XAVIER, Milena Dos Santos. O pibid e seus percursos: uma nova maneira de ensinar história. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/37868>. Acesso em: 22/11/2024 00:08
Este artigo apresenta um apanhado geral das atividades desenvolvidas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), onde busca-se ressaltar a importância do projeto para o desenvolvimento da prática docente. O artigo parte da experiência vivenciada da Escola Estadual EEEMF Elpídio de Almeida em Campina Grande- PB , onde a escola está vinculada ao projeto da Universidade Estadual da Paraíba – Campus 1, do curso de história. Objetivamos apresentar as atividades realizadas através desse programa para a melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem na educação básica que apresenta ainda muita fragilidade no que diz respeito a estrutura das escolas , a formação docente ,e do aprendizado dos alunos. Portanto, o PIBID é visto hoje, como uma solução para mudar o contexto em que estamos vivenciando seja ele político, educacional e social , porque consegue atuar de maneira significativa na melhoria do ensino , utilizando da inserção de práticas metodológicas que contribuem para ensino de história , seja com o uso da música, do cinema, de jogos didáticos, do teatro , da dança, do cordel, de hq’s , de charges , de oficinas de leitura , oficinas de produção de texto, apresentação de slides, apresentação de vídeos informativos , jogos digitais , entre outras práticas que validam e dão um novo rumo a educação . As experiências serão apresentadas de forma geral e de como essas experiências contribuem para a formação docente e para a aprendizagem dos alunos.Viemos observando resultados favoráveis no processo educativo das escolas, e concluímos que PIBID tem contribuído de forma significativa tanto para as escolas conveniadas como para a formação dos bolsistas futuros profissionais da educação.