Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO POPULAR: UM OLHAR SIGNIFICATIVO NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA EJA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, EDUCAÇÃO POPULAR, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA Comunicação Oral (CO) GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36290
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3984
    "inscrito_id" => 288
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO POPULAR: UM OLHAR SIGNIFICATIVO NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA EJA"
    "resumo" => "Compreendemos a educação popular como uma possibilidade de desenvolvimento de educação que se importa com a condição social dos educandos, buscando englobar no processo de aprendizagem a realidade a qual fazem parte. Busca trazer os conhecimentos dos sujeitos para a sala de aula e desenvolver os saberes informais através da educação considerada formal. Consideramos necessária a Educação Popular como base para o aprimoramento da prática educativa na Educação de Jovens e Adultos. Abordamos neste trabalho os conceitos de Educação Popular e EJA ressaltando a significatividade que deve ser considerada nos processos de ensino e aprendizagem. Repensamos a importância do educador nesse processo e sua influência para que a educação seja eficaz. O projeto escolar foi uma atividade desenvolvida a partir do Projeto PET - Conexões de Saberes da Universidade Federal da Paraíba-UFPB, no qual procuramos abordar a utilização de gêneros textuais na EJA (pesquisados em artigos, livros e vídeos acerca da temática) como forma de nos nortear para desenvolver com esses sujeitos a leitura e escrita. Relatamos nossa prática educativa realizada em três escolas distintas, mas que possuíam os mesmos objetivos. No projeto escolar procuramos trazer concepções pertencentes à Educação Popular como forma de sustentarmos a prática na EJA. Com base nas discussões desenvolvidas no projeto PET e ideias de Paulo Freire, encontrarmos na teoria a base para repensarmos a prática. O aprendizado adquirido foi bastante relevante para refletirmos sobre a nossa prática pedagógica e servir de reflexão para outros docentes também, contribuindo para repensarmos a educação atual de forma mais ampliada."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, EDUCAÇÃO POPULAR, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA12_ID288_16102017144341.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ERICA LIRA ALBUQUERQUE DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "ERICA LIRA"
    "autor_email" => "ERICA.LIRA.1819@GMAIL.COM"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36290
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3984
    "inscrito_id" => 288
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO POPULAR: UM OLHAR SIGNIFICATIVO NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA EJA"
    "resumo" => "Compreendemos a educação popular como uma possibilidade de desenvolvimento de educação que se importa com a condição social dos educandos, buscando englobar no processo de aprendizagem a realidade a qual fazem parte. Busca trazer os conhecimentos dos sujeitos para a sala de aula e desenvolver os saberes informais através da educação considerada formal. Consideramos necessária a Educação Popular como base para o aprimoramento da prática educativa na Educação de Jovens e Adultos. Abordamos neste trabalho os conceitos de Educação Popular e EJA ressaltando a significatividade que deve ser considerada nos processos de ensino e aprendizagem. Repensamos a importância do educador nesse processo e sua influência para que a educação seja eficaz. O projeto escolar foi uma atividade desenvolvida a partir do Projeto PET - Conexões de Saberes da Universidade Federal da Paraíba-UFPB, no qual procuramos abordar a utilização de gêneros textuais na EJA (pesquisados em artigos, livros e vídeos acerca da temática) como forma de nos nortear para desenvolver com esses sujeitos a leitura e escrita. Relatamos nossa prática educativa realizada em três escolas distintas, mas que possuíam os mesmos objetivos. No projeto escolar procuramos trazer concepções pertencentes à Educação Popular como forma de sustentarmos a prática na EJA. Com base nas discussões desenvolvidas no projeto PET e ideias de Paulo Freire, encontrarmos na teoria a base para repensarmos a prática. O aprendizado adquirido foi bastante relevante para refletirmos sobre a nossa prática pedagógica e servir de reflexão para outros docentes também, contribuindo para repensarmos a educação atual de forma mais ampliada."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, EDUCAÇÃO POPULAR, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA12_ID288_16102017144341.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ERICA LIRA ALBUQUERQUE DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "ERICA LIRA"
    "autor_email" => "ERICA.LIRA.1819@GMAIL.COM"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Compreendemos a educação popular como uma possibilidade de desenvolvimento de educação que se importa com a condição social dos educandos, buscando englobar no processo de aprendizagem a realidade a qual fazem parte. Busca trazer os conhecimentos dos sujeitos para a sala de aula e desenvolver os saberes informais através da educação considerada formal. Consideramos necessária a Educação Popular como base para o aprimoramento da prática educativa na Educação de Jovens e Adultos. Abordamos neste trabalho os conceitos de Educação Popular e EJA ressaltando a significatividade que deve ser considerada nos processos de ensino e aprendizagem. Repensamos a importância do educador nesse processo e sua influência para que a educação seja eficaz. O projeto escolar foi uma atividade desenvolvida a partir do Projeto PET - Conexões de Saberes da Universidade Federal da Paraíba-UFPB, no qual procuramos abordar a utilização de gêneros textuais na EJA (pesquisados em artigos, livros e vídeos acerca da temática) como forma de nos nortear para desenvolver com esses sujeitos a leitura e escrita. Relatamos nossa prática educativa realizada em três escolas distintas, mas que possuíam os mesmos objetivos. No projeto escolar procuramos trazer concepções pertencentes à Educação Popular como forma de sustentarmos a prática na EJA. Com base nas discussões desenvolvidas no projeto PET e ideias de Paulo Freire, encontrarmos na teoria a base para repensarmos a prática. O aprendizado adquirido foi bastante relevante para refletirmos sobre a nossa prática pedagógica e servir de reflexão para outros docentes também, contribuindo para repensarmos a educação atual de forma mais ampliada.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Comentários

Por que meu comentário não aparece?
  • Verônica Leal

    Ótimo

    11/07/2021 06:17:20

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.