Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ORALIDADE E ENSINO: ANÁLISE DA DIVERSIDADE DE GÊNEROS ORAIS NA COLEÇÃO PORTA ABERTA

Palavra-chaves: LIVROS DIDÁTICOS, ENSINO, ORALIDADE, ALFABETIZAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38050
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2400
    "inscrito_id" => 4447
    "titulo" => "ORALIDADE E ENSINO: ANÁLISE DA DIVERSIDADE DE GÊNEROS ORAIS NA COLEÇÃO PORTA ABERTA"
    "resumo" => "Este trabalho analisa a coleção Porta Aberta – Letramento e Alfabetização, destinada ao 2º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de saber quais gêneros orais compõem o repertório da coleção, bem como de investigar um protótipo de atividade voltada ao ensino do gênero Recital de Poema, a fim de compreender as estratégias apresentadas para o ensino do oral.  De acordo com os dados do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), essa obra, utilizada nas Escolas Municipais da Cidade de Lagoa do Carro - Zona da Mata Norte de Pernambuco, é a terceira coleção mais bem distribuída nas escolas brasileiras, com o quantitativo de 629.915 (seiscentos e vinte nove mil e novecentos e quinze) exemplares distribuídos entre livros dos alunos do (1º ao 3ª ano) e manual do professor. Assim, em busca de atendermos os objetivos traçados, direcionamos nosso olhar à coleção para o trato com o eixo oralidade. Como opção metodológica a pesquisa empregou uma análise de caráter documental, na perspectiva da abordagem qualitativa. Os resultados revelaram a presença de 5 (cinco) gêneros orais no volume analisado, a saber: exposição oral, cantiga, recital de poemas, entrevista e reconto de história. No que concerne às propostas didáticas, percebe-se a preocupação do livro didático em promover um trabalho sistemático e significativo para o ensino do oral, em que propõe etapas distintas e fundamentais para a construção e realização do gênero, que não se limitam a atividade escolar, mas que abrangem todos os contextos sociais, viabilizando a formação de sujeitos ativos e participativos na sociedade em que vivem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LIVROS DIDÁTICOS, ENSINO, ORALIDADE, ALFABETIZAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID4447_11092017223421.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA CLÁUDIA DE FRANÇA"
    "autor_nome_curto" => "CLÁUDIA FRANÇA"
    "autor_email" => "claudia_francaac@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38050
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2400
    "inscrito_id" => 4447
    "titulo" => "ORALIDADE E ENSINO: ANÁLISE DA DIVERSIDADE DE GÊNEROS ORAIS NA COLEÇÃO PORTA ABERTA"
    "resumo" => "Este trabalho analisa a coleção Porta Aberta – Letramento e Alfabetização, destinada ao 2º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de saber quais gêneros orais compõem o repertório da coleção, bem como de investigar um protótipo de atividade voltada ao ensino do gênero Recital de Poema, a fim de compreender as estratégias apresentadas para o ensino do oral.  De acordo com os dados do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), essa obra, utilizada nas Escolas Municipais da Cidade de Lagoa do Carro - Zona da Mata Norte de Pernambuco, é a terceira coleção mais bem distribuída nas escolas brasileiras, com o quantitativo de 629.915 (seiscentos e vinte nove mil e novecentos e quinze) exemplares distribuídos entre livros dos alunos do (1º ao 3ª ano) e manual do professor. Assim, em busca de atendermos os objetivos traçados, direcionamos nosso olhar à coleção para o trato com o eixo oralidade. Como opção metodológica a pesquisa empregou uma análise de caráter documental, na perspectiva da abordagem qualitativa. Os resultados revelaram a presença de 5 (cinco) gêneros orais no volume analisado, a saber: exposição oral, cantiga, recital de poemas, entrevista e reconto de história. No que concerne às propostas didáticas, percebe-se a preocupação do livro didático em promover um trabalho sistemático e significativo para o ensino do oral, em que propõe etapas distintas e fundamentais para a construção e realização do gênero, que não se limitam a atividade escolar, mas que abrangem todos os contextos sociais, viabilizando a formação de sujeitos ativos e participativos na sociedade em que vivem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LIVROS DIDÁTICOS, ENSINO, ORALIDADE, ALFABETIZAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID4447_11092017223421.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA CLÁUDIA DE FRANÇA"
    "autor_nome_curto" => "CLÁUDIA FRANÇA"
    "autor_email" => "claudia_francaac@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Este trabalho analisa a coleção Porta Aberta – Letramento e Alfabetização, destinada ao 2º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de saber quais gêneros orais compõem o repertório da coleção, bem como de investigar um protótipo de atividade voltada ao ensino do gênero Recital de Poema, a fim de compreender as estratégias apresentadas para o ensino do oral. De acordo com os dados do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), essa obra, utilizada nas Escolas Municipais da Cidade de Lagoa do Carro - Zona da Mata Norte de Pernambuco, é a terceira coleção mais bem distribuída nas escolas brasileiras, com o quantitativo de 629.915 (seiscentos e vinte nove mil e novecentos e quinze) exemplares distribuídos entre livros dos alunos do (1º ao 3ª ano) e manual do professor. Assim, em busca de atendermos os objetivos traçados, direcionamos nosso olhar à coleção para o trato com o eixo oralidade. Como opção metodológica a pesquisa empregou uma análise de caráter documental, na perspectiva da abordagem qualitativa. Os resultados revelaram a presença de 5 (cinco) gêneros orais no volume analisado, a saber: exposição oral, cantiga, recital de poemas, entrevista e reconto de história. No que concerne às propostas didáticas, percebe-se a preocupação do livro didático em promover um trabalho sistemático e significativo para o ensino do oral, em que propõe etapas distintas e fundamentais para a construção e realização do gênero, que não se limitam a atividade escolar, mas que abrangem todos os contextos sociais, viabilizando a formação de sujeitos ativos e participativos na sociedade em que vivem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.