O SENTIDO DO TRABALHO NA VIDA DAS PESSOAS: UMA ANÁLISE À LUZ DA FORMAÇÃO CONTINUADA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37925 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2351 "inscrito_id" => 7589 "titulo" => "O SENTIDO DO TRABALHO NA VIDA DAS PESSOAS: UMA ANÁLISE À LUZ DA FORMAÇÃO CONTINUADA" "resumo" => "O presente trabalho se propõe a levantar algumas discussões sobre o sentido do trabalho na vida das pessoas e que importância a formação continuada ocupa no desenvolvimento pessoal e profissional. Com uma breve revisão bibliográfica em segmentos como educação, psicologia, administração e sociologia, o estudo tem objetivo de trazer o debate a partir de alguns conceitos acerca do sentido do trabalho, fazendo um contraponto entre as concepções de determinados estudiosos do assunto. O significado de trabalho, desde os primórdios da sociedade em produção, é analisado e discutido por diversos autores e tantos outros profissionais. E inúmeras questões são levantadas em estudos correlatos e em algumas pesquisas. Que espaço o trabalho tem na vida dos indivíduos? O trabalho é uma fonte de realização pessoal? Pode ser um potencial de realização profissional? É um objetivo de vida ou somente uma função social? O trabalho pode ser alienante ou fetichizado? A busca pela formação continuada pode trazer prazer ou sofrimento para o indivíduo? A aprendizagem organizacional contribui para o desenvolvimento pessoal e profissional? Estas são algumas questões que este artigo está disposto a discutir. A metodologia utilizada será revisão bibliográfica e uma pesquisa quantitativa. Uma incursão aos estudiosos do tema, buscando revisar seu posicionamento e sua ótica acerca do tema, caracteriza a revisão da literatura. Além da aplicação de pesquisa quantitativa, utilizando como instrumento de pesquisa, um questionário online, através de rede social, com público diverso. O resultado final foi gratificante com diversas possibilidades de análise a partir do cruzamento das variáveis. Com isso, pretende-se oferecer uma pequena contribuição para a compreensão do significado do trabalho na vida das pessoas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas" "palavra_chave" => "SENTIDO DO TRABALHO, FORMAÇÃO CONTINUADA, SIGNIFICAÇÃO DE TRABALHO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA12_ID7589_11092017212408.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MÁRCIA AMARAL CORRÊA DE MORAES" "autor_nome_curto" => "MÁRCIA MORAES" "autor_email" => "marcia.moraes@poa.ifrs.ed" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL (IFRS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37925 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2351 "inscrito_id" => 7589 "titulo" => "O SENTIDO DO TRABALHO NA VIDA DAS PESSOAS: UMA ANÁLISE À LUZ DA FORMAÇÃO CONTINUADA" "resumo" => "O presente trabalho se propõe a levantar algumas discussões sobre o sentido do trabalho na vida das pessoas e que importância a formação continuada ocupa no desenvolvimento pessoal e profissional. Com uma breve revisão bibliográfica em segmentos como educação, psicologia, administração e sociologia, o estudo tem objetivo de trazer o debate a partir de alguns conceitos acerca do sentido do trabalho, fazendo um contraponto entre as concepções de determinados estudiosos do assunto. O significado de trabalho, desde os primórdios da sociedade em produção, é analisado e discutido por diversos autores e tantos outros profissionais. E inúmeras questões são levantadas em estudos correlatos e em algumas pesquisas. Que espaço o trabalho tem na vida dos indivíduos? O trabalho é uma fonte de realização pessoal? Pode ser um potencial de realização profissional? É um objetivo de vida ou somente uma função social? O trabalho pode ser alienante ou fetichizado? A busca pela formação continuada pode trazer prazer ou sofrimento para o indivíduo? A aprendizagem organizacional contribui para o desenvolvimento pessoal e profissional? Estas são algumas questões que este artigo está disposto a discutir. A metodologia utilizada será revisão bibliográfica e uma pesquisa quantitativa. Uma incursão aos estudiosos do tema, buscando revisar seu posicionamento e sua ótica acerca do tema, caracteriza a revisão da literatura. Além da aplicação de pesquisa quantitativa, utilizando como instrumento de pesquisa, um questionário online, através de rede social, com público diverso. O resultado final foi gratificante com diversas possibilidades de análise a partir do cruzamento das variáveis. Com isso, pretende-se oferecer uma pequena contribuição para a compreensão do significado do trabalho na vida das pessoas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas" "palavra_chave" => "SENTIDO DO TRABALHO, FORMAÇÃO CONTINUADA, SIGNIFICAÇÃO DE TRABALHO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA12_ID7589_11092017212408.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MÁRCIA AMARAL CORRÊA DE MORAES" "autor_nome_curto" => "MÁRCIA MORAES" "autor_email" => "marcia.moraes@poa.ifrs.ed" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL (IFRS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }