AS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL: DESCONTINUIDADE E SUBMISSÃO AO NEOLIBERALISMO.
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Os Parâmetros Curriculares Nacionais foram organizados em total sintonia com o conjunto de reformas sociais, políticas, econômicas e educacionais implementadas no Brasil na década de 1990. Devemos situar que os documentos produzidos na esfera educacional que respaldaram os PCNs estão inseridos no contexto das reformas do Estado Brasileiro e suas relações de subordinação ao processo de reestruturação da nova ordem mundial, caracterizada pela multipolaridade econômica. A centralidade das políticas públicas no contexto do neoliberalismo promovem sistematicamente estratégias marcadas pela exclusão do diálogo. A realidade brasileira e os indicadores educacionais confirmam que este modelo de gestão educacional não está contribuindo para melhorar a Educação Básica em todos os níveis e modalidades, sobretudo no que diz respeito ao processo ensino-aprendizagem, tema que merece ampla discussão e análise dos educadores sobre sua eficácia e validade diante de uma realidade marcada pelas diversidades regionais e profundas desigualdades sociais no campo e nas cidades. A abordagem questiona a ação do Estado e valoriza a ação docente na construção de uma escola que atenda aos reais interesses dos educandos nos sistemas de Ensino Público." 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