A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA COMO POSSIBILIDADE DE INCLUSÃO PERANTE OS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35132 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3824 "inscrito_id" => 3991 "titulo" => "A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA COMO POSSIBILIDADE DE INCLUSÃO PERANTE OS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS" "resumo" => "O objetivo deste trabalho é mostrar que o currículo escolar para a Educação de Jovens e Adultos é um documento, que assim como os documentos dos outros níveis, precisa ter uma especificidade para atingir o público a que se destina. Entender como o currículo escolar é trabalhado na EJA, levando em consideração as especificidades dos sujeitos que a compõem, delimitou o agente norteador durante a pesquisa. Conhecer profundamente o currículo para a EJA proporciona compreender como se configura essa modalidade de ensino, suas dificuldades e possibilidades no contexto atual da escola, visamos compreender que a EJA é uma modalidade de educação que se destina à inclusão escolar e ao acolhimento de sujeitos que, por diferentes motivos, foram exclusos da educação durante sua infância ou adolescência. Trabalhar com Jovens e Adultos é um grande desafio para os educadores da EJA, visto que a academia nos prepara, principalmente, para trabalhar com crianças, nesse sentido a EJA se torna um desafio ainda maior, pois esses sujeitos estão voltando para a escola, muitas vezes, após vários anos afastados dela. Então como deve ser feita a organização curricular para esses sujeitos? A partir dessa pergunta intencionamos, ao longo desse texto, discutir a importância desse currículo e mostrar que é neste documento que se sistematizam os esforços pedagógicos da escola, nele estão contidos os conteúdos que deverão ser abordados no processo de ensino-aprendizagem e a metodologia utilizada para os diferentes níveis de ensino e que sempre devem ser levados em conta diversos fatores, tais como os bairros que estão ao entorno da escola, os tipos de sujeitos que compõem a turma, seu contexto social, cultural, econômico e político." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS-EJA, SUJEITOS, CURRICULO, EDUCANDOS, EDUCANDOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA12_ID3991_16102017010004.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCINE FREITAS AVILA" "autor_nome_curto" => "FRANCINE" "autor_email" => "avilafrancine.f@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE (FURG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35132 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3824 "inscrito_id" => 3991 "titulo" => "A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA COMO POSSIBILIDADE DE INCLUSÃO PERANTE OS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS" "resumo" => "O objetivo deste trabalho é mostrar que o currículo escolar para a Educação de Jovens e Adultos é um documento, que assim como os documentos dos outros níveis, precisa ter uma especificidade para atingir o público a que se destina. Entender como o currículo escolar é trabalhado na EJA, levando em consideração as especificidades dos sujeitos que a compõem, delimitou o agente norteador durante a pesquisa. Conhecer profundamente o currículo para a EJA proporciona compreender como se configura essa modalidade de ensino, suas dificuldades e possibilidades no contexto atual da escola, visamos compreender que a EJA é uma modalidade de educação que se destina à inclusão escolar e ao acolhimento de sujeitos que, por diferentes motivos, foram exclusos da educação durante sua infância ou adolescência. Trabalhar com Jovens e Adultos é um grande desafio para os educadores da EJA, visto que a academia nos prepara, principalmente, para trabalhar com crianças, nesse sentido a EJA se torna um desafio ainda maior, pois esses sujeitos estão voltando para a escola, muitas vezes, após vários anos afastados dela. Então como deve ser feita a organização curricular para esses sujeitos? A partir dessa pergunta intencionamos, ao longo desse texto, discutir a importância desse currículo e mostrar que é neste documento que se sistematizam os esforços pedagógicos da escola, nele estão contidos os conteúdos que deverão ser abordados no processo de ensino-aprendizagem e a metodologia utilizada para os diferentes níveis de ensino e que sempre devem ser levados em conta diversos fatores, tais como os bairros que estão ao entorno da escola, os tipos de sujeitos que compõem a turma, seu contexto social, cultural, econômico e político." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS-EJA, SUJEITOS, CURRICULO, EDUCANDOS, EDUCANDOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA12_ID3991_16102017010004.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCINE FREITAS AVILA" "autor_nome_curto" => "FRANCINE" "autor_email" => "avilafrancine.f@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE (FURG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }