Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PROFESSOR UNIVERSITÁRIO NO INÍCIO DA CARREIRA: A APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR

Palavra-chaves: DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA, PROFESSOR INICIANTE, LICENCIATURA Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37897
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3884
    "inscrito_id" => 928
    "titulo" => "O PROFESSOR UNIVERSITÁRIO NO INÍCIO DA CARREIRA: A APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR"
    "resumo" => "O ingresso na docência universitária é permeado por importantes desafios, sobretudo no campo da formação de professores, dada a especificidade dessa práxis. Não raro, ao ingressar no Ensino Superior os docentes encontram-se despreparados didático-pedagogicamente, o que demanda formação para esse profissional no início de sua carreira. Contudo, os anos iniciais também podem ser bastante fecundos no tocante à aprendizagem da docência nesse nível de ensino. Nesse sentido,  este trabalho teve como objetivo destacar a experiência profissional de professores iniciantes no Ensino Superior, em cursos de licenciatura, sobre suas aprendizagens e desafios no exercício da docência universitária. Caracteriza-se como um relato de experiência formativa dos dois primeiros autores, de cunho narrativo e reflexivo. Ao longo dos últimos quatro anos, exercendo a docência no Ensino Superior, múltiplas e diversas foram as aprendizagens e atividades vivenciadas no espaço da universidade, e para além deste, sobretudo de cunho científico-pedagógico, cultural, político e social. Apresenta as parendizagens e desafios relacionados às experiências desenvolvidas no âmbito da Capacitação Profissional; Desempenho Acadêmico e Produção Científica, Tecnológica, Técnica e Artístico-Cultural no exercício da docência no Ensino Superior. Buscou tecer algumas reflexões no intuito de trazer à tona as contribuições das mesmas para o desenvolvimento e crescimento profissional dos referidos autores, bem como para sua atuação no exercício da docência universitária. Os desafios e aprendizagens da docência universitária, nos nossos primeiros anos de atuação no ensino superior revelaram aos professores iniciantes o desejo de troca, de diálogo, de repensar a produção de conhecimento, do rigor metodológico, da renúncia aos paradigmas que insistem em supervalorizar a pesquisa em detrimento do ensino, que reafirmam a máxima, já extremamente questionada, de que “quem sabe, sabe ensinar”. É preciso, pois, uma compreensão mais larga e profunda da realidade. Faz- se necessário que nesse exercício, com e junto aos futuros professores, a criatividade, a sensibilidade e, sobretudo, a compreensão da realidade e totalidade social iluminem o caminho, na direção de uma relação outra com o conhecimento, de forma a nos constituirmos mais autônomos e críticos, assumindo as práticas de ensino e de pesquisa como importantes mediadoras e interlocutoras nesse processo “de mais criação e menos reprodução”."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA, PROFESSOR INICIANTE, LICENCIATURA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID928_16102017103146.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA MÁRCIA MELO DE CASTRO MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "MÁRCIA MELO"
    "autor_email" => "marcia.melo@uece.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37897
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3884
    "inscrito_id" => 928
    "titulo" => "O PROFESSOR UNIVERSITÁRIO NO INÍCIO DA CARREIRA: A APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR"
    "resumo" => "O ingresso na docência universitária é permeado por importantes desafios, sobretudo no campo da formação de professores, dada a especificidade dessa práxis. Não raro, ao ingressar no Ensino Superior os docentes encontram-se despreparados didático-pedagogicamente, o que demanda formação para esse profissional no início de sua carreira. Contudo, os anos iniciais também podem ser bastante fecundos no tocante à aprendizagem da docência nesse nível de ensino. Nesse sentido,  este trabalho teve como objetivo destacar a experiência profissional de professores iniciantes no Ensino Superior, em cursos de licenciatura, sobre suas aprendizagens e desafios no exercício da docência universitária. Caracteriza-se como um relato de experiência formativa dos dois primeiros autores, de cunho narrativo e reflexivo. Ao longo dos últimos quatro anos, exercendo a docência no Ensino