JANE EYRE EM SALA DE AULA:
UMA EXPERIÊNCIA DESCOLONIZADORA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37265 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4368 "inscrito_id" => 10172 "titulo" => """ JANE EYRE EM SALA DE AULA: \r\n UMA EXPERIÊNCIA DESCOLONIZADORA """ "resumo" => "Resumo: Discute-se bastante, no atual contexto educacional, o fato de que muitos alunos ainda não consolidaram o gosto pela leitura, não leem com proficiência muitos dos textos com os quais se deparam e não se posicionam criticamente diante dos mesmos. Concomitante a essa discussão, nós, professores da Escola Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral Presidente Geisel, do município de Juazeiro do Norte – CE temos preconizado alternativas metodológicas para guiar o trabalho em sala de aula, visando (re)significar o contexto da ação docente, com vistas a formação leitora do aluno. Diante disso, apresentamos o presente relato, que é fruto de uma experiência vivida nas turmas de ensino médio da referida escola e sustentou-se na proposta de sequência básica (SB) criada por Cosson (2014). A sequência básica aconteceu durante o primeiro semestre do ano letivo de 2017 e teve como obra norteadora a versão infanto-juvenil do romance inglês Jane Eyre, de Charlotte Brontë. A escolha da obra, que pertence ao gênero Bildungsroman justificou-se pelo potencial do texto para discussão acerca da mulher emancipada, a frente do seu tempo. Além do viés feminista, a obra condiciona uma reflexão acerca da raça humana, podendo ser inserida na perspectiva da crítica póscolonialista, uma vez que percebemos, através das personagens Bertha Mason, – a jamaicana - e Jane Eyre, a narradora inglesa, indícios de superioridade da raça branca sobre qualquer outra raça. Tais discussões proporcionaram, a todos os envolvidos, um “descortinamento” da visão colonizada que ainda apresentamos, além de contribuir para o letramento literário." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "JANE EYRE, SEQUÊNCIA BÁSICA, LETRAMENTO LITERÁRIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID10172_16102017210512.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MONICA LEITE DA NOBREGA" "autor_nome_curto" => "MONICA NOBREGA" "autor_email" => "moniknobrega@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37265 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4368 "inscrito_id" => 10172 "titulo" => """ JANE EYRE EM SALA DE AULA: \r\n UMA EXPERIÊNCIA DESCOLONIZADORA """ "resumo" => "Resumo: Discute-se bastante, no atual contexto educacional, o fato de que muitos alunos ainda não consolidaram o gosto pela leitura, não leem com proficiência muitos dos textos com os quais se deparam e não se posicionam criticamente diante dos mesmos. Concomitante a essa discussão, nós, professores da Escola Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral Presidente Geisel, do município de Juazeiro do Norte – CE temos preconizado alternativas metodológicas para guiar o trabalho em sala de aula, visando (re)significar o contexto da ação docente, com vistas a formação leitora do aluno. Diante disso, apresentamos o presente relato, que é fruto de uma experiência vivida nas turmas de ensino médio da referida escola e sustentou-se na proposta de sequência básica (SB) criada por Cosson (2014). A sequência básica aconteceu durante o primeiro semestre do ano letivo de 2017 e teve como obra norteadora a versão infanto-juvenil do romance inglês Jane Eyre, de Charlotte Brontë. A escolha da obra, que pertence ao gênero Bildungsroman justificou-se pelo potencial do texto para discussão acerca da mulher emancipada, a frente do seu tempo. Além do viés feminista, a obra condiciona uma reflexão acerca da raça humana, podendo ser inserida na perspectiva da crítica póscolonialista, uma vez que percebemos, através das personagens Bertha Mason, – a jamaicana - e Jane Eyre, a narradora inglesa, indícios de superioridade da raça branca sobre qualquer outra raça. Tais discussões proporcionaram, a todos os envolvidos, um “descortinamento” da visão colonizada que ainda apresentamos, além de contribuir para o letramento literário." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "JANE EYRE, SEQUÊNCIA BÁSICA, LETRAMENTO LITERÁRIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID10172_16102017210512.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MONICA LEITE DA NOBREGA" "autor_nome_curto" => "MONICA NOBREGA" "autor_email" => "moniknobrega@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }