Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA COMO POSSIBILIDADE DE INCLUSÃO PERANTE OS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS-EJA, SUJEITOS, CURRICULO, EDUCANDOS, EDUCANDOS Comunicação Oral (CO) GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35132
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3824
    "inscrito_id" => 3991
    "titulo" => "A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA COMO POSSIBILIDADE DE INCLUSÃO PERANTE OS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS"
    "resumo" => "O objetivo deste trabalho é mostrar que o currículo escolar para a Educação de Jovens e Adultos é um documento, que assim como os documentos dos outros níveis, precisa ter uma especificidade para atingir o público a que se destina. Entender como o currículo escolar é trabalhado na EJA, levando em consideração as especificidades dos sujeitos que a compõem, delimitou o agente norteador durante a pesquisa. Conhecer profundamente o currículo para a EJA proporciona compreender como se configura essa modalidade de ensino, suas dificuldades e possibilidades no contexto atual da escola, visamos compreender que a EJA é uma modalidade de educação que se destina à inclusão escolar e ao acolhimento de sujeitos que, por diferentes motivos, foram exclusos da educação durante sua infância ou adolescência. Trabalhar com Jovens e Adultos é um grande desafio para os educadores da EJA, visto que a academia nos prepara, principalmente, para trabalhar com crianças, nesse sentido a EJA se torna um desafio ainda maior, pois esses sujeitos estão voltando para a escola, muitas vezes, após vários anos afastados dela. Então como deve ser feita a organização curricular para esses sujeitos? A partir dessa pergunta intencionamos, ao longo desse texto, discutir a importância desse currículo e mostrar que é neste documento que se sistematizam os esforços pedagógicos da escola, nele estão contidos os conteúdos que deverão ser abordados no processo de ensino-aprendizagem e a metodologia utilizada para os diferentes níveis de ensino e que sempre devem ser levados em conta diversos fatores, tais como os bairros que estão ao entorno da escola, os tipos de sujeitos que compõem a turma, seu contexto social, cultural, econômico e político."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS-EJA, SUJEITOS, CURRICULO, EDUCANDOS, EDUCANDOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA12_ID3991_16102017010004.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCINE FREITAS AVILA"
    "autor_nome_curto" => "FRANCINE"
    "autor_email" => "avilafrancine.f@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE (FURG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35132
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3824
    "inscrito_id" => 3991
    "titulo" => "A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA COMO POSSIBILIDADE DE INCLUSÃO PERANTE OS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS"
    "resumo" => "O objetivo deste trabalho é mostrar que o currículo escolar para a Educação de Jovens e Adultos é um documento, que assim como os documentos dos outros níveis, precisa ter uma especificidade para atingir o público a que se destina. Entender como o currículo escolar é trabalhado na EJA, levando em consideração as especificidades dos sujeitos que a compõem, delimitou o agente norteador durante a pesquisa. Conhecer profundamente o currículo para a EJA proporciona compreender como se configura essa modalidade de ensino, suas dificuldades e possibilidades no contexto atual da escola, visamos compreender que a EJA é uma modalidade de educação que se destina à inclusão escolar e ao acolhimento de sujeitos que, por diferentes motivos, foram exclusos da educação durante sua infância ou adolescência. Trabalhar com Jovens e Adultos é um grande desafio para os educadores da EJA, visto que a academia nos prepara, principalmente, para trabalhar com crianças, nesse sentido a EJA se torna um desafio ainda maior, pois esses sujeitos estão voltando para a escola, muitas vezes, após vários anos afastados dela. Então como deve ser feita a organização curricular para esses sujeitos? A partir dessa pergunta intencionamos, ao longo desse texto, discutir a importância desse currículo e mostrar que é neste documento que se sistematizam os esforços pedagógicos da escola, nele estão contidos os conteúdos que deverão ser abordados no processo de ensino-aprendizagem e a metodologia utilizada para os diferentes níveis de ensino e que sempre devem ser levados em conta diversos fatores, tais como os bairros que estão ao entorno da escola, os tipos de sujeitos que compõem a turma, seu contexto social, cultural, econômico e político."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS-EJA, SUJEITOS, CURRICULO, EDUCANDOS, EDUCANDOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA12_ID3991_16102017010004.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCINE FREITAS AVILA"
    "autor_nome_curto" => "FRANCINE"
    "autor_email" => "avilafrancine.f@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE (FURG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O objetivo deste trabalho é mostrar que o currículo escolar para a Educação de Jovens e Adultos é um documento, que assim como os documentos dos outros níveis, precisa ter uma especificidade para atingir o público a que se destina. Entender como o currículo escolar é trabalhado na EJA, levando em consideração as especificidades dos sujeitos que a compõem, delimitou o agente norteador durante a pesquisa. Conhecer profundamente o currículo para a EJA proporciona compreender como se configura essa modalidade de ensino, suas dificuldades e possibilidades no contexto atual da escola, visamos compreender que a EJA é uma modalidade de educação que se destina à inclusão escolar e ao acolhimento de sujeitos que, por diferentes motivos, foram exclusos da educação durante sua infância ou adolescência. Trabalhar com Jovens e Adultos é um grande desafio para os educadores da EJA, visto que a academia nos prepara, principalmente, para trabalhar com crianças, nesse sentido a EJA se torna um desafio ainda maior, pois esses sujeitos estão voltando para a escola, muitas vezes, após vários anos afastados dela. Então como deve ser feita a organização curricular para esses sujeitos? A partir dessa pergunta intencionamos, ao longo desse texto, discutir a importância desse currículo e mostrar que é neste documento que se sistematizam os esforços pedagógicos da escola, nele estão contidos os conteúdos que deverão ser abordados no processo de ensino-aprendizagem e a metodologia utilizada para os diferentes níveis de ensino e que sempre devem ser levados em conta diversos fatores, tais como os bairros que estão ao entorno da escola, os tipos de sujeitos que compõem a turma, seu contexto social, cultural, econômico e político.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.