O REDUCIONISMO DO PAPEL DA EDUCAÇÃO ESCOLAR COMO MEIO DE ASCENSÃO SOCIAL NA VISÃO DOS ESTUDANTES PATOENSES SOBRE A ESCOLA: APONTAMENTOS SOCIOLÓGICOS
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37917 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3570 "inscrito_id" => 7048 "titulo" => "O REDUCIONISMO DO PAPEL DA EDUCAÇÃO ESCOLAR COMO MEIO DE ASCENSÃO SOCIAL NA VISÃO DOS ESTUDANTES PATOENSES SOBRE A ESCOLA: APONTAMENTOS SOCIOLÓGICOS" "resumo" => "O objetivo do presente artigo está centrado na identificação e análise da percepção dos estudantes do município de São João dos Patos – MA sobre a escola e o seu papel. Para tanto, faremos uso de alguns dados de uma pesquisa mais ampla realizada em 2016 no âmbito da disciplina Sociologia da Educação. A pesquisa inicial foi realizada pelos alunos e alunas do 2º período do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) – Campus São João dos Patos, sob a coordenação do orientador do presente artigo, também professor da disciplina no Campus. Para nos guiar na interpretação dos dados e no debate relativo às questões advindas dos resultados, faremos uso de algumas considerações sociológicas presentes no debate da Sociologia da Educação, a saber, ideias dos teóricos do paradigma do consenso e do conflito a respeito da educação escolar. A metodologia se caracterizou como de natureza quantitativa, sendo os dados coletados a partir de um questionário estruturado que contou com um total de 130 estudantes entrevistados nas escolas públicas e privadas de ensino fundamental do município supracitado. O perfil dos sujeitos da pesquisa foi recortado a partir das seguintes características: estudantes do 9ª ano do ensino fundamental; metade das entrevistadas do sexo feminino e a outra metade do sexo masculino; adolescentes com idade entre 13 e 14 anos. Para o alcance do objetivo deste artigo fizemos um recorte da pesquisa mais ampla e selecionamos para tabulação apenas uma questão e uma afirmativa. Após o processo de tabulação dos dados, obtivemos resultados bastante expressivos e preocupantes sobre a principal motivação dos estudantes para estar na escola e a visão deles com relação ao papel da educação escolar, tendo como primeira conclusão o fato dos estudantes possuírem uma visão extremamente utilitarista da escola. A partir da análise dos dados, ficou tragicamente evidenciado que a motivação principal dos nossos adolescentes para frequentar a escola está ligada à interesses particulares de ascensão social e que para eles o papel primordial da escola é treiná-los para o mercado de trabalho." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => "ESTUDANTES, ESCOLA, ASCENSÃO SOCIAL, SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA4_ID7048_14102017154505.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JARDEL LIMA GUIMARÃES " "autor_nome_curto" => "JARDEL LIMA " "autor_email" => "jardel.guimaraes.sjp@gmai" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37917 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3570 "inscrito_id" => 7048 "titulo" => "O REDUCIONISMO DO PAPEL DA EDUCAÇÃO ESCOLAR COMO MEIO DE ASCENSÃO SOCIAL NA VISÃO DOS ESTUDANTES PATOENSES SOBRE A ESCOLA: APONTAMENTOS SOCIOLÓGICOS" "resumo" => "O objetivo do presente artigo está centrado na identificação e análise da percepção dos estudantes do município de São João dos Patos – MA sobre a escola e o seu papel. Para tanto, faremos uso de alguns dados de uma pesquisa mais ampla realizada em 2016 no âmbito da disciplina Sociologia da Educação. A pesquisa inicial foi realizada pelos alunos e alunas do 2º período do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) – Campus São João dos Patos, sob a coordenação do orientador do presente artigo, também professor da disciplina no Campus. Para nos guiar na interpretação dos dados e no debate relativo às questões advindas dos resultados, faremos uso de algumas considerações sociológicas presentes no debate da Sociologia da Educação, a saber, ideias dos teóricos do paradigma do consenso e do conflito a respeito da educação escolar. A metodologia se caracterizou como de natureza quantitativa, sendo os dados coletados a partir de um questionário estruturado que contou com um total de 130 estudantes entrevistados nas escolas públicas e privadas de ensino fundamental do município supracitado. O perfil dos sujeitos da pesquisa foi recortado a partir das seguintes características: estudantes do 9ª ano do ensino fundamental; metade das entrevistadas do sexo feminino e a outra metade do sexo masculino; adolescentes com idade entre 13 e 14 anos. Para o alcance do objetivo deste artigo fizemos um recorte da pesquisa mais ampla e selecionamos para tabulação apenas uma questão e uma afirmativa. Após o processo de tabulação dos dados, obtivemos resultados bastante expressivos e preocupantes sobre a principal motivação dos estudantes para estar na escola e a visão deles com relação ao papel da educação escolar, tendo como primeira conclusão o fato dos estudantes possuírem uma visão extremamente utilitarista da escola. A partir da análise dos dados, ficou tragicamente evidenciado que a motivação principal dos nossos adolescentes para frequentar a escola está ligada à interesses particulares de ascensão social e que para eles o papel primordial da escola é treiná-los para o mercado de trabalho." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => "ESTUDANTES, ESCOLA, ASCENSÃO SOCIAL, SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA4_ID7048_14102017154505.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JARDEL LIMA GUIMARÃES " "autor_nome_curto" => "JARDEL LIMA " "autor_email" => "jardel.guimaraes.sjp@gmai" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }