Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A LEITURA LITERÁRIA COMO FERRAMENTA DE EMANCIPAÇÃO SOCIAL.

Palavra-chaves: LITERATURA, TEXTO LITERÁRIO, EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL, FORMAÇÃO HUMANA Comunicação Oral (CO) GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Este artigo trata sobre a importância da literatura para a formação de leitores críticos, atividade de mediação de leitura desenvolvida em uma biblioteca comunitária na cidade do Recife com crianças de seis a onze anos a partir da vivência das três funções atribuídas ao texto literário: deleite, reflexão e transformação, bem como os aspectos elencados e discutidos em torno da obra A Moça Tecelã, de Marina Colasanti e outras, também, valiosas obras literárias. A seleção das obras lidas não se dava ao acaso, cuidávamos de escolher as obras que possibilitassem as crianças e adolescentes grandes experiência com a literatura, quer seja pelo choro, quer seja pelo riso. Os critérios de seleção das obras variavam entre a qualidades das ilustrações, das narrativas e a adequação à faixa etária. A Biblioteca Comunitária do Poço da Panela foi idealizada e fundada em 2011 tendo por objetivo a promoção do acesso ao livro literário para crianças e adolescentes da RPA - Região Político Administrativa - 03 da Cidade do Recife, trata-se, portanto, de um público bastante diversificado no que se refere a classe sócio-político-econômica. A nossa inserção neste espaço se dar, curiosamente, em no dia 18 de abril de 2015 (dia nacional do livro) e até a data de 18 de abril de 2017 foram lidos mais de 35 livros literários infanto-juvenis. Os dados obtidos permitem afirmar que o texto literário, principalmente, o livro em tela é fomento para o desenvolvimento de leitores ativos e reflexivos e poderosa ferramenta no processo de emancipação dos nossos leitores.

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