Esta pesquisa qualitativa é fruto da disciplina Estágio Supervisionado I do Curso de Pedagogia do Campus Avançado Profª. Maria Elisa de Albuquerque, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Objetiva refletir acerca da utilização do lúdico na contação de histórias na Educação Infantil. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo numa escola municipal de Pau dos Ferros com o intuito de investigar se a leitura é percebida como atividade lúdica. Realizou-se ainda uma revisão bibliográfica com base em Barreto (2003), Castro (2008), Mattos (2009), Villardi (1999), Lakatos & Marconi (2005), Solé (1998) e Áries (1981). Mediante os estudos realizados compreendemos que o lúdico na contação de histórias só faz sentido se tiver objetivos pré-estabelecidos que permita à criança adentrar no mundo fantástico da leitura. O diagnóstico revelou que os docentes ainda não têm preparo suficiente para conduzir o processo de leitura a partir da perspectiva lúdica.