Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

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PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO CONTINUADA PROFESSORES QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)

Palavra-chaves: FILOSOFIA E EDUCAÇÃO, PAULO FREIRE, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Pôster (PO) GT 04 - Fundamentos da Educação Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

O projeto de extensão constitui-se num grupo estudos com professoras atuantes na Educação de Jovens e Adultos (EJA) das escolas públicas de Londrina. Tem como objetivo refletir sobre temáticas, concepções e problemas concernentes ao pensamento de Paulo Freire e sua contribuição para a prática educativa docente, a partir do enfoque filosófico. A relevância do pensamento Freiriano no cenário da educação brasileira, especialmente no âmbito de atuação da EJA, é de reconhecimento público e acadêmico. Entende-se que o enfoque filosófico como integrante do debate em torno da área de filosofia e educação no Brasil. Após pesquisa bibliográfica, foram selecionados livros do autor em tela conforme o interesse dos profissionais envolvidos. Os encontros ocorrem a cada quinze dias onde são realizados os estudos a partir do material selecionado. Desse modo, os participantes vão identificando na leitura dos textos, temáticas que evidenciam a discussão filosófica em torno do pensamento do autor. O projeto prevê a realização de eventos anuais abertos à comunidade interna e externa onde serão aprofundadas as questões levantadas/analisadas pelo grupo. O espaço de formação continuada revela-se na perspectiva proposta por Freire: uma atividade educativa pautada pelo diálogo. Por isso o grupo de estudos foi composto por 15 professores e estudantes dos Cursos de Pedagogia e Licenciaturas da UEL. Em termos de resultados, o projeto está em sua fase inicial. Espera-se que na sua trajetória, tal experiência permita aos integrantes o conhecimento do pensamento Freiriano e suas contribuições para pensar um processo educativo diferenciado e, ainda, oxigenar o debate filosófico no campo educativo. Por fim, quer colaborar para o estreitamento do trabalho acadêmico da Universidade para a prática educativa desenvolvida por professores e professoras que atuam nas escolas.

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