Os efeitos adversos da violência entre escolares, as implicações da vitimização e suas consequências, são hoje fartamente documentados, muito embora haja pouco desenvolvimento teórico para uma maior compreensão destes padrões de comportamento heterogêneos que geram esses comportamentos. A interdisciplinaridade entre direito e educação permeia o presente estudo ao ligar o tema violência com o conceito da Justiça Restaurativa, analisada como um instrumento que pode auxiliar na prevenção dos conflitos no interior das escolas. Este trabalho, ainda busca trazer teorias que alicerçam a prática da justiça restaurativa, mais precisamente com os círculos de construção de diálogos como resposta problemática em questão. O ambiente escolar é marcado por sua diversidade, sendo assim, por conta das inúmeras diferenças existentes, ele se demonstra muito propício à prática de violência, umas das principais violências praticadas pelos estudantes é denominada bullying, que é considerado um tipo de comportamento violento, podendo ser expressado em diferentes modos, ou seja, contendo atitudes intencionais, agressivas, e de modo repetitivo adotado por um ou mais alunos contra outras pessoas impossibilitadas de se defender. Também podemos verificar atualmente que as crianças e adolescentes sofrem com práticas de violência no seio familiar e social, as quais muitas fezes reproduzem no ambiente escolar as violências sofridas fora dos muros da escola, passando a ser vitíma-agressor. Considerando a importância de se investigar o tema em questão, este trabalho busca compreender a violência e suas consequências, com a busca de metodologias de orientação para sua prevenção no âmbito das escolas. Assim, o presente estudo tem por objetivo entrelaçar a Justiça Restaurativa aos conflitos escolares, que atualmente ganham novas roupagens. Tais agressões, quando não são tratadas com seriedade, acabam por trazer danos irreversíveis nas relações interpessoais dos estudantes. A prática dos círculos de diálogo pode ser considerada uma ferramenta eficiente e utilizável pelos profissionais da educação.