O uso de tecnologias da informação e comunicação faz parte da cultura contemporânea, é frequente no cotidiano das pessoas e pode ter um grande potencial para estratégias educativas de educação ambiental, sejam elas no contexto formal ou não formal. Nesse sentido se destaca a educomunicação, uma metodologia que articula ferramentas comunicativas ao processo educativo com vistas a criar e expandir os espaços de comunicação, bem como torna-los mais democráticos e participativos. A presente pesquisa buscou analisar percepções de educadores ambientais acerca da educomunicação e dos contextos nos quais ela pode ocorrer. Os dados foram construídos a partir de formulário online enviado via e-mail, blogs e Fanpages ligadas a educadores ambientais de todo o Brasil. Desse modo foram obtidos 163 formulários preenchidos, com um público variado de faixa etária entre 18a 66 anos e de diferentes níveis de escolaridade, do ensino médio até doutorado. A análise dos dados foi baseada na análise textual discursiva proposta por Moraes (1999), entre os achados destacamos que apesar de ser um campo de pesquisa recente a educomunicação apresenta-se capilarizada em diferentes contextos e é vista como uma ferramenta interessante para o diálogo e disseminação de ideias pró-ambientais que visam a democratização da informação e da participação social. Contudo, nota-se que a temática precisa ser melhor conhecida em termos dos seus princípios e fazeres entre os participantes da pesquisa, pois ela vai além do uso da mídia na educação, envolve a produção, análise crítica das mídias, comunicação e divulgação social com vistas, tanto a conhecer a realidade, como buscar caminhos para modificá-la.