Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONSTRUÇÃO DE UM MODELO MOLECULAR PARA O ENSINO DE GEOMETRIA MOLECULAR UTILIZANDO JUJUBAS

Palavra-chaves: MODELO MOLECULAR, ENSINO DE QUÍMICA, GEOMETRIA MOLECULAR Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O estudo da Química deve despertar no aluno uma visão crítica do mundo que o cerca, mas o método que muitas vezes ela é trabalhada a torna de difícil compreensão como no caso do tema geometria molecular, onde a base do conteúdo é a visualização tridimensional das moléculas. Dessa forma, uma ideia facilitadora é o uso de modelos, sejam eles com um material concreto ou com modo visual, já que com o material concreto os mesmos podem manipular e no modo visual por meio das animações em 3D facilita a visualização tridimensional das estruturas, podendo talvez estimular a capacidade de abstração e porventura contribuir para que todos tenham o mesmo nível de aprendizado. Focando nos perfis das escolas públicas na parte socioeconômica, é mais viável para o professor que ele construa seu próprio modelo com os materiais alternativos, já que esses materiais são de fácil acesso encontrado até na sua própria casa. Nesse contexto, esse trabalho tem o intuito de construir um modelo concreto para o ensino de geometrias moleculares utilizando materiais de baixo custo. Para a montagem do modelo utilizou-se gomas sortidas mais conhecidas como jujubas representando os átomos, e os palitos de palha de coqueiro representando as ligações com o comprimento escolhido de 7cm. É observável a importância do uso de modelos concretos, sendo algo que pode facilitar a forma de pensamento de cada aluno sobre as formas das estruturas espaciais. Uma vez que o aluno pode manipular, e essa maneira faz com que o estudante possa relacionar as imagens nos livros didáticos com os modelos concretos, e isso talvez possa diminuir um pouco a complexidade e abstração no entendimento desse conteúdo, ou qualquer outro assunto de Química que o professor queira trabalhar com essa ferramenta. O uso das jujubas se torna também divertido e criativo que pode chamar atenção do aluno por ser algo bem diferente. Além de que, pelo fato de ter coloração, o professor pode escolher a cor para representar cada átomo sem se preocupar com a pintura.

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