Superior, múltiplas e diversas foram as aprendizagens e atividades vivenciadas no espaço da universidade, e para além deste, sobretudo de cunho científico-pedagógico, cultural, político e social. Apresenta as parendizagens e desafios relacionados às experiências desenvolvidas no âmbito da Capacitação Profissional; Desempenho Acadêmico e Produção Científica, Tecnológica, Técnica e Artístico-Cultural no exercício da docência no Ensino Superior. Buscou tecer algumas reflexões no intuito de trazer à tona as contribuições das mesmas para o desenvolvimento e crescimento profissional dos referidos autores, bem como para sua atuação no exercício da docência universitária. Os desafios e aprendizagens da docência universitária, nos nossos primeiros anos de atuação no ensino superior revelaram aos professores iniciantes o desejo de troca, de diálogo, de repensar a produção de conhecimento, do rigor metodológico, da renúncia aos paradigmas que insistem em supervalorizar a pesquisa em detrimento do ensino, que reafirmam a máxima, já extremamente questionada, de que “quem sabe, sabe ensinar”. É preciso, pois, uma compreensão mais larga e profunda da realidade. Faz- se necessário que nesse exercício, com e junto aos futuros professores, a criatividade, a sensibilidade e, sobretudo, a compreensão da realidade e totalidade social iluminem o caminho, na direção de uma relação outra com o conhecimento, de forma a nos constituirmos mais autônomos e críticos, assumindo as práticas de ensino e de pesquisa como importantes mediadoras e interlocutoras nesse processo “de mais criação e menos reprodução”."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA, PROFESSOR INICIANTE, LICENCIATURA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID928_16102017103146.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA MÁRCIA MELO DE CASTRO MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "MÁRCIA MELO"
    "autor_email" => "marcia.melo@uece.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O ingresso na docência universitária é permeado por importantes desafios, sobretudo no campo da formação de professores, dada a especificidade dessa práxis. Não raro, ao ingressar no Ensino Superior os docentes encontram-se despreparados didático-pedagogicamente, o que demanda formação para esse profissional no início de sua carreira. Contudo, os anos iniciais também podem ser bastante fecundos no tocante à aprendizagem da docência nesse nível de ensino. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo destacar a experiência profissional de professores iniciantes no Ensino Superior, em cursos de licenciatura, sobre suas aprendizagens e desafios no exercício da docência universitária. Caracteriza-se como um relato de experiência formativa dos dois primeiros autores, de cunho narrativo e reflexivo. Ao longo dos últimos quatro anos, exercendo a docência no Ensino Superior, múltiplas e diversas foram as aprendizagens e atividades vivenciadas no espaço da universidade, e para além deste, sobretudo de cunho científico-pedagógico, cultural, político e social. Apresenta as parendizagens e desafios relacionados às experiências desenvolvidas no âmbito da Capacitação Profissional; Desempenho Acadêmico e Produção Científica, Tecnológica, Técnica e Artístico-Cultural no exercício da docência no Ensino Superior. Buscou tecer algumas reflexões no intuito de trazer à tona as contribuições das mesmas para o desenvolvimento e crescimento profissional dos referidos autores, bem como para sua atuação no exercício da docência universitária. Os desafios e aprendizagens da docência universitária, nos nossos primeiros anos de atuação no ensino superior revelaram aos professores iniciantes o desejo de troca, de diálogo, de repensar a produção de conhecimento, do rigor metodológico, da renúncia aos paradigmas que insistem em supervalorizar a pesquisa em detrimento do ensino, que reafirmam a máxima, já extremamente questionada, de que “quem sabe, sabe ensinar”. É preciso, pois, uma compreensão mais larga e profunda da realidade. Faz- se necessário que nesse exercício, com e junto aos futuros professores, a criatividade, a sensibilidade e, sobretudo, a compreensão da realidade e totalidade social iluminem o caminho, na direção de uma relação outra com o conhecimento, de forma a nos constituirmos mais autônomos e críticos, assumindo as práticas de ensino e de pesquisa como importantes mediadoras e interlocutoras nesse processo “de mais criação e menos reprodução”.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.