Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO BRASIL

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, ENSINO DA MATEMÁTICA, HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35185
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 376
    "inscrito_id" => 5496
    "titulo" => "A EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO BRASIL"
    "resumo" => "O conhecimento matemático enfrenta constantes mudanças visando uma melhor compreensão do processo de aprendizagem. Embora tais mudanças desenvolvam reformas no decorrer do ensino dessa disciplina no Brasil, ainda identificamos, a partir dos resultados apresentados pelas avaliações de rede, como Sistema Nacional de Avaliação Escolar da Educação Básica – SAEPE e Avaliação Nacional do Rendimento Escolar - Anresc também nomeada de PROVA BRASIL, que a aprendizagem da matemática pelos estudantes brasileiros, nos anos iniciais, apresenta um quadro bastante preocupante. Essa situação nos direciona a certos questionamentos, um deles é por que será que a matemática como disciplina, sempre foi temida pelos alunos. No decorrer desse estudo, observamos que várias razões têm sido atribuídas a essa situação, ora ligadas ao professor, ora ligadas ao aluno. Nessa perspectiva, esta pesquisa, do tipo bibliográfica, tem como justificativa a necessidade de compreender, a partir de uma breve retrospectiva histórica do ensino da matemática, como as concepções e representações referente ao ensino da matemática no Brasil foram sendo construídas. Com o objetivo de compreender a evolução do ensino da matemática no Brasil, reconhecemos no decorrer desse estudo que, embora o ensino da matemática tivesse diversificadas transformações, as influências do ensino tradicional, perpetuado na década de 1930, ainda possui grande espaço nas práticas de ensino e aprendizagem dessa disciplina na atualidade. Porém reconhecemos, também, que atualmente os constantes estudos que visam a qualificação desse ensino, estão direcionas para uma proposta interessante, em que o professor se torna mediador entre o saber sistematizado e a experiência concreta do seu aluno."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, ENSINO DA MATEMÁTICA, HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID5496_08082017035111.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAYZA BARBOSA DUARTE DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "MAYZA  BARBOSA"
    "autor_email" => "mayzabduarte@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE FRASSINETTI DO RECIFE (FAFIRE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35185
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 376
    "inscrito_id" => 5496
    "titulo" => "A EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO BRASIL"
    "resumo" => "O conhecimento matemático enfrenta constantes mudanças visando uma melhor compreensão do processo de aprendizagem. Embora tais mudanças desenvolvam reformas no decorrer do ensino dessa disciplina no Brasil, ainda identificamos, a partir dos resultados apresentados pelas avaliações de rede, como Sistema Nacional de Avaliação Escolar da Educação Básica – SAEPE e Avaliação Nacional do Rendimento Escolar - Anresc também nomeada de PROVA BRASIL, que a aprendizagem da matemática pelos estudantes brasileiros, nos anos iniciais, apresenta um quadro bastante preocupante. Essa situação nos direciona a certos questionamentos, um deles é por que será que a matemática como disciplina, sempre foi temida pelos alunos. No decorrer desse estudo, observamos que várias razões têm sido atribuídas a essa situação, ora ligadas ao professor, ora ligadas ao aluno. Nessa perspectiva, esta pesquisa, do tipo bibliográfica, tem como justificativa a necessidade de compreender, a partir de uma breve retrospectiva histórica do ensino da matemática, como as concepções e representações referente ao ensino da matemática no Brasil foram sendo construídas. Com o objetivo de compreender a evolução do ensino da matemática no Brasil, reconhecemos no decorrer desse estudo que, embora o ensino da matemática tivesse diversificadas transformações, as influências do ensino tradicional, perpetuado na década de 1930, ainda possui grande espaço nas práticas de ensino e aprendizagem dessa disciplina na atualidade. Porém reconhecemos, também, que atualmente os constantes estudos que visam a qualificação desse ensino, estão direcionas para uma proposta interessante, em que o professor se torna mediador entre o saber sistematizado e a experiência concreta do seu aluno."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, ENSINO DA MATEMÁTICA, HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID5496_08082017035111.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAYZA BARBOSA DUARTE DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "MAYZA  BARBOSA"
    "autor_email" => "mayzabduarte@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE FRASSINETTI DO RECIFE (FAFIRE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O conhecimento matemático enfrenta constantes mudanças visando uma melhor compreensão do processo de aprendizagem. Embora tais mudanças desenvolvam reformas no decorrer do ensino dessa disciplina no Brasil, ainda identificamos, a partir dos resultados apresentados pelas avaliações de rede, como Sistema Nacional de Avaliação Escolar da Educação Básica – SAEPE e Avaliação Nacional do Rendimento Escolar - Anresc também nomeada de PROVA BRASIL, que a aprendizagem da matemática pelos estudantes brasileiros, nos anos iniciais, apresenta um quadro bastante preocupante. Essa situação nos direciona a certos questionamentos, um deles é por que será que a matemática como disciplina, sempre foi temida pelos alunos. No decorrer desse estudo, observamos que várias razões têm sido atribuídas a essa situação, ora ligadas ao professor, ora ligadas ao aluno. Nessa perspectiva, esta pesquisa, do tipo bibliográfica, tem como justificativa a necessidade de compreender, a partir de uma breve retrospectiva histórica do ensino da matemática, como as concepções e representações referente ao ensino da matemática no Brasil foram sendo construídas. Com o objetivo de compreender a evolução do ensino da matemática no Brasil, reconhecemos no decorrer desse estudo que, embora o ensino da matemática tivesse diversificadas transformações, as influências do ensino tradicional, perpetuado na década de 1930, ainda possui grande espaço nas práticas de ensino e aprendizagem dessa disciplina na atualidade. Porém reconhecemos, também, que atualmente os constantes estudos que visam a qualificação desse ensino, estão direcionas para uma proposta interessante, em que o professor se torna mediador entre o saber sistematizado e a experiência concreta do seu aluno.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.