, Cristiannelopes. Uma reflexão sobre a prática pedagógica do professor mediador. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/38819>. Acesso em: 05/11/2024 05:08
Este trabalho apresenta os pormenores de uma intervenção didática desenvolvida em sala de aula, a partir da teoria de Vygotsky a fim de propor uma prática pedagógica norteada nos princípios construtivista sócio- interacionista para o ensino das regras ortográficas contextuais em sala de aula assim como também os estudos de Morais (1999 e 2000), investigando dos resultados alcançados em situação de aprendizagem do conteúdo mencionado, o estudo foi realizado com duas professoras aplicado nas turmas do 2º ano do ciclo de alfabetização (40 estudantes) do ensino fundamental da Rede Privada no município de Recife. Diante das práticas tradicionais na abordagem de ensino referente a língua portuguesa mas especificamente ortografia não permitem que o aluno reflita, criem hjpóteses, interajam. A partir da necessidade de mediar essa relação do ensino aprendizagem vimos a necessidade de estimular a criança a refletir e discutir para que pudesse construir, compreender e explicitar os princípios ortográficos, capacitando a utilizá-lo com maior propriedade, redimencionando o papel do professor mediador entre o ensino aprendizagem. Metodologia qualitativa, no sentido lato, refere-se a pesquisa que produz dados descritivos: palavras tanto escritas como faladas, assim como comportamentos observáveis das pessoas. Minayo (2003) refere-se à pesquisa qualitativa como métodos e técnicas de observação, análise e interpretação de atributos, padrões, características e significado do fenômeno em estudo. De modo geral, a metodologia qualitativa enfatiza a importância de se conhecer, entender e interpretar acuradamente a natureza das situações e eventos quer sejam eles, passados ou presentes. Os estudos realizados na fundamentação teórica e na vivência do processo de ação-reflexão-ação das professoras do Ensino Fundamental, possibilitaram retirar da prática alguns ensinamentos que apontaram para: a necessidade da formação contínua para os professores, dando condições para que estes profissionais possam ser competentes na sua prática e o reconhecimento das contribuições e reconstrução do fazer pedagógico e consequentemente, do espaço escolar.