Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A UTILIZAÇÃO DAS TIC’S DIGITAIS NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Palavra-chaves: TIC’S, ENSINO, APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35641
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 219
    "inscrito_id" => 3310
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DAS TIC’S DIGITAIS NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA"
    "resumo" => "Frente o grande uso das tecnologias da informação e comunicação em especial das digitais no processo de ensino e aprendizagem na atualidade no âmbito educacional. O presente trabalho tem como principal objetivo realizar uma revisão sistemática com o intuito de analisar as TIC’s no processo de ensino e aprendizagem e as influências das mesmas nos processos citados, seja na educação básica ou no ensino superior. A revisão sistemática foi realizada no banco de dados da Scielo através da combinação dos descritores TIC’S e Educação nos idiomas português e inglês, na área temática de educação e pesquisa educacional. Foram incluídos todos os artigos originais indexados, estudos de caso ou observacionais realizados no âmbito educacional. Foram excluídos artigos duplicados e trabalhos fora do âmbito da educação. Após aplicação dos critérios de inclusão foram selecionados quatro (04) trabalhos para leitura na integra e avaliação dos métodos e principais resultados. Os trabalhos avaliados consideram que o quadro interativo apresenta uma relativa melhora no processo ensino e aprendizagem dos alunos no ensino da matemática, a revisão apontou também contribuições que viabilizam a apreensão do conhecimento por meio dos recursos tecnológicos para os alunos do curso de Direito por meio de criação de blogs para registro das atividades, gerando o desenvolvimento criativo e inovador nos estudantes possibilitando um aperfeiçoamento profissional e uma melhora  na aprendizagem, bem como foi observado que as TIC’s como jogos e vídeos didáticos são citadas como elementos para motivação dos alunos no processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos. Assim devemos destacar que a integração das TIC’s como recursos no processo de ensino e aprendizagem, podem sim, estimular os escolares para que sejam auto diretivos e mais ativos na construção da sua aprendizagem. Porém essas ferramentas devem ser direcionadas e planejadas pelos professores pedagogicamente para que as mesmas não passem a tornassem meramente atividades de lazer."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "TIC’S, ENSINO, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID3310_10072017160119.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISAAC TEIXEIRA DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "ISAAC TEIXEIRA"
    "autor_email" => "isaacteixeiraa@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE PARAÍSO DO CEARÁ (FAP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35641
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 219
    "inscrito_id" => 3310
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DAS TIC’S DIGITAIS NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA"
    "resumo" => "Frente o grande uso das tecnologias da informação e comunicação em especial das digitais no processo de ensino e aprendizagem na atualidade no âmbito educacional. O presente trabalho tem como principal objetivo realizar uma revisão sistemática com o intuito de analisar as TIC’s no processo de ensino e aprendizagem e as influências das mesmas nos processos citados, seja na educação básica ou no ensino superior. A revisão sistemática foi realizada no banco de dados da Scielo através da combinação dos descritores TIC’S e Educação nos idiomas português e inglês, na área temática de educação e pesquisa educacional. Foram incluídos todos os artigos originais indexados, estudos de caso ou observacionais realizados no âmbito educacional. Foram excluídos artigos duplicados e trabalhos fora do âmbito da educação. Após aplicação dos critérios de inclusão foram selecionados quatro (04) trabalhos para leitura na integra e avaliação dos métodos e principais resultados. Os trabalhos avaliados consideram que o quadro interativo apresenta uma relativa melhora no processo ensino e aprendizagem dos alunos no ensino da matemática, a revisão apontou também contribuições que viabilizam a apreensão do conhecimento por meio dos recursos tecnológicos para os alunos do curso de Direito por meio de criação de blogs para registro das atividades, gerando o desenvolvimento criativo e inovador nos estudantes possibilitando um aperfeiçoamento profissional e uma melhora  na aprendizagem, bem como foi observado que as TIC’s como jogos e vídeos didáticos são citadas como elementos para motivação dos alunos no processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos. Assim devemos destacar que a integração das TIC’s como recursos no processo de ensino e aprendizagem, podem sim, estimular os escolares para que sejam auto diretivos e mais ativos na construção da sua aprendizagem. Porém essas ferramentas devem ser direcionadas e planejadas pelos professores pedagogicamente para que as mesmas não passem a tornassem meramente atividades de lazer."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "TIC’S, ENSINO, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID3310_10072017160119.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISAAC TEIXEIRA DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "ISAAC TEIXEIRA"
    "autor_email" => "isaacteixeiraa@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE PARAÍSO DO CEARÁ (FAP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Frente o grande uso das tecnologias da informação e comunicação em especial das digitais no processo de ensino e aprendizagem na atualidade no âmbito educacional. O presente trabalho tem como principal objetivo realizar uma revisão sistemática com o intuito de analisar as TIC’s no processo de ensino e aprendizagem e as influências das mesmas nos processos citados, seja na educação básica ou no ensino superior. A revisão sistemática foi realizada no banco de dados da Scielo através da combinação dos descritores TIC’S e Educação nos idiomas português e inglês, na área temática de educação e pesquisa educacional. Foram incluídos todos os artigos originais indexados, estudos de caso ou observacionais realizados no âmbito educacional. Foram excluídos artigos duplicados e trabalhos fora do âmbito da educação. Após aplicação dos critérios de inclusão foram selecionados quatro (04) trabalhos para leitura na integra e avaliação dos métodos e principais resultados. Os trabalhos avaliados consideram que o quadro interativo apresenta uma relativa melhora no processo ensino e aprendizagem dos alunos no ensino da matemática, a revisão apontou também contribuições que viabilizam a apreensão do conhecimento por meio dos recursos tecnológicos para os alunos do curso de Direito por meio de criação de blogs para registro das atividades, gerando o desenvolvimento criativo e inovador nos estudantes possibilitando um aperfeiçoamento profissional e uma melhora na aprendizagem, bem como foi observado que as TIC’s como jogos e vídeos didáticos são citadas como elementos para motivação dos alunos no processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos. Assim devemos destacar que a integração das TIC’s como recursos no processo de ensino e aprendizagem, podem sim, estimular os escolares para que sejam auto diretivos e mais ativos na construção da sua aprendizagem. Porém essas ferramentas devem ser direcionadas e planejadas pelos professores pedagogicamente para que as mesmas não passem a tornassem meramente atividades de lazer.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.