O objetivo mais esperado hoje a respeito da escola, é que essa, por sua vez, prepare e qualifique os indivíduos para recriar e intervir na sociedade de modo pleno. Porém o modelo metodológico ultrapassado, arraigado de tradicionalismo, mostra-se incapaz de satisfazer as demandas dessa clientela de alunos que ocupa nossas escolas e por isso aumentam estatisticamente os dados das mais variadas dificuldades de aprendizagem, pois o um uso errôneo das metodologias, pode influenciar potencialmente os resultados negativos ao fim do processo de ensino aprendizagem. Uma vez que sem estímulos para aprendizagem, pouca aprendizagem significativa é promovida. A psicopedagogia, ao buscar alternativas para os problemas percebidos durante o decorrer do trabalho pedagógico, enfatiza que o uso das TIC`s, tornaram-se um riquíssimo instrumento de trabalho e alternativa para um aprendizado, não só mais dinâmico, como contundente. Através deste artigo, escrito partindo de referências bibliográficas e coleta de dados, pretende-se apontar os caminhos necessários para que a escola e docentes, possam preparar de modo mais envolvente, moderno e eficaz seus alunos, entendendo estes como sujeitos dentro de um processo de ensino e aprendizagem, tornando este mesmo processo mais significativo para ambos, aluno e mediador, pois parte do que lhe és próprio. Uma vez que as tecnologias e a era digital estão plenamente inseridas em nosso contexto e são utilizadas por esta geração sem receios ou dificuldades. Contudo, podem ser um grande diferencial na evolução do processos cognitivos de alunos com dificuldades de aprendizagem, despertando o desenvolvimento da criatividade e da curiosidade para o conhecimento e os saberes sistematizados.