No Brasil, as questões ambientais estão em evidências na educação profissional, cabendo a inserção da educação ambiental na formação técnica, visando a geração de profissionais que tenham uma criticidade face às crises socioambientais e para obtenção de uma cidadania ambiental. Vale destacar que a percepção de educação ambiental está estritamente ligada ao conceito que se tem de ambiente. Neste presente trabalho o ambiente não se limita ao viés biológico, mas também ao político, social, econômico, saúde, educação e lazer. Nesse contexto, foi desenvolvida no Centro Federal de Educação tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET RJ), uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa. Como instrumentos de coleta de dados, foram questionários aplicados aos discentes e observação das percepções de alunos dos cursos técnicos de nível médio em Edificações, Eletrônica e Eletrotécnica de 2016. Os objetivos centraram em analisar, no contexto multirreferencial, a percepção de Educação Ambiental dos alunos em sala de aula dos cursos técnicos em questão e verificar se as visitas técnicas realizadas em 2016 ao Jardim Botânico do RJ e Floresta Nacional da Tijuca do RJ contribuíram para uma mudança de percepção ambiental. Os resultados apontaram que a percepção de Educação Ambiental dos discentes envolvidos em questão nas suas respectivas salas de aula não é atualizada, valorizando ainda uma visão naturalista, romantizada, com apologia ao verde e preservação a fauna e flora. No entanto, com a realização das visitas técnicas, os alunos passaram a compreender da importância de uma percepção de uma educação ambiental crítica. Com isso, podemos afirmar que uma visita técnica é uma ferramenta pedagógica potencializadora para a realização de uma educação ambiental crítica com as questões socioambientais.