Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS ROTEIROS DE ATIVIDADES DE MATEMÁTICA PROPOSTOS PELO CECIERJ PARA TURMAS DO 1º DO ENSINO MÉDIO: UMA BREVE ANÁLISE

Palavra-chaves: ROTEIROS DE ATIVIDADES, CECIERJ, FUNÇÕES Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38123
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3529
    "inscrito_id" => 2360
    "titulo" => "OS ROTEIROS DE ATIVIDADES DE MATEMÁTICA PROPOSTOS PELO CECIERJ  PARA TURMAS DO 1º DO ENSINO MÉDIO: UMA BREVE ANÁLISE"
    "resumo" => "O presente trabalho tem por finalidade mostrar e discutir, segundo as propostas curriculares nacionais, a abordagem feita em materiais didáticos da disciplina de matemática do 1º ano do Ensino Médio da ,proposto em um curso de Formação Continuada para Professores do Estado do Rio de Janeiro, entre os anos de 2011 e 2014, apresentado pelo Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ). Esse material foi apresentado aos professores da Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro, por meio de um curso na modalidade EAD onde os docentes, dentre outras temáticas do curso, tinham uma proposta de intervenção didática em sala de aula com o material que era ofertado no curso, após o término do bimestre, nos fóruns temáticos do curso era discutido a potencialidade ou não de cada material proposto como intervenção. Para este trabalho, como o material proposto abrange todo o conteúdo proposto para o 1º ano do ensino médio, foi feito a escolha do material priorizando o ensino de funções quadráticas e funções trigonométricas, a função seno em especial. Nas funções quadráticas foram escolhidos dois roteiros um onde priorizava o ensino através do recurso tecnológico e o outro onde a temática era correlação da função quadrática com outras áreas como a física em uma situação real; quando abordado a função trigonométrica a escolha foi feita pensando na relação existente com a música e como uma nota ou acorde musical pode modelar uma função trigonométrica. Para ajuda da análise dos roteiros de atividades foi utilizado como referencial teórico, Alarcão,  Duval , Gardner e Nóvoa"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "ROTEIROS DE ATIVIDADES, CECIERJ, FUNÇÕES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID2360_14102017100533.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JONAS DA CONCEICAO RICARDO"
    "autor_nome_curto" => "JONAS RICARDO"
    "autor_email" => "jnsricardo@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ (UNESA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38123
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3529
    "inscrito_id" => 2360
    "titulo" => "OS ROTEIROS DE ATIVIDADES DE MATEMÁTICA PROPOSTOS PELO CECIERJ  PARA TURMAS DO 1º DO ENSINO MÉDIO: UMA BREVE ANÁLISE"
    "resumo" => "O presente trabalho tem por finalidade mostrar e discutir, segundo as propostas curriculares nacionais, a abordagem feita em materiais didáticos da disciplina de matemática do 1º ano do Ensino Médio da ,proposto em um curso de Formação Continuada para Professores do Estado do Rio de Janeiro, entre os anos de 2011 e 2014, apresentado pelo Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ). Esse material foi apresentado aos professores da Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro, por meio de um curso na modalidade EAD onde os docentes, dentre outras temáticas do curso, tinham uma proposta de intervenção didática em sala de aula com o material que era ofertado no curso, após o término do bimestre, nos fóruns temáticos do curso era discutido a potencialidade ou não de cada material proposto como intervenção. Para este trabalho, como o material proposto abrange todo o conteúdo proposto para o 1º ano do ensino médio, foi feito a escolha do material priorizando o ensino de funções quadráticas e funções trigonométricas, a função seno em especial. Nas funções quadráticas foram escolhidos dois roteiros um onde priorizava o ensino através do recurso tecnológico e o outro onde a temática era correlação da função quadrática com outras áreas como a física em uma situação real; quando abordado a função trigonométrica a escolha foi feita pensando na relação existente com a música e como uma nota ou acorde musical pode modelar uma função trigonométrica. Para ajuda da análise dos roteiros de atividades foi utilizado como referencial teórico, Alarcão,  Duval , Gardner e Nóvoa"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "ROTEIROS DE ATIVIDADES, CECIERJ, FUNÇÕES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID2360_14102017100533.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JONAS DA CONCEICAO RICARDO"
    "autor_nome_curto" => "JONAS RICARDO"
    "autor_email" => "jnsricardo@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ (UNESA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente trabalho tem por finalidade mostrar e discutir, segundo as propostas curriculares nacionais, a abordagem feita em materiais didáticos da disciplina de matemática do 1º ano do Ensino Médio da ,proposto em um curso de Formação Continuada para Professores do Estado do Rio de Janeiro, entre os anos de 2011 e 2014, apresentado pelo Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ). Esse material foi apresentado aos professores da Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro, por meio de um curso na modalidade EAD onde os docentes, dentre outras temáticas do curso, tinham uma proposta de intervenção didática em sala de aula com o material que era ofertado no curso, após o término do bimestre, nos fóruns temáticos do curso era discutido a potencialidade ou não de cada material proposto como intervenção. Para este trabalho, como o material proposto abrange todo o conteúdo proposto para o 1º ano do ensino médio, foi feito a escolha do material priorizando o ensino de funções quadráticas e funções trigonométricas, a função seno em especial. Nas funções quadráticas foram escolhidos dois roteiros um onde priorizava o ensino através do recurso tecnológico e o outro onde a temática era correlação da função quadrática com outras áreas como a física em uma situação real; quando abordado a função trigonométrica a escolha foi feita pensando na relação existente com a música e como uma nota ou acorde musical pode modelar uma função trigonométrica. Para ajuda da análise dos roteiros de atividades foi utilizado como referencial teórico, Alarcão, Duval , Gardner e Nóvoa

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.