CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO POPULAR: UM OLHAR SIGNIFICATIVO NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA EJA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36290 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3984 "inscrito_id" => 288 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO POPULAR: UM OLHAR SIGNIFICATIVO NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA EJA" "resumo" => "Compreendemos a educação popular como uma possibilidade de desenvolvimento de educação que se importa com a condição social dos educandos, buscando englobar no processo de aprendizagem a realidade a qual fazem parte. Busca trazer os conhecimentos dos sujeitos para a sala de aula e desenvolver os saberes informais através da educação considerada formal. Consideramos necessária a Educação Popular como base para o aprimoramento da prática educativa na Educação de Jovens e Adultos. Abordamos neste trabalho os conceitos de Educação Popular e EJA ressaltando a significatividade que deve ser considerada nos processos de ensino e aprendizagem. Repensamos a importância do educador nesse processo e sua influência para que a educação seja eficaz. O projeto escolar foi uma atividade desenvolvida a partir do Projeto PET - Conexões de Saberes da Universidade Federal da Paraíba-UFPB, no qual procuramos abordar a utilização de gêneros textuais na EJA (pesquisados em artigos, livros e vídeos acerca da temática) como forma de nos nortear para desenvolver com esses sujeitos a leitura e escrita. Relatamos nossa prática educativa realizada em três escolas distintas, mas que possuíam os mesmos objetivos. No projeto escolar procuramos trazer concepções pertencentes à Educação Popular como forma de sustentarmos a prática na EJA. Com base nas discussões desenvolvidas no projeto PET e ideias de Paulo Freire, encontrarmos na teoria a base para repensarmos a prática. O aprendizado adquirido foi bastante relevante para refletirmos sobre a nossa prática pedagógica e servir de reflexão para outros docentes também, contribuindo para repensarmos a educação atual de forma mais ampliada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, EDUCAÇÃO POPULAR, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA12_ID288_16102017144341.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERICA LIRA ALBUQUERQUE DE LIMA" "autor_nome_curto" => "ERICA LIRA" "autor_email" => "ERICA.LIRA.1819@GMAIL.COM" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36290 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3984 "inscrito_id" => 288 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO POPULAR: UM OLHAR SIGNIFICATIVO NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA EJA" "resumo" => "Compreendemos a educação popular como uma possibilidade de desenvolvimento de educação que se importa com a condição social dos educandos, buscando englobar no processo de aprendizagem a realidade a qual fazem parte. Busca trazer os conhecimentos dos sujeitos para a sala de aula e desenvolver os saberes informais através da educação considerada formal. Consideramos necessária a Educação Popular como base para o aprimoramento da prática educativa na Educação de Jovens e Adultos. Abordamos neste trabalho os conceitos de Educação Popular e EJA ressaltando a significatividade que deve ser considerada nos processos de ensino e aprendizagem. Repensamos a importância do educador nesse processo e sua influência para que a educação seja eficaz. O projeto escolar foi uma atividade desenvolvida a partir do Projeto PET - Conexões de Saberes da Universidade Federal da Paraíba-UFPB, no qual procuramos abordar a utilização de gêneros textuais na EJA (pesquisados em artigos, livros e vídeos acerca da temática) como forma de nos nortear para desenvolver com esses sujeitos a leitura e escrita. Relatamos nossa prática educativa realizada em três escolas distintas, mas que possuíam os mesmos objetivos. No projeto escolar procuramos trazer concepções pertencentes à Educação Popular como forma de sustentarmos a prática na EJA. Com base nas discussões desenvolvidas no projeto PET e ideias de Paulo Freire, encontrarmos na teoria a base para repensarmos a prática. O aprendizado adquirido foi bastante relevante para refletirmos sobre a nossa prática pedagógica e servir de reflexão para outros docentes também, contribuindo para repensarmos a educação atual de forma mais ampliada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, EDUCAÇÃO POPULAR, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA12_ID288_16102017144341.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERICA LIRA ALBUQUERQUE DE LIMA" "autor_nome_curto" => "ERICA LIRA" "autor_email" => "ERICA.LIRA.1819@GMAIL.COM" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }