ORALIDADE E ENSINO: ANÁLISE DA DIVERSIDADE DE GÊNEROS ORAIS NA COLEÇÃO PORTA ABERTA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38050 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2400 "inscrito_id" => 4447 "titulo" => "ORALIDADE E ENSINO: ANÁLISE DA DIVERSIDADE DE GÊNEROS ORAIS NA COLEÇÃO PORTA ABERTA" "resumo" => "Este trabalho analisa a coleção Porta Aberta – Letramento e Alfabetização, destinada ao 2º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de saber quais gêneros orais compõem o repertório da coleção, bem como de investigar um protótipo de atividade voltada ao ensino do gênero Recital de Poema, a fim de compreender as estratégias apresentadas para o ensino do oral. De acordo com os dados do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), essa obra, utilizada nas Escolas Municipais da Cidade de Lagoa do Carro - Zona da Mata Norte de Pernambuco, é a terceira coleção mais bem distribuída nas escolas brasileiras, com o quantitativo de 629.915 (seiscentos e vinte nove mil e novecentos e quinze) exemplares distribuídos entre livros dos alunos do (1º ao 3ª ano) e manual do professor. Assim, em busca de atendermos os objetivos traçados, direcionamos nosso olhar à coleção para o trato com o eixo oralidade. Como opção metodológica a pesquisa empregou uma análise de caráter documental, na perspectiva da abordagem qualitativa. Os resultados revelaram a presença de 5 (cinco) gêneros orais no volume analisado, a saber: exposição oral, cantiga, recital de poemas, entrevista e reconto de história. No que concerne às propostas didáticas, percebe-se a preocupação do livro didático em promover um trabalho sistemático e significativo para o ensino do oral, em que propõe etapas distintas e fundamentais para a construção e realização do gênero, que não se limitam a atividade escolar, mas que abrangem todos os contextos sociais, viabilizando a formação de sujeitos ativos e participativos na sociedade em que vivem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LIVROS DIDÁTICOS, ENSINO, ORALIDADE, ALFABETIZAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID4447_11092017223421.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CLÁUDIA DE FRANÇA" "autor_nome_curto" => "CLÁUDIA FRANÇA" "autor_email" => "claudia_francaac@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38050 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2400 "inscrito_id" => 4447 "titulo" => "ORALIDADE E ENSINO: ANÁLISE DA DIVERSIDADE DE GÊNEROS ORAIS NA COLEÇÃO PORTA ABERTA" "resumo" => "Este trabalho analisa a coleção Porta Aberta – Letramento e Alfabetização, destinada ao 2º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de saber quais gêneros orais compõem o repertório da coleção, bem como de investigar um protótipo de atividade voltada ao ensino do gênero Recital de Poema, a fim de compreender as estratégias apresentadas para o ensino do oral. De acordo com os dados do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), essa obra, utilizada nas Escolas Municipais da Cidade de Lagoa do Carro - Zona da Mata Norte de Pernambuco, é a terceira coleção mais bem distribuída nas escolas brasileiras, com o quantitativo de 629.915 (seiscentos e vinte nove mil e novecentos e quinze) exemplares distribuídos entre livros dos alunos do (1º ao 3ª ano) e manual do professor. Assim, em busca de atendermos os objetivos traçados, direcionamos nosso olhar à coleção para o trato com o eixo oralidade. Como opção metodológica a pesquisa empregou uma análise de caráter documental, na perspectiva da abordagem qualitativa. Os resultados revelaram a presença de 5 (cinco) gêneros orais no volume analisado, a saber: exposição oral, cantiga, recital de poemas, entrevista e reconto de história. No que concerne às propostas didáticas, percebe-se a preocupação do livro didático em promover um trabalho sistemático e significativo para o ensino do oral, em que propõe etapas distintas e fundamentais para a construção e realização do gênero, que não se limitam a atividade escolar, mas que abrangem todos os contextos sociais, viabilizando a formação de sujeitos ativos e participativos na sociedade em que vivem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LIVROS DIDÁTICOS, ENSINO, ORALIDADE, ALFABETIZAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID4447_11092017223421.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CLÁUDIA DE FRANÇA" "autor_nome_curto" => "CLÁUDIA FRANÇA" "autor_email" => "claudia_francaac@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }