Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O RESPEITO À DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM CAMINHO PARA A CONSTRUÇÃO DE SABERES E PRÁTICAS.

Palavra-chaves: DIVERSIDADE, PRÁTICA PEDAGÓGICA, EDUCAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37921
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1879
    "inscrito_id" => 4220
    "titulo" => "O RESPEITO À DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM CAMINHO PARA A CONSTRUÇÃO DE SABERES E PRÁTICAS."
    "resumo" => "Este artigo tem por objetivo realizar uma discussão acerca do respeito a diversidade na Educação de Jovens e Adultos como um caminho para a construção de saberes e práticas pedagógicas que contemplem toda a diversidade presente no ambiente escolar. Nos dias atuais a diversidade é um tema recorrente no espaço escolar, respeitar e colocar em pauta esse tema é dar oportunidade para que nossos jovens e adultos (as) construam seu processo de ensino aprendizado de maneira autônoma e inclusiva. Para a fundamentação teórica deste trabalho revisitamos alguns artigos de periódicos e livros de pesquisadores que tratam do tema proposto neste artigo e fazem reflexões acerca da diversidade no espaço escolar. Buscamos através da pesquisa bibliográfica construir uma linha de pensamento para justificar a nossa proposta de que um processo de ensino aprendizado inclusivo na EJA passa pelo respeito as especificidades que envolve esta modalidade de ensino. Respeito este que precisa estar articulado com o currículo e o Projeto Político Pedagógico da Escola para promover uma educação inclusiva e significativa. O currículo oculto que permeia o ambiente escolar também deve ser levado em consideração no planejamento das ações educativas. A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino onde se faz necessário reconhecer o direito a uma escolarização que permeia os saberes e vivências presentes nas histórias coletivas e individuais dos estudantes. Estas histórias possuem uma diversidade que necessita permear as práticas pedagógicas propostas para a sala de aula. Os professores e professoras de EJA devem estar antenados com as transformações que cercam o ambiente escolar, precisam dar significado para o processo de ensinar e aprender. Devem estar compromissados com o fazer e refazer pedagógico constante, para que os jovens e adultos (as) permaneçam nas escolas e acreditem que, o que aprendem no espaço escolar vai ser utilizado em suas vidas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas"
    "palavra_chave" => "DIVERSIDADE, PRÁTICA PEDAGÓGICA, EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA12_ID4220_11092017142049.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARLEN CRISTINA MENDES LEANDRO"
    "autor_nome_curto" => "MARLEN LEANDRO"
    "autor_email" => "marlenleandro@hotmail.com"
    "autor_ies" => "0000"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37921
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1879
    "inscrito_id" => 4220
    "titulo" => "O RESPEITO À DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM CAMINHO PARA A CONSTRUÇÃO DE SABERES E PRÁTICAS."
    "resumo" => "Este artigo tem por objetivo realizar uma discussão acerca do respeito a diversidade na Educação de Jovens e Adultos como um caminho para a construção de saberes e práticas pedagógicas que contemplem toda a diversidade presente no ambiente escolar. Nos dias atuais a diversidade é um tema recorrente no espaço escolar, respeitar e colocar em pauta esse tema é dar oportunidade para que nossos jovens e adultos (as) construam seu processo de ensino aprendizado de maneira autônoma e inclusiva. Para a fundamentação teórica deste trabalho revisitamos alguns artigos de periódicos e livros de pesquisadores que tratam do tema proposto neste artigo e fazem reflexões acerca da diversidade no espaço escolar. Buscamos através da pesquisa bibliográfica construir uma linha de pensamento para justificar a nossa proposta de que um processo de ensino aprendizado inclusivo na EJA passa pelo respeito as especificidades que envolve esta modalidade de ensino. Respeito este que precisa estar articulado com o currículo e o Projeto Político Pedagógico da Escola para promover uma educação inclusiva e significativa. O currículo oculto que permeia o ambiente escolar também deve ser levado em consideração no planejamento das ações educativas. A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino onde se faz necessário reconhecer o direito a uma escolarização que permeia os saberes e vivências presentes nas histórias coletivas e individuais dos estudantes. Estas histórias possuem uma diversidade que necessita permear as práticas pedagógicas propostas para a sala de aula. Os professores e professoras de EJA devem estar antenados com as transformações que cercam o ambiente escolar, precisam dar significado para o processo de ensinar e aprender. Devem estar compromissados com o fazer e refazer pedagógico constante, para que os jovens e adultos (as) permaneçam nas escolas e acreditem que, o que aprendem no espaço escolar vai ser utilizado em suas vidas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas"
    "palavra_chave" => "DIVERSIDADE, PRÁTICA PEDAGÓGICA, EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA12_ID4220_11092017142049.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARLEN CRISTINA MENDES LEANDRO"
    "autor_nome_curto" => "MARLEN LEANDRO"
    "autor_email" => "marlenleandro@hotmail.com"
    "autor_ies" => "0000"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Este artigo tem por objetivo realizar uma discussão acerca do respeito a diversidade na Educação de Jovens e Adultos como um caminho para a construção de saberes e práticas pedagógicas que contemplem toda a diversidade presente no ambiente escolar. Nos dias atuais a diversidade é um tema recorrente no espaço escolar, respeitar e colocar em pauta esse tema é dar oportunidade para que nossos jovens e adultos (as) construam seu processo de ensino aprendizado de maneira autônoma e inclusiva. Para a fundamentação teórica deste trabalho revisitamos alguns artigos de periódicos e livros de pesquisadores que tratam do tema proposto neste artigo e fazem reflexões acerca da diversidade no espaço escolar. Buscamos através da pesquisa bibliográfica construir uma linha de pensamento para justificar a nossa proposta de que um processo de ensino aprendizado inclusivo na EJA passa pelo respeito as especificidades que envolve esta modalidade de ensino. Respeito este que precisa estar articulado com o currículo e o Projeto Político Pedagógico da Escola para promover uma educação inclusiva e significativa. O currículo oculto que permeia o ambiente escolar também deve ser levado em consideração no planejamento das ações educativas. A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino onde se faz necessário reconhecer o direito a uma escolarização que permeia os saberes e vivências presentes nas histórias coletivas e individuais dos estudantes. Estas histórias possuem uma diversidade que necessita permear as práticas pedagógicas propostas para a sala de aula. Os professores e professoras de EJA devem estar antenados com as transformações que cercam o ambiente escolar, precisam dar significado para o processo de ensinar e aprender. Devem estar compromissados com o fazer e refazer pedagógico constante, para que os jovens e adultos (as) permaneçam nas escolas e acreditem que, o que aprendem no espaço escolar vai ser utilizado em suas vidas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.