentar temática relevante e de interesse daqueles que desejam uma escola pública de qualidade, uma vez que, além de apresentar a experiência, também faz refletir sobre a prática da leitura e da escrita em contexto escolar e fomentar uma discussão acerca da alfabetização e do letramento, assim como da formação do leitor literário. Neste artigo e na base no próprio projeto de intervenção estão reflexões de Lajolo (2002), Duarte (2007), Mortatti (2007) e Zilberman (1993, 2007) especialmente. Ao longo do trabalho são  apresentadas reflexões das autoras supracitadas acerca dos temas já mencionados; em seguida, são relatadas as atividades realizadas em sala de aula; por fim, é traçado um paralelo entre as teorias apresentadas e a prática da sala de aula. A partir deste trabalho, foi possível perceber e constatar um maior interesse dos alunos e uma melhoria em relação à leitura."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, LEITURA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA15_ID9483_17102017145142.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCIELLY COELHO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "FRANCIELLY COELHO"
    "autor_email" => "francylang@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36755
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4943
    "inscrito_id" => 9483
    "titulo" => "ENSINO DE LEITURA: VENCENDO BARREIRAS"
    "resumo" => "A dificuldade de leitura é lamentação comum entre professores e alunos de todas as áreas e níveis. Além disso ou consequentemente a isso, muito se tem falado sobre a dificuldade dos alunos em entender algumas disciplinas. Especialmente, aquelas em que seja necessário uma leitura mais aprofundada. Muitas vezes, o baixo rendimento dos alunos nas diversas áreas têm a ver com a dificuldade que estes possuem na leitura. Pensando nisso, este artigo apresenta-se como um relato de uma experiência de língua materna, considerando o ensino de leitura, considerada significativa. Nele, são apresentam os resultados de intervenção realizada em uma turma de quinto ano de uma escola pública de rede de Natal. Mais especificamente, situada na zona oeste da cidade. Justifica-se por apresentar temática relevante e de interesse daqueles que desejam uma escola pública de qualidade, uma vez que, além de apresentar a experiência, também faz refletir sobre a prática da leitura e da escrita em contexto escolar e fomentar uma discussão acerca da alfabetização e do letramento, assim como da formação do leitor literário. Neste artigo e na base no próprio projeto de intervenção estão reflexões de Lajolo (2002), Duarte (2007), Mortatti (2007) e Zilberman (1993, 2007) especialmente. Ao longo do trabalho são  apresentadas reflexões das autoras supracitadas acerca dos temas já mencionados; em seguida, são relatadas as atividades realizadas em sala de aula; por fim, é traçado um paralelo entre as teorias apresentadas e a prática da sala de aula. A partir deste trabalho, foi possível perceber e constatar um maior interesse dos alunos e uma melhoria em relação à leitura."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, LEITURA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA15_ID9483_17102017145142.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCIELLY COELHO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "FRANCIELLY COELHO"
    "autor_email" => "francylang@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A dificuldade de leitura é lamentação comum entre professores e alunos de todas as áreas e níveis. Além disso ou consequentemente a isso, muito se tem falado sobre a dificuldade dos alunos em entender algumas disciplinas. Especialmente, aquelas em que seja necessário uma leitura mais aprofundada. Muitas vezes, o baixo rendimento dos alunos nas diversas áreas têm a ver com a dificuldade que estes possuem na leitura. Pensando nisso, este artigo apresenta-se como um relato de uma experiência de língua materna, considerando o ensino de leitura, considerada significativa. Nele, são apresentam os resultados de intervenção realizada em uma turma de quinto ano de uma escola pública de rede de Natal. Mais especificamente, situada na zona oeste da cidade. Justifica-se por apresentar temática relevante e de interesse daqueles que desejam uma escola pública de qualidade, uma vez que, além de apresentar a experiência, também faz refletir sobre a prática da leitura e da escrita em contexto escolar e fomentar uma discussão acerca da alfabetização e do letramento, assim como da formação do leitor literário. Neste artigo e na base no próprio projeto de intervenção estão reflexões de Lajolo (2002), Duarte (2007), Mortatti (2007) e Zilberman (1993, 2007) especialmente. Ao longo do trabalho são apresentadas reflexões das autoras supracitadas acerca dos temas já mencionados; em seguida, são relatadas as atividades realizadas em sala de aula; por fim, é traçado um paralelo entre as teorias apresentadas e a prática da sala de aula. A partir deste trabalho, foi possível perceber e constatar um maior interesse dos alunos e uma melhoria em relação à leitura.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.