Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PROJETO BORDADOS DA CAATINGA DA FUNDAÇÃO RURALISTA DE PADRE LIRA: UM EDUCADOR QUE DEU VIDA A UM POVO

Palavra-chaves: BORDADO DE PONTO CRUZ, PE. LIRA, CULTURA, BORDADEIRAS Comunicação Oral (CO) GT 03 - História da Educação Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

A presente pesquisa primou a preservação da memória cultural de um povo procurando manter viva a sua identidade. O objetivo desta pesquisa foi buscar relatos da importância do Bordado Ponto Cruz implantado há décadas nas escolas da Fundação Ruralista no antigo povoado Curral Novo do município de São Raimundo Nonato e mais tarde emancipado ao novo município de Dom Inocêncio que deu segmento com o projeto “Bordados da Caatinga” do município de Dom Inocêncio e a sua contribuição para a consolidação da cultura local. Para tanto, a pesquisa foi realizada com levantamento bibliográfico e realização de entrevistas com ex-alunas e bordadeiras do projeto. A atividade de bordadeira está presente na comunidade inocentina desde 1965, a partir da chegada do sacerdote e educador Manoel Lira Parente (Pe. Lira) no povoado Curral Novo, distrito do município de São Raimundo Nonato-PI. Hoje nas escolas o projeto não existe mais, no entanto, algumas mulheres desenvolvem o trabalho em sua própria residência para ajudar no orçamento familiar com dinheiro do ofício do bordado. O trabalho das bordadeiras está dentro do segmento artesanato, e o artesanato inocentino, em especial, o bordado de ponto cruz, ganhou destaque no cenário nacional e internacional. Ele se destacou não só aqui no Nordeste, mas também em vários estados brasileiros, principalmente com participações em várias exposições em Feiras Artesanais no estado de São Paulo. Foi objetivo também desta pesquisa mostrar como surgiu o bordado ponto cruz no nosso município, quem foi o seu idealizador, a sua contribuição na educação e quais as dificuldades que este encontrou na sua implantação e os seus avanços na sua trajetória.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Comentários

Por que meu comentário não aparece?
  • Cristovaldo de Oliveira Sousa

    Sou autor teste trabalho no qual apresentei em João Pessoa. Aqui na página está informando que foi publicado. Essa informação procede?

    26/05/2021 12:03:23

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.