Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MEU ABC DOWN: APLICATIVO PARA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN

Palavra-chaves: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO, SINDROME DE DOWN, TECNOLOGIA ASSISITIVA, ACESSIBILIDADE, ACESSIBILIDADE Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
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      de Tecnologia Assistiva para auxiliar o processo de alfabetização e letramento de crianças\r\n
      com Síndrome de Down. O aplicativo está disponível para tablets na plataforma Android,\r\n
      preferencialmente com tela de 10.1 polegadas. Sua principal funcionalidade consiste na\r\n
      construção de uma galeria multimídia personalizada com sons, imagens e textos\r\n
      correlacionados, a partir do contexto histórico-social da própria criança. Logo, a criança\r\n
      pode (i) capturar uma foto de um objeto a partir da câmera do tablet; em seguida (ii)\r\n
      escrever o nome deste objeto se utilizando de um teclado virtual que segue a ordem\r\n
      alfabética ABCDEF (adequada para o período de alfabetização) e; por fim (iii) gravar o\r\n
      áudio correspondente à imagem do objeto com o microfone do tablet. De forma\r\n
      secundária, dois jogos estão integrados ao aplicativo e destinam-se à estimular a\r\n
      memorização (Jogo da Memória) e a coordenação motora da criança (Jogo Acerte a\r\n
      Imagem). As decisões sobre as funcionalidades e jogos, a interface (cores, tamanho e\r\n
      disposição os elementos na tela) e os meios de interação fornecidos pelo “Meu ABC\r\n
      Down” foram fundamentadas no levantamento bibliográfico realizado. Este foi essencial\r\n
      para compreender as particularidades da Síndrome de Down considerando seus aspectos\r\n
      motores, cognitivos e sensoriais e transformar estas informações em um aplicativo\r\n
      acessível e adaptado para público ao qual se destina. Ao final do seu desenvolvimento, o\r\n
      “Meu ABC Down” foi avaliado a partir da aplicação do método TICESE, destinado para\r\n
      a inspeção de conformidade ergonômica de softwares educacionais. Na ocasião a média\r\n
      de 78,8% foi alcançada, revelando aderência e adequação aos critérios estabelecidos. A\r\n
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Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

Este artigo apresenta o aplicativo “Meu ABC Down”, um recurso digital móvel de Tecnologia Assistiva para auxiliar o processo de alfabetização e letramento de crianças com Síndrome de Down. O aplicativo está disponível para tablets na plataforma Android, preferencialmente com tela de 10.1 polegadas. Sua principal funcionalidade consiste na construção de uma galeria multimídia personalizada com sons, imagens e textos correlacionados, a partir do contexto histórico-social da própria criança. Logo, a criança pode (i) capturar uma foto de um objeto a partir da câmera do tablet; em seguida (ii) escrever o nome deste objeto se utilizando de um teclado virtual que segue a ordem alfabética ABCDEF (adequada para o período de alfabetização) e; por fim (iii) gravar o áudio correspondente à imagem do objeto com o microfone do tablet. De forma secundária, dois jogos estão integrados ao aplicativo e destinam-se à estimular a memorização (Jogo da Memória) e a coordenação motora da criança (Jogo Acerte a Imagem). As decisões sobre as funcionalidades e jogos, a interface (cores, tamanho e disposição os elementos na tela) e os meios de interação fornecidos pelo “Meu ABC Down” foram fundamentadas no levantamento bibliográfico realizado. Este foi essencial para compreender as particularidades da Síndrome de Down considerando seus aspectos motores, cognitivos e sensoriais e transformar estas informações em um aplicativo acessível e adaptado para público ao qual se destina. Ao final do seu desenvolvimento, o “Meu ABC Down” foi avaliado a partir da aplicação do método TICESE, destinado para a inspeção de conformidade ergonômica de softwares educacionais. Na ocasião a média de 78,8% foi alcançada, revelando aderência e adequação aos critérios estabelecidos. A pesquisa realizada é, portanto, classificada como aplicada, quantitativa, exploratória e descritiva.

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