O PROFESSOR UNIVERSITÁRIO NO INÍCIO DA CARREIRA: A APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37897 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3884 "inscrito_id" => 928 "titulo" => "O PROFESSOR UNIVERSITÁRIO NO INÍCIO DA CARREIRA: A APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR" "resumo" => "O ingresso na docência universitária é permeado por importantes desafios, sobretudo no campo da formação de professores, dada a especificidade dessa práxis. Não raro, ao ingressar no Ensino Superior os docentes encontram-se despreparados didático-pedagogicamente, o que demanda formação para esse profissional no início de sua carreira. Contudo, os anos iniciais também podem ser bastante fecundos no tocante à aprendizagem da docência nesse nível de ensino. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo destacar a experiência profissional de professores iniciantes no Ensino Superior, em cursos de licenciatura, sobre suas aprendizagens e desafios no exercício da docência universitária. Caracteriza-se como um relato de experiência formativa dos dois primeiros autores, de cunho narrativo e reflexivo. Ao longo dos últimos quatro anos, exercendo a docência no Ensino Superior, múltiplas e diversas foram as aprendizagens e atividades vivenciadas no espaço da universidade, e para além deste, sobretudo de cunho científico-pedagógico, cultural, político e social. Apresenta as parendizagens e desafios relacionados às experiências desenvolvidas no âmbito da Capacitação Profissional; Desempenho Acadêmico e Produção Científica, Tecnológica, Técnica e Artístico-Cultural no exercício da docência no Ensino Superior. Buscou tecer algumas reflexões no intuito de trazer à tona as contribuições das mesmas para o desenvolvimento e crescimento profissional dos referidos autores, bem como para sua atuação no exercício da docência universitária. Os desafios e aprendizagens da docência universitária, nos nossos primeiros anos de atuação no ensino superior revelaram aos professores iniciantes o desejo de troca, de diálogo, de repensar a produção de conhecimento, do rigor metodológico, da renúncia aos paradigmas que insistem em supervalorizar a pesquisa em detrimento do ensino, que reafirmam a máxima, já extremamente questionada, de que “quem sabe, sabe ensinar”. É preciso, pois, uma compreensão mais larga e profunda da realidade. Faz- se necessário que nesse exercício, com e junto aos futuros professores, a criatividade, a sensibilidade e, sobretudo, a compreensão da realidade e totalidade social iluminem o caminho, na direção de uma relação outra com o conhecimento, de forma a nos constituirmos mais autônomos e críticos, assumindo as práticas de ensino e de pesquisa como importantes mediadoras e interlocutoras nesse processo “de mais criação e menos reprodução”." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA, PROFESSOR INICIANTE, LICENCIATURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID928_16102017103146.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA MÁRCIA MELO DE CASTRO MARTINS" "autor_nome_curto" => "MÁRCIA MELO" "autor_email" => "marcia.melo@uece.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37897 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3884 "inscrito_id" => 928 "titulo" => "O PROFESSOR UNIVERSITÁRIO NO INÍCIO DA CARREIRA: A APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR" "resumo" => "O ingresso na docência universitária é permeado por importantes desafios, sobretudo no campo da formação de professores, dada a especificidade dessa práxis. Não raro, ao ingressar no Ensino Superior os docentes encontram-se despreparados didático-pedagogicamente, o que demanda formação para esse profissional no início de sua carreira. Contudo, os anos iniciais também podem ser bastante fecundos no tocante à aprendizagem da docência nesse nível de ensino. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo destacar a experiência profissional de professores iniciantes no Ensino Superior, em cursos de licenciatura, sobre suas aprendizagens e desafios no exercício da docência universitária. Caracteriza-se como um relato de experiência formativa dos dois primeiros autores, de cunho narrativo e reflexivo. Ao longo dos últimos quatro anos, exercendo a docência no Ensino Superior, múltiplas e diversas foram as aprendizagens e atividades vivenciadas no espaço da universidade, e para além deste, sobretudo de cunho científico-pedagógico, cultural, político e social. Apresenta as parendizagens e desafios relacionados às experiências desenvolvidas no âmbito da Capacitação Profissional; Desempenho Acadêmico e Produção Científica, Tecnológica, Técnica e Artístico-Cultural no exercício da docência no Ensino Superior. Buscou tecer algumas reflexões no intuito de trazer à tona as contribuições das mesmas para o desenvolvimento e crescimento profissional dos referidos autores, bem como para sua atuação no exercício da docência universitária. Os desafios e aprendizagens da docência universitária, nos nossos primeiros anos de atuação no ensino superior revelaram aos professores iniciantes o desejo de troca, de diálogo, de repensar a produção de conhecimento, do rigor metodológico, da renúncia aos paradigmas que insistem em supervalorizar a pesquisa em detrimento do ensino, que reafirmam a máxima, já extremamente questionada, de que “quem sabe, sabe ensinar”. É preciso, pois, uma compreensão mais larga e profunda da realidade. Faz- se necessário que nesse exercício, com e junto aos futuros professores, a criatividade, a sensibilidade e, sobretudo, a compreensão da realidade e totalidade social iluminem o caminho, na direção de uma relação outra com o conhecimento, de forma a nos constituirmos mais autônomos e críticos, assumindo as práticas de ensino e de pesquisa como importantes mediadoras e interlocutoras nesse processo “de mais criação e menos reprodução”." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA, PROFESSOR INICIANTE, LICENCIATURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID928_16102017103146.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA MÁRCIA MELO DE CASTRO MARTINS" "autor_nome_curto" => "MÁRCIA MELO" "autor_email" => "marcia.melo@uece.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }