A CONCORDÂNCIA VERBAL EM TEXTOS DE FALANTES DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35051 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2975 "inscrito_id" => 4923 "titulo" => "A CONCORDÂNCIA VERBAL EM TEXTOS DE FALANTES DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL" "resumo" => "Este trabalho faz um estudo sobre a realização da concordância verbal em textos de aprendizes do português como língua adicional e é parte de um conjunto de estudos sobre o emprego de elementos gramaticais em textos de alunos estrangeiros aprendizes do português como língua adicional. Este conjunto de estudos visa à obtenção de dados sobre as principais dificuldades de falantes de outras línguas no aprendizado da língua portuguesa em sua modalidade escrita; o estudo que aqui apresentamos visa à obtenção de dados sobre as principais dificuldades em relação à realização da concordância verbal, especificamente. Servirão de corpus para esta pesquisa textos de aprendizes de português dos níveis Intermediário e Avançado, falantes da língua espanhola, da língua alemã e da língua inglesa como primeira língua. Os textos foram escritos em provas de nivelamento do Programa Linguístico-Cultural para Estudantes Internacionais - PLEI, da UFPB. A identificação e a, posterior, categorização dos problemas em relação à realização da concordância verbal em textos de aprendizes de português visa a oferecer subsídios para um trabalho mais efetivo no ensino de concordância verbal para alunos aprendizes de português como língua adicional. A análise do corpus se deu da seguinte forma: fez-se um levantamento dos problemas de concordância verbal, dividindo-os por níveis (intermediário ou avançado) e por língua nativa. Em seguida, realizou-se a exemplificação de partes do texto para compor a análise. A análise desses textos permitiu, desse modo, reconhecer os principais pontos de dificuldades na escrita dos estudantes no que concerne à concordância verbal. Assim, pode-se planejar e elaborar aulas com vistas as principais dificuldades encontradas, além de se pensar em conteúdos e em atividades que facilitem o entendimento dos aprendizes de português como língua adicional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas" "palavra_chave" => "CONCORDÂNCIA VERBAL, GRAMÁTICA, PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA15_ID4923_29092017205515.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEFFERSON ALVES DA ROCHA" "autor_nome_curto" => "JEFFERSON ROCHA" "autor_email" => "jefferson.rocha16@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35051 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2975 "inscrito_id" => 4923 "titulo" => "A CONCORDÂNCIA VERBAL EM TEXTOS DE FALANTES DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL" "resumo" => "Este trabalho faz um estudo sobre a realização da concordância verbal em textos de aprendizes do português como língua adicional e é parte de um conjunto de estudos sobre o emprego de elementos gramaticais em textos de alunos estrangeiros aprendizes do português como língua adicional. Este conjunto de estudos visa à obtenção de dados sobre as principais dificuldades de falantes de outras línguas no aprendizado da língua portuguesa em sua modalidade escrita; o estudo que aqui apresentamos visa à obtenção de dados sobre as principais dificuldades em relação à realização da concordância verbal, especificamente. Servirão de corpus para esta pesquisa textos de aprendizes de português dos níveis Intermediário e Avançado, falantes da língua espanhola, da língua alemã e da língua inglesa como primeira língua. Os textos foram escritos em provas de nivelamento do Programa Linguístico-Cultural para Estudantes Internacionais - PLEI, da UFPB. A identificação e a, posterior, categorização dos problemas em relação à realização da concordância verbal em textos de aprendizes de português visa a oferecer subsídios para um trabalho mais efetivo no ensino de concordância verbal para alunos aprendizes de português como língua adicional. A análise do corpus se deu da seguinte forma: fez-se um levantamento dos problemas de concordância verbal, dividindo-os por níveis (intermediário ou avançado) e por língua nativa. Em seguida, realizou-se a exemplificação de partes do texto para compor a análise. A análise desses textos permitiu, desse modo, reconhecer os principais pontos de dificuldades na escrita dos estudantes no que concerne à concordância verbal. Assim, pode-se planejar e elaborar aulas com vistas as principais dificuldades encontradas, além de se pensar em conteúdos e em atividades que facilitem o entendimento dos aprendizes de português como língua adicional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas" "palavra_chave" => "CONCORDÂNCIA VERBAL, GRAMÁTICA, PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA15_ID4923_29092017205515.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEFFERSON ALVES DA ROCHA" "autor_nome_curto" => "JEFFERSON ROCHA" "autor_email" => "jefferson.rocha16@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }