O PIBID E SEUS PERCURSOS: UMA NOVA MANEIRA DE ENSINAR HISTÓRIA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37868 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4355 "inscrito_id" => 9683 "titulo" => "O PIBID E SEUS PERCURSOS: UMA NOVA MANEIRA DE ENSINAR HISTÓRIA" "resumo" => """ Este artigo apresenta um apanhado geral das atividades desenvolvidas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), onde busca-se ressaltar a importância do projeto para o desenvolvimento da prática docente. O artigo parte da experiência vivenciada da Escola Estadual EEEMF Elpídio de Almeida em Campina Grande- PB , onde a escola está vinculada ao projeto da Universidade Estadual da Paraíba – Campus 1, do curso de história.\r\n Objetivamos apresentar as atividades realizadas através desse programa para a melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem na educação básica que apresenta ainda muita fragilidade no que diz respeito a estrutura das escolas , a formação docente ,e do aprendizado dos alunos. Portanto, o PIBID é visto hoje, como uma solução para mudar o contexto em que estamos vivenciando seja ele político, educacional e social , porque consegue atuar de maneira significativa na melhoria do ensino , utilizando da inserção de práticas metodológicas que contribuem para ensino de história , seja com o uso da música, do cinema, de jogos didáticos, do teatro , da dança, do cordel, de hq’s , de charges , de oficinas de leitura , oficinas de produção de texto, apresentação de slides, apresentação de vídeos informativos , jogos digitais , entre outras práticas que validam e dão um novo rumo a educação . As experiências serão apresentadas de forma geral e de como essas experiências contribuem para a formação docente e para a aprendizagem dos alunos.Viemos observando resultados favoráveis no processo educativo das escolas, e concluímos que PIBID tem contribuído de forma significativa tanto para as escolas conveniadas como para a formação dos bolsistas futuros profissionais da educação. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, PIBID, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID9683_16102017205931.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MILENA DOS SANTOS XAVIER" "autor_nome_curto" => "MILENA XAVIER" "autor_email" => "milenaxavier.1712@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37868 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4355 "inscrito_id" => 9683 "titulo" => "O PIBID E SEUS PERCURSOS: UMA NOVA MANEIRA DE ENSINAR HISTÓRIA" "resumo" => """ Este artigo apresenta um apanhado geral das atividades desenvolvidas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), onde busca-se ressaltar a importância do projeto para o desenvolvimento da prática docente. O artigo parte da experiência vivenciada da Escola Estadual EEEMF Elpídio de Almeida em Campina Grande- PB , onde a escola está vinculada ao projeto da Universidade Estadual da Paraíba – Campus 1, do curso de história.\r\n Objetivamos apresentar as atividades realizadas através desse programa para a melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem na educação básica que apresenta ainda muita fragilidade no que diz respeito a estrutura das escolas , a formação docente ,e do aprendizado dos alunos. Portanto, o PIBID é visto hoje, como uma solução para mudar o contexto em que estamos vivenciando seja ele político, educacional e social , porque consegue atuar de maneira significativa na melhoria do ensino , utilizando da inserção de práticas metodológicas que contribuem para ensino de história , seja com o uso da música, do cinema, de jogos didáticos, do teatro , da dança, do cordel, de hq’s , de charges , de oficinas de leitura , oficinas de produção de texto, apresentação de slides, apresentação de vídeos informativos , jogos digitais , entre outras práticas que validam e dão um novo rumo a educação . As experiências serão apresentadas de forma geral e de como essas experiências contribuem para a formação docente e para a aprendizagem dos alunos.Viemos observando resultados favoráveis no processo educativo das escolas, e concluímos que PIBID tem contribuído de forma significativa tanto para as escolas conveniadas como para a formação dos bolsistas futuros profissionais da educação. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, PIBID, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID9683_16102017205931.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MILENA DOS SANTOS XAVIER" "autor_nome_curto" => "MILENA XAVIER" "autor_email" => "milenaxavier.1712@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }