PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO CONTINUADA PROFESSORES QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38154 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2936 "inscrito_id" => 6335 "titulo" => "PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO CONTINUADA PROFESSORES QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)" "resumo" => "O projeto de extensão constitui-se num grupo estudos com professoras atuantes na Educação de Jovens e Adultos (EJA) das escolas públicas de Londrina. Tem como objetivo refletir sobre temáticas, concepções e problemas concernentes ao pensamento de Paulo Freire e sua contribuição para a prática educativa docente, a partir do enfoque filosófico. A relevância do pensamento Freiriano no cenário da educação brasileira, especialmente no âmbito de atuação da EJA, é de reconhecimento público e acadêmico. Entende-se que o enfoque filosófico como integrante do debate em torno da área de filosofia e educação no Brasil. Após pesquisa bibliográfica, foram selecionados livros do autor em tela conforme o interesse dos profissionais envolvidos. Os encontros ocorrem a cada quinze dias onde são realizados os estudos a partir do material selecionado. Desse modo, os participantes vão identificando na leitura dos textos, temáticas que evidenciam a discussão filosófica em torno do pensamento do autor. O projeto prevê a realização de eventos anuais abertos à comunidade interna e externa onde serão aprofundadas as questões levantadas/analisadas pelo grupo. O espaço de formação continuada revela-se na perspectiva proposta por Freire: uma atividade educativa pautada pelo diálogo. Por isso o grupo de estudos foi composto por 15 professores e estudantes dos Cursos de Pedagogia e Licenciaturas da UEL. Em termos de resultados, o projeto está em sua fase inicial. Espera-se que na sua trajetória, tal experiência permita aos integrantes o conhecimento do pensamento Freiriano e suas contribuições para pensar um processo educativo diferenciado e, ainda, oxigenar o debate filosófico no campo educativo. Por fim, quer colaborar para o estreitamento do trabalho acadêmico da Universidade para a prática educativa desenvolvida por professores e professoras que atuam nas escolas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => "FILOSOFIA E EDUCAÇÃO, PAULO FREIRE, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA4_ID6335_28092017103349.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GILMAR APARECIDO ALTRAN" "autor_nome_curto" => "GILMAR" "autor_email" => "altran@uel.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA (UEL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38154 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2936 "inscrito_id" => 6335 "titulo" => "PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO CONTINUADA PROFESSORES QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)" "resumo" => "O projeto de extensão constitui-se num grupo estudos com professoras atuantes na Educação de Jovens e Adultos (EJA) das escolas públicas de Londrina. Tem como objetivo refletir sobre temáticas, concepções e problemas concernentes ao pensamento de Paulo Freire e sua contribuição para a prática educativa docente, a partir do enfoque filosófico. A relevância do pensamento Freiriano no cenário da educação brasileira, especialmente no âmbito de atuação da EJA, é de reconhecimento público e acadêmico. Entende-se que o enfoque filosófico como integrante do debate em torno da área de filosofia e educação no Brasil. Após pesquisa bibliográfica, foram selecionados livros do autor em tela conforme o interesse dos profissionais envolvidos. Os encontros ocorrem a cada quinze dias onde são realizados os estudos a partir do material selecionado. Desse modo, os participantes vão identificando na leitura dos textos, temáticas que evidenciam a discussão filosófica em torno do pensamento do autor. O projeto prevê a realização de eventos anuais abertos à comunidade interna e externa onde serão aprofundadas as questões levantadas/analisadas pelo grupo. O espaço de formação continuada revela-se na perspectiva proposta por Freire: uma atividade educativa pautada pelo diálogo. Por isso o grupo de estudos foi composto por 15 professores e estudantes dos Cursos de Pedagogia e Licenciaturas da UEL. Em termos de resultados, o projeto está em sua fase inicial. Espera-se que na sua trajetória, tal experiência permita aos integrantes o conhecimento do pensamento Freiriano e suas contribuições para pensar um processo educativo diferenciado e, ainda, oxigenar o debate filosófico no campo educativo. Por fim, quer colaborar para o estreitamento do trabalho acadêmico da Universidade para a prática educativa desenvolvida por professores e professoras que atuam nas escolas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => "FILOSOFIA E EDUCAÇÃO, PAULO FREIRE, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA4_ID6335_28092017103349.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GILMAR APARECIDO ALTRAN" "autor_nome_curto" => "GILMAR" "autor_email" => "altran@uel.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA (UEL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }