Tendo em vista os desafios e possibilidades da inclusão dos transgêneros na educação brasileira, podemos sinalizar os grandes entraves como a necessidade de uma formação adequada para os profissionais em educação, junto com as famílias envolvidas, pois a falta de conhecimento é enorme para ambos, dificultando assim o trabalho da conscientização e inclusão nas instituições de ensino, sendo um lugar onde o preconceito e a discriminação acontece através do Bullyng e se estende muitas vezes a opressões por parte da falta de informações e de um trabalho Político Pedagógico Curricular interativo. Dessa forma o presente trabalho tem o objetivo de esclarecer à importância de se trabalhar na educação com certa urgência a inclusão como parte integrada no programa Político Curricular, se tratando de modo particular os transgêneros, não deixando de elencar o porquê acorre essas construções identitária, que é causa de muita polêmica, estudos e curiosidades sobre essa temática. Mediante o objetivo almejado para este artigo, foi feito uma pesquisa bibliográfica em torno do tema, como forma de se obter maior ênfase na discussão atual da temática em meio à realidade que se tem vivenciado. Concluímos que a escola enquanto um meio inclusivo na sociedade no qual deseja-se ocupar um lugar de privilégio, não se pode ignorar nenhum público. E tem de se incluir, para garantir desenvolvimento de todos os seus alunos, independente de qual gênero sejam eles, inclusive daqueles meninos que nasceram meninas, e meninas que nasceram meninos, e todos aqueles meninos e meninas., que em ambas as partes todos lutam em busca de um mesmo objetivo, em descobrir suas próprias identidades e a caminharem pela vida, com a liberdade de exercerem a sua própria opinião, e se adequarem aos seus próprios modos de viver e assegura sempre o respeito de todos.